Inscrições gratuitas: Captação de recursos, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira, e a educação ambiental e climática serão tema de Encontro da Educação em Montes Claros

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Educação: Gestão e Financiamento da Educação no Norte de Minas – Soluções para 2025 a 2028. O evento será promovido pelo Codanorte, no dia 10 de abril, entre as 8h e 17h, e tem como objetivo discutir estratégias para a captação e gestão de recursos educacionais, além de abordar desafios emergentes que impactam a educação pública nos municípios da região. As palestras serão ministradas por especialistas, que trarão análises e soluções práticas para a gestão educacional no Norte de Minas. “Com um olhar voltado para os próximos quatro anos, o encontro busca oferecer subsídios para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis. Entre os temas debatidos, estão mecanismos de financiamento, obrigatoriedades legais para a aplicação dos recursos, questões raciais e climáticas no planejamento educacional, entre outros desafios”, comentou o prefeito de Joaquim Felício é presidente do Codanorte, Miguel Felipe. A expectativa é de receber cerca de 200 pessoas entre prefeitos, secretários, gestoras municipais, técnicos e professores. “A gente vai falar sobre gestão financeira dentro da educação para esse mandato de 2025 a 2028. Saiu novas resoluções dentro da legislação da educação sobre as obrigatoriedades, principalmente para a captação de recurso. Estamos trazendo pessoas com expertise para falar sobre os recursos financeiros e suas complementações. É muito importante que os gestores fiquem por dentro, pois quanto mais eles souberem sobre essas obrigatoriedades, maior vai ser o conhecimento deles a respeito da captação de recursos para o município. Então, vendo como funciona toda essa questão, eles conseguem entender melhor qual o caminho seguir para captar mais recursos para os seus municípios”, explicou a gerente do departamento de Educação do Codanorte, Rosivânia Nunes. Os tópicos em pauta incluem: 1. Fundeb e suas Complementações: Discutir a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), suas complementações e o impacto nas finanças municipais e na qualidade da educação. 2. ICMS Educacional: Analisar a distribuição do ICMS Educacional e suas implicações para os municípios, buscando formas de ampliar os recursos destinados à educação. 3. Prioridades e obrigações: Delinear uma agenda para a Educação municipal que atenda a legislação nacional e as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios. 4. Implementação da Lei 10.639/2003: que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, promovendo a educação étnico-racial e a valorização da diversidade cultural. 5. Implementação da Lei 14.926/2024, que trata sobre a educação ambiental e climática, visando a conscientização e formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente 6. Sistemas Municipais de Educação: Analisar a importância de constituir sistemas e de fortalecer os órgãos de controle social municipais. *PROGRAMAÇÃO COMPLETA:* *08h10* – CREDENCIAMENTO *08h30* – COFFEE BREAK E RECEPÇÃO 09H – COMPOSIÇÃO DO DISPOSITIVO E ABERTURA *10H20 ÀS 11H* *PALESTRA: NOVAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL* SÉRGIO KOBAYASHI – EX-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CAUCAIA-CE *11H ÀS 12H* *PALESTRA: LÁ VEM A EDUCAÇÃO CLIMÁTICA: UM NÓ OU UM LAÇO?* MIRELLA CAPEL *13H30 ÀS 14H20* *PALESTRA: EDUCAÇÃO 2025/2028 -AJUDANDO OS MUNICÍPIOS A VENCEREM OS DESAFIOS E INCREMENTAR RECEITAS DE FINANCIAMENTO* PROF. MANOEL BARBOSA   *14H30 ÀS 15H50* *PALESTRA: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS* PROF. EDERGÊNIO NEGREIROS *15H50 ÀS 16H30* *PALESTRA:OBRIGATORIEDADE LEGAL NA EDUCAÇÃO: PROGRAMAS E FINANCIAMENTO* SANDRO RESENDE E FRANK BONIEK   *Endereço:* Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – CROMG – AV. Major Alexandre Rodrigues, n 40, Ibituruna- Montes Claros *Inscrições no link:* https://forms.gle/aR2X1vFFpuGqQR797

AÇÕES E PROJETOS PARA O ANO DE 2025 SÃO APRESENTADOS PARA OS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA DOS 65 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS AO CODANORTE

    O Codanorte promoveu na manhã desta quarta-feira (05) uma reunião de alinhamento com os secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura dos 65 municípios consorciados. A proposta foi apresentar aos novos secretários da gestão 2025/2028, os serviços prestados pelo Codanorte na área ambiental e de agricultura, além de colher as principais demandas dos municípios. Durante a apresentação, foram pontuados os trabalhos de controle, fiscalização e licenciamento ambiental, executados pela equipe técnica do Consórcio. Atualmente, 45 municípios da região assumiram a competência originária do Licenciamento Ambiental Municipal via CODANORTE, ou seja, esse número representa cerca de 50% dos municípios da área do Norte de Minas. Além disso, o departamento também realiza capacitações para os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). Durante o evento também foram pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte que resultaram no encerramento de 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios. Entre eles está a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários individuais e regionais, elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGIRS), Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), além do programa Outro Norte, que promove a Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças. Já na área de desenvolvimento regional, o Codanorte está realizando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, o SIM Codanorte. Atualmente, a lei de adesão ao Sim já foi aprovada em quase 30 municípios consorciados. Entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais. Esse selo indica a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios. O Serviço de Inspeção do Codanorte permite que o produto seja vendido em todos os municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, conduziu a reunião junto com a equipe técnica dos departamentos do Codanorte. Ele ressaltou sobre a necessidade de alinhar e acolher as demandas dos municípios. “Hoje está sendo um grande dia, onde discutimos ações para a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios consorciados, do meio ambiente, então, é um momento de troca entre os secretários, conhecer a realidade de cada município consorciado, e a partir disso, fazer um planejamento estratégico para poder ajudar os municípios nas suas necessidades” Amâncio Oliva, novo prefeito de Varzelândia aprovou a iniciativa. “Nós que caminhamos na vida pública, já conhecemos o Codanorte, que é uma referência no nosso país de políticas públicas de resíduos sólidos, de cuidado com o meio ambiente. Para nós que estamos iniciando uma nova gestão, precisamos da expertise, precisamos de capacitação. O que o Codanorte nos traz aqui é justamente entregar conhecimento em uma área tão sensível e tão essencial para que a gente possa cuidar bem da população dos nossos municípios”. Já Welson Souza, está exercendo o cargo de secretário de Meio Ambiente de São João das Missões pela segunda vez e sabe da importância de dar mais atenção à área ambiental. “Essa gestão correta dos resíduos é importante não só para São João das Missões, mas para toda a região. Essa parceria com o Codanorte tende a melhorar cada vez mais o nosso município, para ser mais limpo e mais assertivo”. A ideia é compartilhada por Pedro Coutinho, novo secretário de meio ambiente de Capitão Enéas. “O Codanorte está dando um norte realmente para os novos secretários que estão chegando agora junto à administração pública na questão ambiental. E os gestores que estão chegando agora, que não sabe muito bem por onde começar, a gente consegue ter com o Codanorte esse apoio, esse primeiro passo para desenvolver o que a gente precisa. Então, é muito interessante esse primeiro encontro, e eu espero que tenha mais, porque a gente só tá iniciando”. A procuradora jurídica do Codanorte, Rejane Souto, reafirmou o compromisso do Codanorte de levar aos municípios suporte técnico para as diversas áreas da administração pública. “Essas soluções propostas de forma consorciada aos municípios permitem uma série de vantagens como a economia de recursos, com a diminuição de custos nas demandas, promove união dos prefeitos, além de apontar soluções regionalizadas, que levam em consideração o bem coletivo”, discorreu a procuradora. Miguel Felipe, presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, destaca como essa relação entre o Consórcio e os municípios é necessária para a evolução integral dos municípios. “A região tem evoluído muito graças a essas parcerias. Todos em busca desse objetivo comum que é desenvolvimento sustentável dos municípios, integrando as áreas ambiental, social e econômica. Quando se olha para esses três pilares, os resultados em dúvidas são mais sólidos”, finalizou Enilson Francisco.  

Sala Verde: Codanorte recebe Certificação do Ministério do Meio Ambiente para implantar espaço socioeducativo e sustentável

  O CODANORTE recebeu a certificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para a implantação do projeto Sala Verde CODANORTE. Essa conquista marca um importante passo em nossa missão de promover o desenvolvimento ambiental sustentável na região Norte de Minas Gerais. Com este certificado, o CODANORTE ganha maior credibilidade e visibilidade, facilitando a articulação com parceiros e a realização de atividades locais de educação e cidadania ambiental. O presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, explica que o Sala Verde CODANORTE será um espaço dedicado à informação, formação e ação em prol do meio ambiente, beneficiando os 64 municípios que fazem parte do consórcio. “A aprovação desse projeto político-pedagógico pelo MMA não apenas valida nossa proposta, mas também fortalece significativamente nossa atuação na área de educação ambiental”, destacou o presidente Miguel Felipe. Para o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente é fundamental para impulsionar o engajamento de organizações e a população com a Sala Verde CODANORTE. “Isso vai nos permitir aprimorar nossas capacidades de execução e alcançar resultados ainda mais expressivos em nossas iniciativas ambientais. Esta certificação se alinha perfeitamente com nossa missão de promover práticas sustentáveis, conscientização ambiental e desenvolvimento regional”, ressaltou Enilson Francisco.

Miguel Felipe, prefeito de Joaquim Felício, é eleito o novo presidente do Codanorte

O prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, foi eleito o novo presidente do Codanorte para o Biênio 2025/2026, com chapa única em Assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (07), em Montes Claros. A eleição para os cargos da Diretoria Executiva do Consórcio estava prevista para ser disputada com o prefeito de Januária, Maurício Almeida, mas, o candidato retirou seu nome do pleito na noite desta segunda-feira (06). As duas chapas concorrentes registraram suas candidaturas no dia 27 de dezembro de 2024. A chapa liderada pelo prefeito Miguel Felipe, de Joaquim Felício, é composta, ainda, pelo diretor administrativo e financeiro, o prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandy; e o diretor operacional, Alexsandro Costa. Miguelzinho, como é conhecido falou sobre as expectativas de comandar um consórcio tão representativo como o Codanorte. “Ser eleito aqui no Codanorte é de grande importância, eu que sou do município bem pequeno, de 5 mil habitantes, então significa muita coisa para nós, precisamos aí continuar os trabalhos que vem sendo desenvolvido pelo ex-presidente Eduardo Rabelo, nessas questões ambientais, na destinação correta dos resíduos sólidos e também no tratamento correto da rede de esgoto de todos os municípios. Sempre buscando um diálogo com os municípios, com as gestões estaduais. E federal, né? O Codanorte será a extensão do gabinete dos prefeitos, de todos os municípios consorciados. E também daqueles que não são consorciados, levando a demanda aí para toda a esfera estadual e também a federal. É possível ter desenvolvido com sustentabilidade. Precisamos cuidar do meio ambiente para que nossa geração futura tenha dias melhores”, comentou. Miguel substitui o agora ex-prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, que por dois mandatos consecutivos presidiu o Codanorte, no Biênio 2021/2022 e 2023/2024. “Faço votos de que Miguelzinho dê continuidade a esse trabalho que nós fizemos nos últimos quatro anos, e que ele consiga cada vez mais ajudar o nosso Norte de Minas a se desenvolver nas diversas áreas da gestão pública, seja ela econômica, social, ou ambiental. Sucesso é o que desejo!”, disse Eduardo Rabelo. *Sobre o Codanorte* O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE foi implantado em 2013 com o objetivo de criar alternativas economicamente viáveis e ambientalmente corretas, trazendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população, gerando a valorização do ser humano e do meio ambiente. Atualmente, conta com 65 municípios consorciados das regiões Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha.  

Codanorte abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos em Montes Claros

Estão abertas as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos, que vai acontecer entre sábado (07) e terça-feira (10), em Montes Claros. O Castramóvel será instalado no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. O horário será de 7h às 19h. As vagas são limitadas e a expectativa é que sejam castrados 250 animais durante os quatro dias de ação. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, explica que Montes Claros é a 11ª cidade a receber os serviços de intervenção cirúrgica para evitar a procriação desregrada de animais. E que, posteriormente, será ampliado para que todos os 64 municípios consorciados sejam contemplados. Segundo um levantamento do Ministério Público, o Norte de Minas possui, pelo menos, 136 mil animais. Destes, 10% vivem nas ruas. “O controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais de rua, desempenha um papel fundamental na saúde coletiva, prevenindo a transmissão de doenças entre animais e humanos, reduzindo o risco de acidentes e promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos. Essa medida é viável por meio da conscientização e da educação ambiental. Ao controlar a população dessas espécies, contribuímos significativamente para combater o abuso e o abandono nas ruas, além de possibilitar o controle epidemiológico”, afirmou Eduardo. O médico veterinário, Arnaldo Ventuatto, será o responsável técnico pela castração nos municípios. Ele explica como será o procedimento. “A castração tem como objetivo a esterilização cirúrgica, um procedimento definitivo que imediatamente impede a capacidade reprodutiva do animal. Nos machos, é realizada a remoção cirúrgica dos testículos, tanto em cães quanto em gatos, em um procedimento conhecido como orquiectomia. Nas fêmeas, é feita a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero. Esse projeto será executado através de recurso do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e o CODANORTE firmou um Termo de Compromisso com o Ministério Público, com a participação do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CEMAIS, em 2024. O projeto é financiado com recursos provenientes do Termo de Compromisso firmado pelas prefeituras junto ao Ministério Público e SEMAD. Além disso, é importante ressaltar que o presente projeto está em conformidade com a Resolução 367/2019 do CRMV-MG, uma vez que o CODANORTE é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos diversos municípios que o compõem. O Projeto de Esterilização Cirúrgica de cães e gatos, intitulado “Patas Seguras do CODANORTE”, é realizado por meio de ações coletivas, em parceria com a comunidade e o município, com o objetivo de controlar a reprodução de um grande número de animais dessas espécies, sejam eles errantes ou domésticos, em um curto período de tempo, observando as normas éticas e legais.   Serviço: Castramóvel Castração Solidária Dias: De 07 a 10 de dezembro Das 7h às 19h Local:Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves Inscrição gratuita: https://forms.gle/rkXkcCZWYE78ofAUA

Qualidade certificada: Oficina de qualificação do Serviço de Inspeção Municipal reúne cerca de 180 agricultores e técnicos em Montes Claros

Qualificar e ensinar os produtores o caminho para conseguir o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), foi o que norteou a realização da Oficina de Capacitação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Cerca de 180 pessoas passaram pelo auditório da AMAMS, durante todo o dia. A oficina apresentou aos participantes as etapa para conseguir o cadastro no SISBI, discorreu sobre o passo a passo para que as agroindústrias façam a adequação sanitária dos empreendimentos e pontuou as vantagens de conquistar o selo SISBI. “A nossa aposta dessa união entre consórcios públicos, eixo jurídico e governo federal é trazer para o agricultor norte-mineiro o acesso à mercados que ele ainda não tem. E o SISBI não trata do mercado local, e do regional, nós tratamos do comércio nacional. Essa proposta vai muito além da regionalização do comércio. Estamos falando de um comércio para o Brasil todo. Isso, baseado em uma legislação que prevê segurança, qualidade e higiene desses produtos”, discorreu o representante do Ministério da Agricultura, Fábio Lacerda. O promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Filipe Caires, destacou sobre a necessidade dessa pauta de Inspeção Municipal de Produtos avançar na nossa região. “É muito importante para a saúde e a segurança do consumidor que tenhamos certificada a qualidade dos produtos de origem animal. Mas, também isso é importante para a integração econômica da nossa região, para a preservação do meio ambiente, porque a gente sabe que o fomento à produção local costuma prevenir muitos danos ao meio ambiente. Impede, ainda, a urbanização desenfreada, e aumenta, sobretudo, a arrecadação tributária dos municípios da região. É uma tentativa de mantermos a riqueza circulando aqui no Norte de Minas, e, ao mesmo tempo, de aprimorarmos a saúde, a vida e a segurança dos nossos consumidores. Com esses projetos, pretendemos, nos próximos meses, levar alimentos com mais qualidade à mesa do consumidor”. Essas oficinas estão sendo realizadas em todo o país em conjunto com os consórcios classificados na Primeira Turma do Projeto ConSIM3. Ao todo, passaram pelo processo de seleção, 78 consórcios do Brasil. Mas, apenas 37 foram aprovados. O Codanorte está entre os 10 consórcios mineiros aprovados na classificação geral. O projeto ConSIM3 tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração dos agricultores e empreendimentos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional. Durante o processo, os consórcios são orientados para adequação da base legal, previsão da execução da inspeção de produtos de origem animal e composição da equipe de coordenação e fiscalização. Os estabelecimentos recebem consultoria referente às instalações sanitárias adequadas e elaboração e implantação dos programas de autocontrole. Entre os resultados esperados com esta ação, estão maior oferta de produtos de origem animal com regularidade sanitária; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização dos produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos e desenvolvimento regional. “Hoje é um dia importante. Essa união entre os consórcios trouxe esse dias de palestras, conhecimento e aprendizado, sobre o selo de inspeção. É mais uma ferramenta que estamos oferecendo aos nossos municípios, principalmente aos produtores rurais, que possam melhorar a qualidade dos seus produtos e ter a certificação para comercializar não só na região, mas em todo o país”, comemorou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Desde o início do ano, o Codanorte vem implantando na região o Serviço de Inspeção Municipal (Sim Consorciado). Para o Serviço de Inspeção Consorciado ser implantado nos municípios, é preciso que a Lei de implantação seja aprovado na câmara de Vereadores. Até o momento, a lei já foi aprovada em 21 municípios: Montalvânia; Cônego Marinho; São João da Lagoa; Ibiracatu; Bonito de Minas; Pedras de Maria da Cruz; São João do Pacui; Botumirim; São João da Ponte; Miravânia; Japonvar; Campo Azul; São Francisco; Olhos D´Agua; Icaraí de Minas; Itacarambi; Bocaiuva; Pintópolis; Engenheiro Navarro; Varzelândia e Francisco Dumont. “Isso significa ampliação de mercado, valorização de produtos, mais lucro para os empreendimentos e mais qualidade na mesa do consumidor. Todos ganham!”, resumiu a gerente do departamento de Desenvolvimento Regional do codanorte, Deiviane Muniz. “Com esse selo, nós podemos atender supermercados, escolas, participar de licitações, transportar nossos produtos para cidades vizinhas, é assim, atender com certificação.” destacou o produtor de ovos, Arley Fernando, que já recebeu o selo de Inspeção Municipal.

Estão abertas as inscrições gratuitas para oficina de capacitação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)

    Você é agricultor, técnico agrícola, gestor municipal na pasta da agricultura ou atua na área de agricultura no Norte de Minas? O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE está com inscrições gratuitas para quem deseja participar da Oficina do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para Qualificação do Cadastro Sisbi e Adequação Sanitária das Agroindústrias. A oficina vai acontecer no auditório da AMAMS, no dia 26 de novembro, e será realizada em conjunto com os consórcios classificados na Primeira Turma do Projeto ConSIM3, e têm o objetivo de capacitar os participantes sobre as exigências sanitárias e fortalecer a integração regional por meio do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM Consorciado), promovendo o desenvolvimento e a ampliação do mercado para as agroindústrias familiares da região. O evento será uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento regional ao integrar a cadeia produtiva dos municípios consorciados. A participação das agroindústrias familiares no SIM Consorciado abre caminho para a circulação de produtos no mercado local e, futuramente, em nível nacional. Essa expansão proporciona novos canais de comercialização e incentiva o crescimento econômico dos municípios envolvidos. “O Projeto CONSIM3 tem como objetivo orientar tecnicamente o CODANORTE, que busca desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional, gerando autossutentabilidade e desenvolvimento regional”, destacou a gerente do departamento de Desenvolvimento Regional do Codanorte, Deiviane Muniz. Desde o início do ano, o Codanorte vem implantando na região o Serviço de Inspeção Municipal (Sim Consorciado). O médico veterinário do Codanorte, Henrique Lopes explica sobre as vantagens do serviço. “O serviço de inspeção municipal visa trazer mais qualidade de alimentos e certificar os produtos para que a gente ofereça para a nossa população produtos com segurança alimentar, apoiar o mercado dos produtores para uma população de mais de 1 milhão de pessoas”, enfatizou. Para o Serviço de Inspeção Consorciado ser implantado nos municípios, é preciso que a Lei de implantação seja aprovado na câmara de Vereadores. Até o momento, a lei já foi aprovada em 21 municípios: Montalvânia Cônego Marinho São João da Lagoa Ibiracatu Bonito de Minas Pedras de Maria da Cruz São João do Pacui Botumirim São joão da ponte Miravânia Japonvar Campo Azul São Francisco Olhos D´Agua Icaraí de Minas Itacarambi Bocaiuva Pintópolis Engenheiro Navarro Varzelândia Francisco Dumont O presidente do Codanorte, e prefeito de Francisco Dumont, também ressaltou o avanço que as cidades vão ter a partir da implantação do SIM Consorciado. “Essa é mais uma das ações que o Codanorte tem feito para promover o desenvolvimento dos nossos municípios. Expandir o mercado significa geração de mais renda, aquecimento da economia e maior escoamento da produção”, finalizou Eduardo. *Iniciativa do Ministério de Agricultura e pecuária (Mapa)* O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reailiza, a 3ª edição do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) que visa aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA. Esta será a maior edição de todas, com ciclos de oportunidades para a participação dos consórcios públicos municipais atualmente cadastrados no Sistema e-Sisbi e que ainda não obtiveram a integração ao Sisbi-POA. O Mapa tem estimulado a integração ao Sisbi-POA via consórcios intermunicipais por meio do projeto ConSIM. O resultado é maior oferta de produtos de origem animal (carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados) com regularidade sanitária, ou seja, mais alimentos seguro para a população brasileira; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização de seus produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos; e desenvolvimento regional.   *Veja a Programação da Oficina* 08:00h – Recepção e Inscrições 09:00h – Abertura 09:30h – Apresentação Ministério da Agricultura e Pecuária – Qualificação do Cadastro SISBI Público alvo: Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de Inspeção 11:30h – Espaço para Perguntas 12:00h as 13:30h – Intervalo de almoço 13:30h – Apresentação Consultores – Adequação Sanitária das Agroindústrias Público alvo: Representantes das Agroindústrias, Médicos Veterinários Responsáveis Técnicos, Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de Inspeção 17:00h – Espaço para Perguntas 17:30h – Encerramento Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0UMFViwq2xgZZilU2BTDywxAqvMHvlXz0DATkzmpHyoXGYQ/viewform    

CODANORTE COMEMORA COLETA DE MAIS DE 200 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM ANO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE VARZELÂNDIA

Mais de 200 toneladas de materiais recicláveis, mais de 500 toneladas de rejeitos destinados de forma ambientalmente correta, e 25 catadores de recicláveis regularizados com salário fixo mensal. Os números impressionam! Esse é o resultado de um ano de funcionamento da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos sólidos de Varzelândia. O local recebe cerca de 33 toneladas/dia de materiais da cidade de Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte. A UTC foi inaugurada em novembro de 2023 e de lá pra cá tem se tornado modelo para a implantação de projetos desse tipo nos municípios norte-mineiros. Veja vídeo “Esses números são prova de que a união entre os municípios e o Codanorte faz a diferença na vida das pessoas! Somos especialistas em promover desenvolvimento sustentável para as cidades! Além de encerrar os lixões, também trabalhamos com uma equipe técnica especializada em projetos e construção de aterros, UTCs, e implantação da coleta seletiva. Acho q é uma sincronia de serviços prestados que resulta em números tão significativos como esses”, comentou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo. Além da UTC, o Codanorte também coordenou a criação da Associação dos Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ). Ao todo, 25 catadores de materiais recicláveis foram regularizados, com direito ao salário fixo e ainda benefícios sociais. Eles são os responsáveis por todo o processo de separação na unidade. “Após os catadores fazerem a triagem desse material, eles são vendidos e o valor arrecadado é revertido no manutenção e pagamento dos catadores, garantindo uma vida mais digna e maior seguridade trabalhista”, explicou o coordenador da UTC, Pedro Coutinho. “É com imenso prazer e satisfação que agradecemos pela melhoria na qualidade de vida e transformando vidas, como transformou a minha, que hoje recebo salário fixo como catadora”, celebrou a colaboradora da UTC, Karine Messias. A prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, também comemorou o resultado obtido durante o primeiro ano de funcionamento. “É com esse trabalho, de parceria entre prefeituras e Codanorte que a gente consegue melhorar a qualidade de vida e também gerar emprego e renda para muitas famílias do nosso município”. Um exemplo, que pode ser replicado não só na região, mas também por outras entidades municipalistas que enfrentam desafios na gestão dos resíduos sólidos. “Essa unidade é referência de sustentabilidade e geração de emprego. E temos certeza que a continuidade trará ainda mais avanços para esses municípios que se uniram e confiaram ao Codanorte a coordenação desse projeto que hoje é realidade”, considerou a gerente do departamento de saneamento, Patrícia Mendes. Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas. “Os números servem como combustível para que nossa equipe continue trabalhando arduamente para ser esse braço direito da administração pública. Com projetos, programas e ações, seguimos promovendo a sustentabilidade nesses municípios”, finalizou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.  

Codanorte recebe visita técnica de acadêmicos da Funorte e apresenta projetos e programas de gestão de resíduos sólidos desenvolvidos na região

O Codanorte recebeu a visita técnica de acadêmicos dos cursos de estética e Gastronomia da Funorte. O objetivo foi apresentar aos alunos os projetos e programas de gestão dos resíduos sólidos do Codanorte desenvolvidos no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central. Na oportunidade, a gerente do Departamento de saneamento destacou os resultados alcançados a partir dos projetos e programas implantados. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil. Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A equipe técnica também é responsável pela elaboração e execução de projetos de construção de aterros sanitários individuais ou coletivos. “Eu apresentei todas as atividades que o Codanorte desenvolve na região, e o impacto dessas atividades na vida da população. Como estamos em 64 municípios, esses projetos beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. Eles gostaram demais, acharam super interessante. Pois não sabiam que nos municípios consorciados, tinha, por exemplo, os aterros, as UTCs, os programas de educação ambiental, elaboração de planos, então eles ficaram impactados de forma positiva sobre esse avanço”, comentou Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento do Codanorte. O professor da Funorte, Marco Antonio Ramos Canela, coordenador a visita ao consórcio. Ele explicou que esses momentos são importantes para que esses alunos possam aprender os conceitos de reciclagem, economia sustentável e também aplicar no negócio deles. “A matriz curricular do curso de Estética e Cosmética, e também de gastronomia, contempla a disciplina de projeto integrador de meio ambiente e sustentabilidade, porque na formação desses acadêmicos, ao final do curso, eles terão que apresentar um plano de negócios de uma empresa que vai ser o empreendimento na área de formação deles. Um dos quesitos que a gente sempre cobra é que tenha um projeto ambiental de responsabilidade socioambiental que esteja focado na eliminação das embalagens, dos resíduos. Quem lida com Estética e Cosmética sabe que produz uma quantidade muito grande em plásticos e elimina também na natureza alguns elementos químicos, produtos químicos através das Redes de esgoto. Então, a gente queria mostrar para as acadêmicas o que existe de iniciativa relacionada à coleta, manejo de resíduos, programas de educação ambiental, preservação de mananciais, enfim, o que tem sido feito em termos de política com relação ao tratamento dos resíduos urbanos, o lixo e tudo mais que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Então, além da formação geral dos acadêmicos que a gente contempla, também tem a questão específica da formação no plano de negócio”, disse o professor. Para as universidades e faculdades que desenham realizar visita técnica ao Codanorte, basta entrar em contato no número (38) 99728-8968, em horário comercial, ou pelo e-mail: codanorte@codanorte.mg.gov.br. Texto: Nátila Gomes Foto: Álvaro Vicente Imagens: Álvaro Vicente e Pedro Rodrigues

Secretário executivo do Codanorte ministra palestra sobre as ações desenvolvidas na região no maior evento sobre resíduos sólidos da América Latina

  Quanto maior a cooperação entre os municípios, melhores os resultados! Foi sob essa premissa que o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, ministrou uma palestra no na West Expo Brasil., maior feira de resíduos sólidos da América Latina. O evento reuniu os maiores nomes, empresas e profissionais das áreas de Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Limpeza Pública, Saneamento Urbano e Geração de Energia através de resíduos. Enilson participou do Painel 6 do Fórum Waste Brasil, que teve como tema geral “Consórcios Regionais para Adequada Gestão dos Resíduos e Erradicação de Lixões”. Ele falou sobre como a colaboração entre os municípios pode ser a chave para resolver os desafios enfrentados na destinação adequada de resíduos e no encerramento de lixões, um problema ambiental e de saúde pública. Com o tema “O poder da cooperação – a importância dos consórcios públicos na gestão dos resíduos sólidos”. Enilson apresentou o modo como o Codanorte conseguiu encerrar 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Mas, para quem pensa que apenas o encerramento dos lixões faz parte do processo de gestão de resíduos sólidos, se engana. Como foi pontuado por Enilson, essa fase é apenas o início de um processo de mudança nos municípios, um processo que só chega ao êxito graças a essa soma de esforços entre o poder público, a população, e as parcerias público-privadas. Os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte para se chegar a um resultado satisfatório foi um dos pontos-chave da palestra. “Entre 2017 e 2024, o Codanorte trabalhou a gestão de resíduos de forma consorciada, o que promove, entre outras vantagens, a economia, pois os valores são rateados, a união dos prefeitos, além de soluções regionalizadas”, disse. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil.   Os números impressionam: Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A construção de Aterros sanitários também faz parte da lista de especialidades do Consórcio. “Por meio do consórcio, são feitos projetos e programas para que esses resíduos que antes eram descartados de forma irregular possam ser reciclados, o que gera renda às cidades e aos catadores”, finalizou.