Codanorte ministra palestra sobre agroextrativismo sustentável durante Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas

A coordenadora de projetos do Codanorte, Soraya Nunes, ministrou palestra no Segundo Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas, na Comunidade de Ana da Rocha.

Com o tema “Plantando conhecimento, colhendo oportunidades”, a programação contou com palestras sobre melhoramento genético do rebanho, direitos previdenciários, extrativismo dos frutos do Cerrado, programas de comercialização, desafios e perspectivas do setor rural e ações de fortalecimento da agricultura familiar.

Ao todo, participaram do evento cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, agricultores familiares, pesquisadores e profissionais da área da agricultura e agroextrativismo.

À convite do prefeito Miqueias Figueiredo, a coordenadora de projetos falou sobre o Circuito Agroecológico CODANORTE, que discorre sobre as maneiras de potencializar os meios de comercialização da Agricultura Familiar.

“A sustentabilidade ambiental é uma das premissas fundamentais do consórcio. Participar deste importante Seminário do Produtor Rural no município de Bonito de Minas representa uma oportunidade valiosa de aplicar adequadamente os recursos do convênio firmado entre o CODANORTE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Bonito de Minas possui características socioeconômicas adequadas, presença significativa de comunidades tradicionais, população predominantemente rural e forte vocação agrícola, aliadas ao cuidado com o cerrado e toda a biodiversidade local. O CODANORTE, em parceria com a gestão municipal, está comprometido e preparado para fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento local e regional sustentável”, ressaltou a coordenadora Soraya Nunes.