Codanorte promove 2º Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação do Norte de Minas

O Codanorte vai promover na próxima terça-feira (07 de novembro), em Montes Claros, o 2º Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação do Norte de Minas. O evento tem como tema “Os municípios atuantes no processo de desenvolvimento educacional e africanidades”. A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem das atividades gratuitas, que estão previstas para acontecerem entre às 8h e 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, localizado na Av. Dr. Sidney Chaves, 447 – Edgar Pereira. Como explica o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, o objetivo é desconstruir o imaginário sobre a História da África, além de discutir temas como a educação socioemocional, e o equilíbrio entre a qualidade pedagógica e o financiamento da educação. “Esse encontro proporcionará aos profissionais da educação pública novos conhecimentos de forma a serem extensivos aos educandos, na perspectiva de colaborar com a implantação das diretrizes nacionais, no processo de educação das relações étnico-raciais nas escolas municipais”. A gerente do Departamento de Desenvolvimento Regional, que inclui o eixo educação, destaca que “a temática fundamentada nas raízes da africanidades oferecerá ao público a edificação de conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, ressaltando a contribuição dessa nação para o desenvolvimento econômico, social e cultural da atualidade, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para um participante ativo e importante na evolução da sociedade”. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://www.hbatools.com.br/ii-encontro-de-secretarios-municipais-e-profissionais-da-educacao__1490.
Codanorte implanta biodigestores em escolas de nove municípios do Norte de Minas; equipamento produz biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras

O Codanorte está implantando nas escolas de nove municípios consorciados biodigestores para a produção de biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras. Nesta terça-feira (24), o primeiro município que teve a iniciativa implantada foi Josenópolis, na Escola Municipal Teodorico Fidelis Pereira, que atende alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens Adultos. Com isso, nada é desperdiçado. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda. O biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins da escola. Ao todo, 20 escolas estão recebendo os equipamentos. A previsão é que até o fim de novembro as entregas sejam finalizadas. Além de Josenópolis (1 escola), os municípios contemplados são: Ibiracatu (2 escolas), Itaobim (3 escolas), Juvenília (3 escolas), Miravânia (2 escolas), Montalvânia (escolas), Patis (2 escolas), São João do Pacuí (2 escolas) e Varzelândia (3 escolas). (Veja a lista de escolas no PDF). O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, explica que a entrega dos biodigestores foi possível graças aos Convênio 000066/22 e 000079/2022, firmados entre o Codanorte, e o Ministério de Meio Ambiente, no valor de R$ 151.000,00 cada, totalizando R$ 302.000,00. O convênio foi assinado após o Codanorte ser selecionado no Edital de Chamamento Público nº1/2022 MMA, que selecionará projetos para implantação de biodigestores em escolas públicas, por Consórcios Públicos. O Edital faz parte da iniciativa Escolas +Verdes, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria MMA nº 232, de 14 de setembro de 2022, para promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras. “Ressaltamos a importância da instalação desses equipamentos nos nove municípios que foram contemplados com o edital. Os resíduos orgânicos agora passam a ter a destinação ambientalmente correta. A gente sabe que através da decomposição desses materiais é gerado o biogás, combustível mais sustentável que os comumente utilizados atualmente e que pode ser utilizado na produção dos alimentos dos alunos. Então, é mais uma solução para os resíduos. Os municípios contemplados estão satisfeitos, porque sabem também dessa importância. E o consórcio avança cada vez mais nas soluções, buscando sempre alternativas viáveis e sustentáveis para a gestão pública”, avalia Eduardo. Na época, os municípios selecionados para participar do edital contemplado pelo Codanorte foram aqueles que apresentavam lixões que necessitavam ser encerrados até 31/12/2022, conforme Termo de Compromisso de Encerramento de Lixões e em conformidade com o Edital. Outro critério de prioridade foi a seleção dos municípios em que as escolas estejam em localidade rural conforme classificação da malha de setores censitários do IBGE (2019) preconizados no presente Chamamento Público. A medida visa incentivar a separação de lixo e o tratamento de resíduos orgânicos e contribui para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e para a redução da emissão de gases de efeito estufa, incluindo o metano. O biodigestor ainda cumpre um papel importante para despertar a educação e cidadania ambiental, e permite a conexão com matérias como ciências, química, física, matemática e biologia. As escolas públicas que implementarem biodigestores também receberão o Selo Escola +Verde, um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e um diferencial que estimulará a sustentabilidade dentro e fora da sala de aula. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destaca os avanços relacionados a essa implantação nas escolas. “Estamos empenhados em desenvolver a nossa região e essa iniciativa é um passo importante nesse sentido. Com a implementação do biodigestor, poderemos aproveitar de forma eficiente os resíduos orgânicos gerados nas escolas, transformando-os em recursos valiosos. O biogás produzido poderá ser utilizado como fonte de energia limpa, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para a economia de recursos. Além disso, o biofertilizante líquido será um importante aliado na produção agrícola, promovendo a fertilidade do solo de forma natural. Juntos (Codanorte e municípios) estamos empenhados em desenvolver a nossa região de forma sustentável, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Com iniciativas como essa, estamos construindo um futuro melhor para todos”, disse. *Características e funções do biodigestor* O biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Entre as características principais estão: -A produção de gás é suficiente para cozinhar em um fogareiro e alimentar uma lamparina; -É off-grid, não precisa de nenhuma bomba de gás elétrica para empurrar o biogás para o fogão; -Liberação automática da pressão do gás assim que a pressão do gás estiver sobrecarregada; -Fornecimento inclui acessórios padrão necessários para realizar a instalação, produção e utilização do biogás de maneira simples e segura; -Fácil de instalar e simples de ser ativado; -Não transmite cheiro.
Segundo Encontro de Secretários de Meio Ambiente, Turismo e Serviços Urbanos é marcado por criação do Portal turístico e visita ao Parque Caverna do Peruaçu

O Codanorte promoveu na última semana o 2° Encontro de Secretários de Meio Ambiente, Turismo e Serviços Urbanos. O evento foi marcado por muita troca de experiências, com destaque para a criação do Portal turístico “Visite o Norte de Minas”, além da visita interativa ao Parque Caverna do Peruaçu. O nome do Portal foi escolhido por votação pelos secretários municipais e vai reunir curiosidades, e todas as informações sobre os 64 municípios consorciados. “O Norte de Minas é rico e precisa de órgãos que potencializem e evidenciem essa particularidade que a região tem. No portal, vamos reunir tudo que um turista precisa saber para visitar cada cidade. Vamos listar os principais pontos de cada município, onde visitar, quais os hotéis disponíveis, a fundação e um pouco da história de cada um”, explicou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco. O primeiro dia de evento também contou com rodas de conversa e palestras. Os secretários municipais se reuniram no Espaço OAB de Januária. A programação debateu os seguintes temas: “Cultura, turismo e criatividade como indutores do desenvolvimento local sustentável”, “Consórcio com objetivo de planejar, estruturar e promover o turismo regional a partir de potencialidades existentes”, “O papel do Licenciamento ambiental no desenvolvimento Regional” e, por último, “Educação ambiental como ferramenta do desenvolvimento Regional”. Já no segundo dia, o evento teve como palco o Parque do Peruaçu, em Januária. O local foi escolhido justamente por representar a magnitude das belezas naturais da região. Muita gente já descobriu os parques nacionais brasileiros como uma excelente opção para ter contato com a natureza. Minas Gerais é um estado rico em belezas naturais e dispõe de um repleto leque de parques com trilhas, cachoeiras, grutas, cavernas, flora e fauna incríveis. As cavernas do Peruaçu são exemplos desses cenários cinematográficos e especiais. Lá também está a Perna da Bailarina, maior estalactite do mundo, com 28m. Se comparado, é quase do tamanho do Cristo Redentor (RJ), que tem 38m. Débora Takaki, bióloga da Prefeitura de Januária, ressaltou a importância desses momentos para o desenvolvimento regional. “Um evento para todos os municípios trocarem seus desafios, suas ideias, construindo programas e propostas. Que venha a terceira edição, para que a gente possa avançar nessa pauta tão importante que é o turismo meio ambiente e serviços urbanos”, disse.
Codanorte participa de Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Montes Claros (PMGIRS)

O Codanorte participou na última sexta-feira (30) de uma Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei (PL) 130/2023 do Executivo, que institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Montes Claros (PMGIRS). A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores foi a proponente. O objetivo da Audiência foi discutir o planejamento das ações para a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estiveram presentes as assessoras técnicas do departamento de Saneamento, Maria Helenna Almeida e Fátima Procópio, que participaram ativamente nesse processo destacando o compromisso do Codanorte com questões ambientais e de sustentabilidade na região de Montes Claros. A coordenadora do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), Maria Helenna Almeida, representou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo. Atualmente, o Consórcio está desenvolvendo o Plano em alguns municípios da região e é referência técnica na área de gestão integrada de resíduos sólidos. “O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é uma exigência legal estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), além de ser um instrumento de extrema importância para os municípios em todo o mundo. Sua relevância se manifesta em diversos aspectos que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente”, destacou. Maria Helenna Almeida – Coordenadora do PMSB O secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Vinícius Versiani explicou durante a audiência que o PMGIRS é projetado para os próximos 20 anos, podendo ser aprimorado a cada quatro anos. O secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, também ressaltou a importância do Projeto. Fátima Proc[ópio – assessora técnica Texto: Nátila Gomes Fotos: ASCOM Câmara de Montes Claros e Arquivo pessoal
Presidente do Codanorte participa de cerimônia de assinatura do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual que visa facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde

O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, participou nesta terça-feira (26) da solenidade de assinatura do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual que regulamenta a transposição e transferência de saldos constantes e financeiros provenientes de repasses, parcerias e convênios firmados com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) até o dia 9 de maio de 2023. A solenidade foi promovida no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Segundo o Governo estadual, o Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual vem para facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde, permitindo, por exemplo, o remanejamento de recursos que antes só poderiam ser gastos com um fim específico, predeterminado. Agora, municípios que tenham saldo do Acordo no Fundo Municipal de Saúde – seja por eficiência nos gastos ou, por exemplo, ausência de objeto, quando um valor é destinado para algo que não é mais necessário – poderão realocar estes recursos para outras áreas da saúde municipal, conforme a demanda da própria cidade. “Dessa forma, serão amenizadas as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos para executar recursos provenientes de convênios antigos e, ainda, dá mais autonomia aos gestores municipais para as decisões relacionadas”, pontuou o governo estadual por meio de nota. O encontro contou com a presença do governador Romeu Zema, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, do prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro. A comitiva também teve a participação de prefeitos consorciados ao Codanorte e secretários de saúde da região. O Termo Aditivo do Fundo Estadual teve origem no Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/23, que é de autoria coletiva de 40 parlamentares e tem como primeiro signatário o deputado estadual Tadeu Martins Leite, presidente da ALMG. O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, comemorou a assinatura. “Ficamos felizes em ver que essa iniciativa da Assembleia vem aliviar os municípios em relação aos recursos que estavam parados e agora poderão ser usados de acordo com a lei. Agora, cada prefeito, que conhece melhor a realidade do seu município, saberá onde aplicar os recursos na área da Saúde. Isso faz com que façamos uma melhor gestão baseada na necessidade local”, afirmou Eduardo. Texto: Nátila Gomes Assessora de comunicação do CODANORTE
Diretoria e prefeitos consorciados ao Codanorte participam do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do Rio São Francisco

A diretoria e prefeitos consorciados ao Codanorte participaram na manhã desta quarta-feira (13) do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do Rio São Francisco, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A frente vai atuar na unificação de forças para ações de revitalização e conservação da bacia do Rio São Francisco. “O Velho Chico, como carinhosamente é chamado por nós, gera energia, produz riquezas, mata a sede e sacia a fome. Nós, prefeitos e diretorias de entidades municipalistas estamos juntos nessa luta em prol da vida desse rio que é essencial para a sobrevivência dos municípios banhados por ele”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Conhecido como Rio da Integração Nacional, o São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Ele passa por 5 estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas; e abrange 521 municípios. Tem aproximadamente 641 mil km² de extensão e ocupa 8% do território nacional. Contribui para o abastecimento de água nas regiões Nordeste e Sudeste. Representa desenvolvimento econômico, social, cultural das áreas que abrange. Possibilita com suas águas a fruticultura que abastece o mercado interno e externo, agricultura, pecuária, a produção, os cultivos que garantem a sobrevivência das comunidades ribeirinhas. O rio ainda assegura o funcionamento de 6 usinas hidrelétricas existentes em seu curso. “O rio São Francisco está doente e precisa de tratamento urgente, para que continue levando vida e desenvolvimento por onde passa. É necessário implantar ações de preservação e uso racional de seus recursos, projetos para o aumento da vazão e a melhoria da qualidade da água. É preciso ações de combate ao desmatamento desordenado, programas de saneamento básico que ponham fim à poluição e esgotamento sanitário, criação de áreas de conservação e de corredores ecológicos, compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica”, enfatizou o deputado Paulo Guedes, autor da emenda de criação da frente. O Velho Chico é patrimônio natural, e revitalizar o “Rio da Integração Nacional” é um projeto grandioso, que pode levar décadas, mas que para o bem de todo o povo brasileiro, precisa ser feito. Minas Gerais precisa reviver essa proposta de resgatar o rio São Francisco. A implantação dessa frente parlamentar solidifica ações como a reivindicação de recursos para retomada da hidrovia, melhoria dos portos, investimentos no turismo e efetivação de políticas públicas para as comunidades ribeirinhas. Além do presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, também representaram o Consórcio o secretário executivo, Enilson Francisco, e a prefeita de Itacarambi e diretora administrativa operacional do Codanorte, Nívia Maria Oliveira.
Cerca de 2 mil pessoas participam do 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), promovido pelo CODANORTE

Cerca de 2 mil pessoas de várias partes do país participaram do 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), promovido entre os dias 29 e 30 de agosto, em Montes Claros. O número bateu 30% a mais do público esperado e superou as expectativas da organização. Como o próprio nome já diz, o CINTECS apresentou vasta programação, dividida entre cinco painéis temáticos simultâneos, voltada para o desenvolvimento tecnológico e sustentável dos municípios, oferecendo soluções inovadoras para que eles se tornem mais inteligentes. Ao todo, foram mais de 100 palestrantes que subiram nos palcos Mandacaru, Flor de pequi, Flamboyam, sempre-viva e Ypê amarelo. Entre os palestrantes que participaram estão: o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares, o empresário Geraldo Rufino, a secretária de meio ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, e a jornalista Giuliana Morrone. A proposta busca atender a uma mobilização global em prol da modernidade na administração pública focada na eficiência, agilidade e transparência. Foi destinado a representantes dos órgãos e entidades das esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal, presidentes e secretários executivos de Consórcios, sociedade civil, comunidade estudantil e empreendedores. “Foram dois dias de muito conhecimento, troca de experiências e contato com todos aqueles que desejam conhecer o que há de melhor para o avanço das nossas cidades. Ficamos felizes em trazer um evento inovador, que não deixou a desejar em nada comparado aqueles congressos feitos nos grandes centros do país. Sem dúvidas, o Codanorte fez história e trouxe o melhor da tecnologia para promover boas experiências ao público presente”, ressaltou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Uma das novidades do evento, foi o fato de os participantes poderem sintonizar qual palestra desejava escutar, pois as palestras foram apresentadas via rádio e fone de ouvido, o que permitiu que um palco não atrapalhasse o outro. O destaque também foi o crachá sustentável com semente, onde o participante poderá picotá-lo após o evento e plantá-lo. O espaço também foi propício para as empresas e instituições apresentarem suas marcas, na Feira de Negócios de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade – FINTECS 2023, espaço para networking e apresentações de casos de sucesso em diversas áreas do mercado. O espaço reuniu empresas e serviços de educação, tecnologia, gestão de resíduos, saúde e muito mais. “Foi surpreendente para nós a organização e o tanto que esse evento está representando para a nossa empresa. Então, foi um ganho e excelente experiência estar do CINTECS”, destacou o diretor da Exata Group, empresa que veio de Contagem para expor no evento. A Cedro agronegócios, que possui filiais em Minas Gerais, também instalou estande no CINTECS. “Gostaria de parabenizar o Codanorte pelo evento promovido, que agregou muito valor econômico e ambiental para o nosso setor”, comentou a analista Renata de Jesus. O CINTECS também foi um momento de integração com um grupo fundamental na busca pela sustentabilidade do planeta. Catadores de materiais recicláveis participaram da “1ª Roda de escuta e conversa com os catadores de materiais recicláveis”, promovida na manhã desta quarta-feira (31), no estande do Codanorte. A advogada assessora técnica do Codanorte, Fátima Procópio, responsável pela mobilização dos catadores, conta que durante um ano de trabalho, a equipe pode visitar os lixões, galpões e conhecer a realidade destes profissionais em Januária, Manga, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Buritizeiro, Brasília de Minas e São Francisco, entre outros. “Pudemos constatar o quanto estamos distantes de uma inclusão adequada nos processos de gestão. É um desafio sensibilizar os gestores, é um desafio planejar conjuntamente a transição necessária diante da necessidade de encerrar os lixões. Faltam recursos, mas especialmente conhecimento, envolvimento e visão de um futuro possível. Nosso papel nesta Roda é primeiro escutar… e então trazer uma luz de possibilidades para os próximos anos, com os aportes possíveis dos governos em todos os níveis, dos órgãos públicos e principalmente da sociedade e seus profissionais. Obrigada por virem escutar e levar a voz dos Catadores”. Voltada para a promoção do conhecimento, a IV Mostra Científica do Codanorte abordou seis eixos temáticos: Políticas públicas; Meio ambiente e saneamento; Licenciamento ambiental; Saúde Pública; Desenvolvimento regional; e Turismo. Cerca de 20 acadêmicos e pesquisadores apresentaram os trabalhos na tarde desta quarta-feira (30). A coordenadora da Mostra Científica, Suelen Santos, explica que o objetivo foi “englobar diversas discussões a respeito de impactantes temas da gestão pública e seus desafios na atualidade, além de cuidar das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente com ênfase na sustentabilidade. O evento de abrangência regional propicia, mediante programação diversificada e de qualidade, a atualização dos participantes, além de fortalecer o papel do CODANORTE como gerador e divulgador de conhecimento científico”. Os três melhores trabalhos ganharam o Certificado de Honra ao Mérito, e todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do congresso. Cultura A valorização da cultura e dos artistas também não faltou no CINTECS. Durante os dois dias de evento, público pôde prestigiar a apresentação do grupo Catopês de Montes Claros, da cantora norte-mineira Juliana Gorayeb e do cantor gaúcho Ratto. Solidariedade O CINTECS foi um evento gratuito, com a entrada de 1kg de alimento não perecível. A ação arrecadou quase uma tonelada de alimentos que serão destinados às instituições filantrópicas da região.
Codanorte acolhe demandas dos secretários municipais de saúde da região durante encontro em Montes Claros

O Codanorte promoveu nesta quinta-feira (26) uma reunião para tratar sobre os sistemas utilizados na gestão de saúde dos municípios. Na oportunidade, foi apresentada as atualizações Sistema Informatizado do E-sus, Credenciamento de Consultas e Exames. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destacou a necessidade de unificação de sistemas para a melhor assertividade nos processos de atendimento dos pacientes e conseguir atingir os indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. “Levar desenvolvimento e diminuir os custos para os municípios, aliada a qualidade. A ideia de um servidor único e multi é ideal para que os profissionais consigam atender os usuários de forma mais global, tendo melhor ciência dos indicadores, melhor controle de estoque e transporte, além de conseguir acompanhar o quadro clínico dos pacientes com mais clareza“, ressaltou o secretário executivo. Entre as necessidades apresentadas pelos secretários de saúde e representantes da pasta estão na unificação de sistema e vincular apenas um método identificador do usuário, análise mais simplificado de dados, geração de relatórios mais fidedignos. “Essa ferramenta é muito importante para alcançarmos os objetivos que nós temos em comum, que é a melhor fluidez nos atendimentos aos pacientes”, destacou o Secretário Municipal de Saúde Cônego Marinho, Leonildo Corrêa. “A reunião foi muito importante para apontarmos os desafios enfrentados por nós na gestão da saúde municipal. A informatização do sistema é de grande relevância para levar aos nossos servidores, pois são eles que conhecem todas as nossas dificuldades que enfrentamos ao longo do dia a dia. Esperamos que logo colocaremos esse projeto em ação para melhorar a qualidade de vida tanto dos nossos colaboradores, como dos nossos pacientes”, comentou a Secretária de saúde de Itacambira, Edilene Teotônio. O encontro também tratou da realização do Processo Seletivo de Agentes Comunitários de Edemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de forma consorciada, acolheu demandas de itens para serem incluídos em processo licitatório compartilhado e destacou a necessidade da universalização do sistema de saúde de modo que os municípios tenham maior proximidade com os hospitais referências de Montes Claros. Ficou definido, ainda, a data para uma reunião com representantes do Ministério da saúde, prevista para acontecer nos dias 21 e 22 de novembro. Será o momento em que os secretários municipais vão apresentar as demandas, desafios e dúvidas referentes a esse processo de informatização dos sistemas de gestão de saúde dos municípios.
