“Patas Seguras”: Programa de castração gratuita do Codanorte contempla o município de Itacarambi

Itacarambi recebe esta semana o Castramóvel, que visa fazer a castração gratuita de cães e gatos do município, sejam eles de rua, ou domésticos. A iniciativa faz parte do Programa “Patas seguras”, fruto da parceria entre o Codanorte, Ministério Público e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além do procedimento cirúrgico, o projeto inclui, ainda, a conscientização da comunidade e a educação ambiental constante. O serviço itinerante tem a estimativa de castrar cerca de 300 animais na cidade. “A castração é questão de saúde pública e representa um avanço muito grande pra região. Esse projeto de forma consorciada tem sido pioneiro, já que percorre várias cidades e tem uma cobertura ampla das ações”, comentou o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe. Segundo um levantamento do Ministério Público, o Norte de Minas possui, pelo menos, 136 mil animais. Destes, 10% vivem nas ruas. Daí a importância do serviço de Castramóvel, para também garantir o controle populacional desses animais. “O controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais de rua, desempenha um papel fundamental na saúde coletiva, prevenindo a transmissão de doenças entre animais e humanos, reduzindo o risco de acidentes e promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos. Essa medida é uma forma de conscientização e de educação ambiental. Ao controlar a população dessas espécies, contribuímos significativamente para combater o abuso e o abandono nas ruas, além de possibilitar o controle epidemiológico”, disse a coordenadora de Castração do Codanorte, Karine Mendes. O médico veterinário, Arnaldo Ventuatto, é o responsável técnico pela castração nos municípios. Ele explica como acontece o procedimento. “A castração tem como objetivo a esterilização cirúrgica, um procedimento definitivo que imediatamente impede a capacidade reprodutiva do animal. Nos machos, é realizada a remoção cirúrgica dos testículos, tanto em cães quanto em gatos, em um procedimento conhecido como orquiectomia. Nas fêmeas, é feita a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero”. O programa está sendo executado entre os municípios consorciados após o Codanorte buscar recursos junto ao Ministério Público e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad).

Assessora jurídica do Codanorte participa de evento sobre inovação nas Compras Públicas, em Porto Alegre

A assessora jurídica do Codanorte, Dra. Nádia Patrícia, participou do 8º Grandes Nomes em Compras Públicas, evento voltado a profissionais que têm a transformação e a governança como princípios norteadores de suas ações no dia a dia. Realizado em Porto Alegre, o encontro teve duração de dois dias e reuniu as maiores autoridades do país no universo das compras públicas. Foi um espaço de troca de experiências e inovação, pensado para agentes de contratação e pregoeiros, gestores e secretários municipais, assessores jurídicos, servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, além de analistas e consultores de licitação. O evento, promovido pelo Portal de Compras Públicas, contou com a presença de nomes como o CEO da plataforma, Leonardo Ladeira, e a palestrante Christianne Stroppa, referência na área. “Esses momentos são importantes para adquirirmos conhecimento e continuarmos atendendo com qualidade e legalidade as demandas dos municípios da nossa região. No Codanorte, contamos com um setor específico de Licitações e Compras Compartilhadas e estamos sempre em busca de capacitações que possam aprimorar os processos que coordenamos”, destacou a assessora jurídica, Nádia Patrícia.

Codanorte ministra palestra sobre agroextrativismo sustentável durante Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas

A coordenadora de projetos do Codanorte, Soraya Nunes, ministrou palestra no Segundo Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas, na Comunidade de Ana da Rocha. Com o tema “Plantando conhecimento, colhendo oportunidades”, a programação contou com palestras sobre melhoramento genético do rebanho, direitos previdenciários, extrativismo dos frutos do Cerrado, programas de comercialização, desafios e perspectivas do setor rural e ações de fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, participaram do evento cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, agricultores familiares, pesquisadores e profissionais da área da agricultura e agroextrativismo. À convite do prefeito Miqueias Figueiredo, a coordenadora de projetos falou sobre o Circuito Agroecológico CODANORTE, que discorre sobre as maneiras de potencializar os meios de comercialização da Agricultura Familiar. “A sustentabilidade ambiental é uma das premissas fundamentais do consórcio. Participar deste importante Seminário do Produtor Rural no município de Bonito de Minas representa uma oportunidade valiosa de aplicar adequadamente os recursos do convênio firmado entre o CODANORTE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Bonito de Minas possui características socioeconômicas adequadas, presença significativa de comunidades tradicionais, população predominantemente rural e forte vocação agrícola, aliadas ao cuidado com o cerrado e toda a biodiversidade local. O CODANORTE, em parceria com a gestão municipal, está comprometido e preparado para fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento local e regional sustentável”, ressaltou a coordenadora Soraya Nunes.

Equipe do Codanorte visita 11 cidades para implantação e melhoramento de projetos voltados pra a gestão de resíduos e encerramento de lixões

A equipe técnica do Departamento de Saneamento do Codanorte está visitando os empreendimentos dos municípios consorciados e fazendo avaliação para implantação e melhoramento de projetos e programas. Ao todo, já foram visitadas 11 cidades. Em São Romão, a visita técnica teve o objetivo de agilizar o encerramento do lixão, e fazer a destinação dos resíduos para a UTC de Icaraí de Minas Em Varzelândia, a equipe de engenharia fez alinhamento sobre melhorias na Unidade de Triagem e Compostagem Também em Varzelândia, o SAAE de Pirapora visitou a UTC para conhecer o projeto e os resultados do empreendimento, para futuramente criar em Pirapora uma UTC, para atender o município. Já em Pirapora, Manga e Pedras de Maria da Cruz, as visitas aconteceram no aterro sanitário para levantamentos de dados, e estudo de melhorias para a estrutura e para a logística de funcionamento   Também foi feita a Semana de treinamento e alinhamento junto aos catadores da Usina Semimecanizada do arranjo de Icaraí de Minas, proporcionando melhor aproveitando dos resíduos que chegam a usina, e alinhamento junto aos secretários municipais sobre o funcionamento da Usina, instalação de aterro sanitário e a implantação da coleta seletiva.   Enquanto isso, ainda teve o Levantamento de dados para adequação do projeto da UTR de capitão Enéas, e orientação sobre a execução do projeto de construção e funcionamento da usina junto ao município e a Associação de catadores   E em Bonito de Minas, e São João do Pacuí, foram discutidos assuntos como o encerramento do lixão, implantação de uma UTC na cidade e a criação de uma associação de catadores, melhorando ainda mais a situação dos resíduos nos municípios Para finalizar, houve, ainda, Visita técnica em Jequitaí para dar apoio nas questões ambientais do município, como fundo ambiental, confecção do Plano de Saneamento Básico, controle da quantidade de resíduos sólidos que a cidade destina para o aterro de Pirapora, confecção de projeto de uma UTC e criação da associação de catadores no município. E em Buritizeiro, a Visita técnica teve o objetivo de fazer levantamento topográfico da área onde será instalada a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC).  

São Romão é oficialmente o mais novo município consorciado ao Codanorte

São Romão é o mais novo município consorciado ao Codanorte. A parceria foi firmada durante reunião na sede do consórcio. Na oportunidade, o prefeito Alan Soares e a equipe conheceram os serviços oferecidos nas diversas áreas da administração pública. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, esclareceu sobre os resultados projetos e programas exitosos promovidos na região central, Norte e Vale do Jequitinhonha. Atualmente, o Codanorte oferece vários serviços aos municípios como assessoria e capacitação nas áreas da saúde, educação, assistência social, compras compartilhadas, licitações, Desenvolvimento regional e assistência aos agricultores familiares, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), castração e saúde animal, saneamento básico, com o encerramento de lixões, programas de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, entre outros. Hoje, o Consórcio também administra o Acolhimento Institucional Lar São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz, e Lar Jardim dos Sonhos, em Buenópolis, que atende a demanda social de vários municípios consorciados, onde abriga crianças em situação de vulnerabilidade social. “Vamos resolver um problema antigo em São Romão, que é a questão do lixão. Estamos firmando essa parceria hoje para que possamos de vez essa preocupação no nosso município”, comemorou o prefeito de São Romão, Alan Soares. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, também falou sobre a nova parceria. “Nossa equipe oferece meios e técnicas para a solução de uma série de desafios enfrentados pelas cidades. E no caso de São Romão, tem essa questão ambiental que precisa ser resolvida o mais breve possível. E para isso, vamos trabalhar de forma incansável para ajudá-los em promover o desenvolvimento ambiental e entregar uma cidade mais limpa para a população”.

Saúde animal no Norte de Minas: Seminário gratuito em Montes Claros vai apresentar estratégias para o controle populacional de cães e gatos

Estão abertas as inscrições para o 1º SEMINÁRIO REGIONAL DE MANEJO ÉTICO E SUSTENTÁVEL DE CÃES E GATOS DO NORTE DE MINAS, que será realizado na próxima quarta-feira (30 de julho), no Auditório da AMAMS. O evento gratuito é uma realização do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD). O objetivo é discutir estratégias eficazes de controle populacional de cães e gatos na região, promovendo o bem-estar animal e políticas públicas sustentáveis. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online no link: https://forms.gle/Jwqwps31Zmvf3Ytu8 Sua participação e colaboração são essenciais para o sucesso deste projeto! A programação conta com palestras sobre estratégias de esterilização, microchipagem, saúde básica animal, guarda responsável, educação humanitária e fiscalização de maus-tratos, além de discussões sobre o papel dos consórcios públicos na gestão compartilhada da fauna doméstica. Entre os palestrantes estão: Patrícia Carvalho da Silva – Superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica; e Júlia Amorim Faria – Diretora de Fauna Doméstica. “A iniciativa visa promover a cooperação entre municípios consorciados, qualificar a atuação regional e ampliar o alcance das ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal”, enfatizou a coordenadora de castração e saúde animal do Codanorte, Karine Mendes. *VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:* 8h – CREDENCIAMENTO 9h10 – O papel dos consórcios públicos na gestão compartilhada da fauna doméstica – Enilson Francisco – secretário executivo do CODANORTE 09h50: TEMA: Manejo populacional de cães e gatos no Brasil: histórico, legislação e competências institucionais 10h20: TEMA: A atuação do Estado de Minas Gerais no apoio à execução de políticas de controle populacional 11h: TEMA: A importância do Registro e identificação: Programa Estadual “Conheça Seu Amigo” 11h40: PERGUNTAS 12h10: INTERVALO ALMOÇO 13h40: TEMA: Por que castrar? Fundamentos Técnicos e Estratégicos do Programa Estadual de Esterilização 14h20: TEMA: Saúde básica animal: imunização, vermifugação e cuidados essenciais nos territórios vulneráveis 15h: TEMA: Educação humanitária como estratégia de base para a guarda responsável e o bem-estar animal 15h40: TEMA: Fiscalização e maus-tratos de cães e gatos *PROGRAMA CONHEÇA SEU AMIGO* Um dos principais pontos apresentados no evento será o Programa Conheça Seu Amigo, voltado exclusivamente a consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo de fortalecer a regionalização das ações de microchipagem e manejo populacional ético de cães e gatos no estado de Minas Gerais. O Codanorte concorre ao edital de seleção, já foi aprovado em todos os quesitos, e agora espera a divulgação do resultado oficial no dia 29 de julho. Ou seja, um dia antes do evento. “O controle populacional de cães e gatos nas cidades vai além de uma pauta ambiental, mas também é uma questão de saúde pública. Uma vez contemplados nessa última fase do edital, daremos continuidade ao trabalho desenvolvido em escala regional, quando realizamos, no ano passado, a castração gratuita de mais de 2 mil animais, em 11 cidades da região, sendo castração gratuita nos municípios consorciados, sendo 1.716 cães e 481 gatos”, comentou o presidente do Codanorte, Miguel Felipe.

Codanorte participa como apoiador do 1° Fórum de Economia Criativa, em Grão Mogol

Grão Mogol sediou nesta quarta (16) e quinta (17) o 1° Fórum de Economia Criativa. O Codanorte foi apoiador do evento, que contempla as cidades com até 20 mil habitantes. Segundo a organização, o objetivo foi discutir o poder da cultura, da arte e dos negócios criativos para transformar cidades menores a partir da criatividade. A programação contou com debates, minicursos, palestras, conexões e ideias práticas para fortalecer políticas públicas e iniciativas empreendedoras no interior do estado. O Codanorte foi representado pelo coordenador Eduardo Rabelo, e a arquiteta Maria Helena. “Foi uma discussão muito rica. Para que as pessoas aprendem a ter criatividade, montar seu negócio de forma estratégica, seja o artesão, ou o músico, por exemplo. Foram mais de 50 cidades participantes, em busca de um mesmo desejo: potencializar o turismo regional, que é tão forte, mas que precisa ainda mais de incentivos tanto financeiros, como de pessoal”, disse o coordenador Eduardo Rabelo.

Equipe do Codanorte participa da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Semad, em Belo Horizonte

A equipe do Codanorte, representada pelos colaboradores Karine Mendes e Mauro Júnior, participou da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), em Belo Horizonte. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de junho e abordou temas como as estratégias de Minas Gerais e do Brasil para a agenda climática, incluindo iniciativas de descarbonização do Estado e de grandes empresas; o futuro da gestão da água e da sustentabilidade urbana; além das políticas públicas voltadas à fauna doméstica. Durante o painel sobre esse último tema, foi realizada a solenidade de lançamento do edital do Programa *Conheça Seu Amigo*, voltado exclusivamente a consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo de fortalecer a regionalização das ações de microchipagem e do manejo populacional ético de cães e gatos no estado de Minas Gerais. “Esse programa será essencial para o controle populacional de cães e gatos nas cidades da nossa região. Com ele, daremos continuidade ao trabalho que já iniciamos com a castração gratuita nos municípios consorciados. Esse projeto também vai ajudar na identificação permanente dos animais por meio da microchipagem”, explicou uma das responsáveis pela área de saúde animal do Codanorte, Karine Mendes. *Programa Patas Seguras* O Codanorte tem sido pioneiro na região com um programa específico para o controle populacional de cães e gatos: o *Patas Seguras*, que, em 2024, foi realizado em 11 cidades da região. Com o Castramóvel itinerante, foram castrados mais de 2 mil animais, sendo 1.716 cães e 481 gatos. “Nós seguimos cumprindo nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional em diversas áreas. E a saúde animal é uma dessas áreas que merece atenção do poder público, pois animais saudáveis refletem também na saúde da população como um todo. Já tivemos grandes resultados com o Castramóvel no ano passado e, agora, com esse novo programa do Governo Estadual, voltado à microchipagem, os municípios serão ainda mais beneficiados”, afirmou o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe.

Presidente e coordenador do Codanorte participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representantes do Codanorte participaram da maior mobilização municipalista do mundo em número de autoridades: XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reuniu mais de 14 mil municipalistas que se reuniram na capital federal. Pelo Codanorte, participaram o presidente Miguel Felipe, e o coordenador, Eduardo Rabelo. Segundo a CNM, o documento com as demandas e as contribuições debatidas no evento foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, José Hilário Marques, que deve repassar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, a XXVI Marcha teve importantes compromissos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em relação a pautas estruturantes dos Municípios, com destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, PEC da Sustentabilidade Fiscal, elaborada pela CNM e que traz impacto de quase R$ 700 bilhões aos Municípios. Além da Marcha, o presidente e o coordenador também cumpriram outras agendas voltadas para as articulações de melhorias dos municípios da região. “Durante a Marcha dos Prefeitos 2025, estivemos em Brasília representando com orgulho o Norte de Minas. Junto ao senador Rodrigo Pacheco, apresentamos importantes demandas do Codanorte, em busca de recursos e investimentos para fortalecer nossa região. Participamos também da Bancada Mineira, onde ouvimos o presidente da AMM, Falcão, reforçando a união dos municípios mineiros. No encontro com o deputado Marcelo Freitas, discutimos ideias e projetos voltados ao desenvolvimento do Norte de Minas. Foi uma oportunidade valiosa de reencontrar diversos prefeitos e amigos, e juntos, unimos forças em defesa das necessidades dos nossos municípios”, comentou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

Com estande montado no 40° Congresso Mineiro dos Municípios, em Belo Horizonte, Codanorte apresenta os serviços prestados na região

Captação de conhecimento, troca de experiências e articulação institucional. Foi assim a participação do Codanorte com estande no Congresso Mineiro dos Municípios, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). A 40ª edição do evento aconteceu nesta terça (06) e quarta (07), no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”, a programação discutiu sobre os desafios, e as infinitas possibilidades e soluções para o desenvolvimento dos municípios nas diferentes áreas da administração pública. Durante os dois dias de evento, a equipe técnica do Codanorte apresentou aos visitantes todos os serviços prestados pelo consórcio nas diversas áreas como assistência social, licitações e compras compartilhadas, jurídico, meio ambiente, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, Serviço de Inspeção Municipal (SIM – Codanorte), educação, saúde, turismo, Licenciamento, Controle e fiscalização ambiental, além de gestão de acolhimentos institucionais e programas de assistência aos produtores rurais. Atualmente, o Codanorte está presente em 64 municípios da região Norte, Central, e Vale do Jequitinhonha, e se destaca como consórcio referência em diversas soluções para a administração municipal. “Por aqui, promovemos o relacionamento com os prefeitos e gestores públicos, a divulgação da terceira edição do CINTECS, além da interação entre órgãos e pessoas que tem um objetivo em comum: promover o desenvolvimento das cidades! Agradeço a todos que passaram por aqui e nos prestigiaram. Também agradeço a equipe do Codanorte que não mediu esforços para que nossa participação fosse um sucesso. Esperamos todos em Montes Claros, na terceira edição do CINTECS, que em breve terá data divulgada”, disse o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe. Entre as autoridades que passaram pelo estande, está o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que também destacou o papel importante do Codanorte para a região Norte de Minas Gerais. “Aqui no estande do nosso consórcio, o Codanorte. Um consórcio que cuida da área ambiental, que trata das cidades inteligentes. Ou seja, um consórcio que pensa no futuro dos nossos municípios. Parabéns ao Codanorte por representar tão bem o Norte de Minas por todo o Brasil. Por toda Minas Gerais”, comentou o prefeito. A equipe que representou o Codanorte é composta pelo presidente Miguel Felipe, além dos colaboradores: Eduardo Rabelo, Rozenilda Oliveira, Amanda Gomes e Doralice Neves. *Sobre o Congresso Mineiro dos Municípios* O Congresso Mineiro dos Municípios está na 40ª edição, e é promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes públicos, imprensa e sociedade civil em dois dias de imersão e discussão sobre melhorias e soluções para os municípios e gestores municipais.