Abertas as inscrições para Encontro de Secretários e Técnicos de Meio Ambiente e de Agricultura do Norte de Minas

O Codanorte vai promover, no dia quatro de fevereiro, o Encontro de Secretários e Técnicos de Meio Ambiente e de Agricultura do Norte de Minas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://shre.ink/inscricaoencontrodesecretariosmeioambienteeagricultura O evento é aberto ao público e vai permitir um momento de troca de experiências, aprendizado, alinhamento de demandas, e apresentação dos projetos e programas desenvolvidos na região, em especial na área ambiental, através dos Departamentos de Saneamento; Desenvolvimento Ambiental e de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental; e Desenvolvimento Regional. Durante o evento também serão pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Departamento de Saneamento, que já encerrou mais de lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios. Entre eles está a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários individuais e regionais, elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGIRS), Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), além do programa Outro Norte, que promove o Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças. Já o Departamento de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental atua com equipe técnica capacitada para apoiar os municípios que assumiram a competência originária para o licenciamento ambiental. Atualmente, 47 municípios da região aderiram a esse processo de Licenciamento via CODANORTE, ou seja, esse número representa cerca de 50% dos municípios da área do Norte de Minas. Isso significa maior celeridade no processo. Além disso, o departamento promove capacitações para os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), e presta apoio técnico aos processos de intervenção ambiental, entre outras atividades correlatas. Na área de desenvolvimento regional, o Codanorte está realizando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal, o SIM Codanorte. Atualmente, a lei de adesão ao Sim já foi aprovada em quase 30 municípios consorciados. Entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais. Esse selo indica a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios. O Serviço de Inspeção do Codanorte permite que o produto seja vendido em todos os mais de 60 municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. Para o presidente do Codanorte, Miguel Felipe, todos esses serviços prestados pelo consórcio levam em consideração os principais anseios da administração e da população. “Muitas vezes são desafios que a gestão municipal não consegue resolver com a equipe local. Por isso, disponibilizamos equipe, projetos e programas que ajudam esses municípios no seu desenvolvimento. O Codanorte funciona como braço direito da gestão municipal”, comentou. O secretário executivo do consórcio, Enilson Francisco também destacou sobre a união entre o Codanorte e os municípios. “Com nossas visitas nas cidades, a gente acolhe demandas das diversas áreas da administração pública. E essa área ambiental ainda um grande gargalo, pois muitas vezes não se tem equipe técnica especializada que consiga atender. O Codanorte funciona como braço direito da gestão municipal”. PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS E TÉCNICOS •8h30 – Credenciamento •9h00 – Coffee break •9h30 às 10h00 – Abertura •10h00 às 10h30 – Projetos e Programas de Saneamento •10h30 às 11h00 – Desenvolvimento Regional/ Serviço de Inspeção Municipal (SIM CODANORTE) •11h00 às 12h00 – Licenciamento Controle e Fiscalização Ambiental Informações: Natila Gomes Assessora de comunicação do Codanorte (38)984210042
Codanorte e Prefeitura Municipal promovem “Dia D de ação ambiental em Icaraí de Minas

O Codanorte, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai promover na próxima terça-feira (16) o Dia D Ambiental, em Icaraí de Minas. O evento vai contar com uma série de atividades ambientais, jurídicas, emissão de documentos, serviços de saúde, mutirão de limpeza, além do lançamento do Programa Recicla Icaraí, e a exposição de brinquedos e roupas feitas com materiais reutilizados e recicláveis. Um dos grandes destaques será o lançamento do Programa Recicla Icaraí, que marcará um avanço importante na gestão dos resíduos sólidos do município. “Consideramos de suma importância a implementação de um programa desenvolvido por nosso município em parceria com a Cordanorte. A iniciativa visa primordialmente a promoção da educação ambiental, com foco na coleta seletiva e no fortalecimento da cidadania, buscando, assim, formar cidadãos mais conscientes e engajados”, destacou o secretário de meio ambiente de Icaraí, Alfredo Alves da Silva. A ação também irá valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, dos produtores da agricultura familiar, dos profissionais da saúde, educadores e de todos aqueles que contribuem diariamente para a construção de uma cidade mais limpa, consciente e inclusiva. A gerente do Departamento de Saneamento, Maria Helenna Almeida, destaca que a ação é aberta ao público e visa promover a consciência ambiental nas pessoas, além de atender toda a comunidade com serviços essencial. “O Dia D será um convite à participação de toda a população, estimulando pequenas atitudes que, juntas, fazem grande diferença para o futuro do município. Será um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do compromisso coletivo com a sustentabilidade”, comentou a gerente. Icaraí conta hoje com uma Usina de Triagem e Compostagem Semimecanizada, que recebe os resíduos sólidos de São Francisco, Brasília de Minas, Ubaí, Campo Azul, Luislândia e Icaraí de Minas. A obra foi realizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, e é administrada pela equipe técnica do Codanorte. O presidente do Codanorte destaca que ações como essa só são possíveis graças a união das entidades e municípios. “Esse evento conta com a união de várias secretarias e órgãos para entregar à comunidade um dia especial. Teremos além das atividades ambientais, vários serviços importantes ofertados gratuitamente. Isso prova como essa parceria é o trabalho coletivo pode gerar mudanças positivas na comunicação”, comentou. Entre as atividades promovidas na ação estão: AMBIENTAL Recebimento de recicláveis e materiais eletrônicos Recebimento de mudas Lançamento do Programa Recicla Icaraí Mutirão de limpeza SAÚDE Aferição de pressão arterial e medição de glicose Atividades educativas sobre o combate à dengue Ações de conscientização sobre o Novembro Azul Informações sobre o descarte correto de resíduos da saúde JURÍDICO, RECEITA FEDERAL E SALA DO EMPREENDEDOR Inscrição, alteração regularização do CPF, Formalização de Empresas, Agendamento de consultorias online (finanças e marketing) Inscrições nos cursos online do SEBRAE EDUCAÇÃO Desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis Exposição de brinquedos feitos com materiais recicláveis Apresentação de paródias temáticas ASSISTÊNCIA SOCIAL Emissão de documentos Emissão de documentos: Certificado de Reservista; Cartão ID Jovem; Carteirinha do Idoso; Carteira deIdentidade (RG). CULTURA Exposição de artesanato feito com materiais recicláveis, produzidos pelo Serviço de Convivência Exposição de materiais recicláveis Exposição de roupas e brinquedos de materiais reutilizados Feirinha de agricultura familiar, com shows e barraquinhas com comidas típicas SERVIÇO DIA D AÇÃO AMBIENTAL ICARAÍ DE MINAS Local: Praça Cel. José Bernardino – Icaraí de Minas Horário: 8h Realização: Codanorte e Prefeitura de Icaraí de Minas Apoio: IEF, Câmara Municipal de Icaraí de Minas, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, IMA, Arsan, Secom e Copasa
Abertas as inscrições gratuitas para Workshop em Montes Claros, que vai reunir mais de 60 municípios com capacitação para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB)

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Workshop “Plano Municipal de Saneamento Básico”, que será realizado no dia 13 de novembro, no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros. O objetivo é capacitar técnicos e gestores municipais quanto à importância dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e dos instrumentos necessários à efetiva implementação das políticas públicas do setor. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/iv-workshop-elaboracao-de-planos-municipais-de-saneamento-basico/3132445%20]?referrer=www.google.com.br&referrer=www.google.com.br A programação foi elaborada levando em consideração o fortalecimento das capacidades locais, assegurando que os municípios estejam preparados para planejar, executar e monitorar ações voltadas à universalização e à melhoria dos serviços de saneamento básico, que compreende os quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Segundo a gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Maria Hellena Almeida, foi constatado que muitos municípios consorciados ainda enfrentam carências significativas na oferta de serviços adequados de saneamento básico, especialmente na zona rural. “A limitação de recursos financeiros e a escassez de equipes técnicas especializadas configuram-se como alguns dos principais entraves à efetiva implementação das políticas públicas voltadas para esse setor. Diante desse cenário, destaca-se a relevância de cada município elaborar, revisar e manter atualizado o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Esse instrumento é fundamental para o planejamento e a gestão integrada das ações de saneamento, permitindo a identificação de demandas prioritárias, o estabelecimento de metas e a definição de estratégias de curto, médio e longo prazo”, explicou a gerente. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de 88 municípios do Norte de Minas, apenas 25 informaram ter Plano Municipal de Saneamento, 28 não tem nenhum plano, sendo que 6 deles estão em processo de elaboração, e 31 municípios da região não informaram o cenário em relação ao saneamento. “O que nós, da Semad, temos observado, especialmente nos municípios norte-mineiros, é que a maioria deles não possuem Plano Municipal de Saneamento, ou esses planos estão obsoletos, uma vez que a legislação estabelece que esses planos têm que ser revisados a cada 10 anos, e não é isso que tem sido observado na maior parte dos municípios da região. Sendo assim, nós temos realizado em todo o estado de Minas uma ação massiva para a conscientização e capacitação. É importante salientar que os municípios que não possuírem PMSB não poderão ter acesso a recursos federais para investimentos em saneamento, segundo o que é estabelecido pelo Marco Regulatório do Saneamento. Nesse sentido, esse evento visa contribuir com o avanço dos municípios norte-mineiros para que eles elaborarem corretamente esse documento e saibam realizar a contratação adequada dos serviços”, enfatizou a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário – DAES/SEMAD, Isabela Meline Simões. Atualmente, o Codanorte está elaborando o PMSB das cidades de São João das Missões, Brasília de Minas e Claro dos Poções; e já concluiu os planos de saneamento dos municípios de Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz. “Além de entenderem a importância dos Planos Municipais de Saneamento Básico, os participantes vão receber orientações práticas sobre os instrumentos e mecanismos necessários para a implementação efetiva das políticas públicas de saneamento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe Oliveira. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com o apoio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e o Consórcio Regulador de Saneamento Básico (Arsan). Mobilização regional O whorkshopp também faz parte de uma mobilização ampla regional, levando em consideração a 30ª Conferência das Partes (COP30, o principal evento anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil em Belém, Pará, em novembro de 2025, para negociar e definir ações contra o aquecimento global e discutir temas como energias renováveis e preservação da biodiversidade. “A discussão sobre a proteção do meio ambiente é mundial, e nós contribuímos por aqui, da forma que podemos. E capacitar esses municípios para a elaboração dos planos é uma maneira de também ajudar nessas metas ambientais mundiais. Até porque, quando se investe em saneamento básico, estamos investindo também na resolução de outros problemas interligados como saúde pública, vulnerabilidade social, e cidadania”, comentou o presidente Miguel Felipe. O que é o Plano Municipal de Saneamento Básico? Os Planos Municipais de Saneamento Básico são importantes instrumentos de planejamento e gestão participativa que definem as diretrizes para a prestação dos serviços de saneamento de cada município, no que se refere ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Os PMSB visam ainda a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento local sustentável. Desde 2023, o documento se tornou condição necessária para que os municípios recebam verbas federais para obras de saneamento, conforme a Lei Federal nº 11.445/2007. Informações: Natila Gomes Assessora de comunicação do Codanorte (38)984210042
Codanorte participa do lançamento da Frente Parlamentar Mineira em Apoio aos Consórcios Públicos

O presidente do Codanorte, Miguel Felipe, participou nesta terça-feira (21) de uma audiência pública no Auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde foi lançada a Frente Parlamentar Mineira em Apoio aos Consórcios Públicos do Estado. De acordo com o requerimento de criação, o encontro teve como objetivo promover o diálogo entre representantes do poder público, especialistas, entidades civis e demais interessados, para discutir desafios, potencialidades e estratégias de fortalecimento dos consórcios públicos em Minas Gerais. “Esses instrumentos de cooperação interfederativa são fundamentais para a gestão compartilhada de serviços públicos, especialmente em áreas como saúde, infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento regional”, afirmou o deputado Grego da Fundação, autor do requerimento. Segundo o portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Lei Federal nº 11.107/2005, conhecida como Lei dos Consórcios Públicos, completou 20 anos em abril de 2025. A norma foi criada para fortalecer a cooperação federativa, viabilizar a gestão associada de serviços públicos e aprimorar a atuação conjunta entre municípios, estados e a União. O principal objetivo da lei é oferecer soluções compartilhadas para problemas comuns, especialmente entre municípios de menor porte, que contam com estrutura administrativa mais limitada. Nesses casos, os consórcios públicos tornam-se ferramentas essenciais para o avanço em áreas como a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos e a oferta de serviços de saúde — como consultas e exames. O Codanorte é um exemplo dessa atuação, promovendo soluções sustentáveis em diversas áreas da gestão pública, com destaque para a ambiental. Entre as ações realizadas estão o encerramento de mais de 40 lixões, a elaboração de projetos de aterros sanitários individuais e regionais, além da implantação de Usinas de Triagem e Compostagem. “Após 20 anos da criação da lei, podemos perceber que a gestão compartilhada se consolidou como um dos principais instrumentos de implementação de políticas públicas no Brasil, e seu aprimoramento faz parte da pauta municipalista. Sem dúvidas, essa legislação representou grandes avanços para o desenvolvimento dos municípios, principalmente os menores. A administração consorciada trouxe benefícios como a divisão de custos, o aproveitamento de equipes técnicas e a economia na execução de obras e projetos. Por isso, a criação dessa frente vai fortalecer ainda mais essa evolução e o protagonismo dos consórcios como braço direito dos municípios”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.
Melhorias do aterro sanitário de Pirapora são discutidas em reunião de alinhamento

Empreendimento permite a destinação correta dos resíduos sólidos de cinco cidades da região O Codanorte promoveu uma reunião de alinhamento com o SAAE de Pirapora para discutir as melhorias no funcionamento do aterro sanitário pertencendo ao arranjo da cidade. O empreendimento, inaugurado em 2023, sob gestão do Codanorte, recebe cerca de 29 mil toneladas por ano, de cinco municípios: Pirapora, Várzea da Palma, Ponto Chique, Ibiaí e Jequitaí. “É sempre importante mantermos esses alinhamentos e parcerias com os municípios envolvidos para que com possamos andar em atendimento de forma adequada e legal a todos os municípios envolvidos. Unidos somos mais fortes e com toda certeza com esta união o aterro e os municípios envolvidos só tem a ganhar, pois estamos falando de destinação correta dos resíduos e adequação de todos os municípios com os encerramentos dos lixões”, Participaram da reunião, a equipe técnica do Codanorte, Vanessa Santos – Engenheira Ambiental e coordenadora do aterro sanitário, Thiago Abreu – Coordenador do aterro sanitário de Pirapora, Pedro Coutinho – Engenheiro Ambiental, Cleomar – Engenheiro Civil e coordenador do Aterro de Pedras de Maria da Cruz, e Patrick Valim, representando o SAAE. O presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, ressaltou sobre a procura constante de buscar melhorias nos empreendimentos geridos pelo Consórcio. “A equipe técnica do Codanorte promove capacitações, estudos e pesquisas para cada vez melhorar a qualidade dos serviços e projetos. E essas melhorias impactam diretamente no desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Miguel Felipe.
Codanorte participa de Seminário do TCEMG sobre as funções dos consórcios públicos

A equipe do Codanorte está participando do 1° Seminário de Consórcios Públicos, promovido pelo Tribunal de Contas, em Belo Horizonte. O evento reúne prefeitos, secretários, vereadores, parlamentares, agentes públicos, representantes do setor privado, advogados, auditores, juízes, promotores e demais interessados para debater experiências, compartilhar boas práticas e aprofundar o entendimento sobre as exigências legais aplicáveis aos consórcios públicos no Brasil. O encontro tem como ênfase principal a importância da transparência, da boa governança e da estrita observância da Lei dos Consórcios Públicos, bem como dos princípios constitucionais e das normas infralegais que regem a administração pública. Por meio de palestras, está sendo debatido o papel fiscalizador dos Tribunais de Contas e o compromisso de orientar e monitorar a atuação dos consórcios, buscando assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e a eficiência dos resultados. O evento representa, assim, uma oportunidade estratégica de qualificação, diálogo institucional e fortalecimento da cultura de integridade e responsabilidade na gestão consorciada, em benefício direto da sociedade. Segundo o TCE, a discussão é importante devido à crescente complexidade da gestão pública, em que os consórcios públicos vêm se consolidando como mecanismos indispensáveis para a solução conjunta de demandas regionais e a ampliação da efetividade dos serviços públicos. Porém, a expansão desses instrumentos traz consigo o desafio de garantir o pleno cumprimento da legislação e das normas de controle que orientam a atuação dos gestores públicos. “Com as constantes mudanças nas leis que regulamentam as ações públicas e as funções dos consórcios, é importante essa capacitação para garantir que nossas ações sigam a legalidade e atransparência exigidas. O TCE está de parabéns pelo evento”, comentou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felício.
“Patas Seguras”: Programa de castração gratuita do Codanorte contempla o município de Itacarambi
Itacarambi recebe esta semana o Castramóvel, que visa fazer a castração gratuita de cães e gatos do município, sejam eles de rua, ou domésticos. A iniciativa faz parte do Programa “Patas seguras”, fruto da parceria entre o Codanorte, Ministério Público e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além do procedimento cirúrgico, o projeto inclui, ainda, a conscientização da comunidade e a educação ambiental constante. O serviço itinerante tem a estimativa de castrar cerca de 300 animais na cidade. “A castração é questão de saúde pública e representa um avanço muito grande pra região. Esse projeto de forma consorciada tem sido pioneiro, já que percorre várias cidades e tem uma cobertura ampla das ações”, comentou o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe. Segundo um levantamento do Ministério Público, o Norte de Minas possui, pelo menos, 136 mil animais. Destes, 10% vivem nas ruas. Daí a importância do serviço de Castramóvel, para também garantir o controle populacional desses animais. “O controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais de rua, desempenha um papel fundamental na saúde coletiva, prevenindo a transmissão de doenças entre animais e humanos, reduzindo o risco de acidentes e promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos. Essa medida é uma forma de conscientização e de educação ambiental. Ao controlar a população dessas espécies, contribuímos significativamente para combater o abuso e o abandono nas ruas, além de possibilitar o controle epidemiológico”, disse a coordenadora de Castração do Codanorte, Karine Mendes. O médico veterinário, Arnaldo Ventuatto, é o responsável técnico pela castração nos municípios. Ele explica como acontece o procedimento. “A castração tem como objetivo a esterilização cirúrgica, um procedimento definitivo que imediatamente impede a capacidade reprodutiva do animal. Nos machos, é realizada a remoção cirúrgica dos testículos, tanto em cães quanto em gatos, em um procedimento conhecido como orquiectomia. Nas fêmeas, é feita a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero”. O programa está sendo executado entre os municípios consorciados após o Codanorte buscar recursos junto ao Ministério Público e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad).
Assessora jurídica do Codanorte participa de evento sobre inovação nas Compras Públicas, em Porto Alegre
A assessora jurídica do Codanorte, Dra. Nádia Patrícia, participou do 8º Grandes Nomes em Compras Públicas, evento voltado a profissionais que têm a transformação e a governança como princípios norteadores de suas ações no dia a dia. Realizado em Porto Alegre, o encontro teve duração de dois dias e reuniu as maiores autoridades do país no universo das compras públicas. Foi um espaço de troca de experiências e inovação, pensado para agentes de contratação e pregoeiros, gestores e secretários municipais, assessores jurídicos, servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, além de analistas e consultores de licitação. O evento, promovido pelo Portal de Compras Públicas, contou com a presença de nomes como o CEO da plataforma, Leonardo Ladeira, e a palestrante Christianne Stroppa, referência na área. “Esses momentos são importantes para adquirirmos conhecimento e continuarmos atendendo com qualidade e legalidade as demandas dos municípios da nossa região. No Codanorte, contamos com um setor específico de Licitações e Compras Compartilhadas e estamos sempre em busca de capacitações que possam aprimorar os processos que coordenamos”, destacou a assessora jurídica, Nádia Patrícia.
Codanorte ministra palestra sobre agroextrativismo sustentável durante Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas
A coordenadora de projetos do Codanorte, Soraya Nunes, ministrou palestra no Segundo Seminário de Produtores Rurais de Bonito de Minas, na Comunidade de Ana da Rocha. Com o tema “Plantando conhecimento, colhendo oportunidades”, a programação contou com palestras sobre melhoramento genético do rebanho, direitos previdenciários, extrativismo dos frutos do Cerrado, programas de comercialização, desafios e perspectivas do setor rural e ações de fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, participaram do evento cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, agricultores familiares, pesquisadores e profissionais da área da agricultura e agroextrativismo. À convite do prefeito Miqueias Figueiredo, a coordenadora de projetos falou sobre o Circuito Agroecológico CODANORTE, que discorre sobre as maneiras de potencializar os meios de comercialização da Agricultura Familiar. “A sustentabilidade ambiental é uma das premissas fundamentais do consórcio. Participar deste importante Seminário do Produtor Rural no município de Bonito de Minas representa uma oportunidade valiosa de aplicar adequadamente os recursos do convênio firmado entre o CODANORTE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Bonito de Minas possui características socioeconômicas adequadas, presença significativa de comunidades tradicionais, população predominantemente rural e forte vocação agrícola, aliadas ao cuidado com o cerrado e toda a biodiversidade local. O CODANORTE, em parceria com a gestão municipal, está comprometido e preparado para fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento local e regional sustentável”, ressaltou a coordenadora Soraya Nunes.
Equipe do Codanorte visita 11 cidades para implantação e melhoramento de projetos voltados pra a gestão de resíduos e encerramento de lixões
A equipe técnica do Departamento de Saneamento do Codanorte está visitando os empreendimentos dos municípios consorciados e fazendo avaliação para implantação e melhoramento de projetos e programas. Ao todo, já foram visitadas 11 cidades. Em São Romão, a visita técnica teve o objetivo de agilizar o encerramento do lixão, e fazer a destinação dos resíduos para a UTC de Icaraí de Minas Em Varzelândia, a equipe de engenharia fez alinhamento sobre melhorias na Unidade de Triagem e Compostagem Também em Varzelândia, o SAAE de Pirapora visitou a UTC para conhecer o projeto e os resultados do empreendimento, para futuramente criar em Pirapora uma UTC, para atender o município. Já em Pirapora, Manga e Pedras de Maria da Cruz, as visitas aconteceram no aterro sanitário para levantamentos de dados, e estudo de melhorias para a estrutura e para a logística de funcionamento Também foi feita a Semana de treinamento e alinhamento junto aos catadores da Usina Semimecanizada do arranjo de Icaraí de Minas, proporcionando melhor aproveitando dos resíduos que chegam a usina, e alinhamento junto aos secretários municipais sobre o funcionamento da Usina, instalação de aterro sanitário e a implantação da coleta seletiva. Enquanto isso, ainda teve o Levantamento de dados para adequação do projeto da UTR de capitão Enéas, e orientação sobre a execução do projeto de construção e funcionamento da usina junto ao município e a Associação de catadores E em Bonito de Minas, e São João do Pacuí, foram discutidos assuntos como o encerramento do lixão, implantação de uma UTC na cidade e a criação de uma associação de catadores, melhorando ainda mais a situação dos resíduos nos municípios Para finalizar, houve, ainda, Visita técnica em Jequitaí para dar apoio nas questões ambientais do município, como fundo ambiental, confecção do Plano de Saneamento Básico, controle da quantidade de resíduos sólidos que a cidade destina para o aterro de Pirapora, confecção de projeto de uma UTC e criação da associação de catadores no município. E em Buritizeiro, a Visita técnica teve o objetivo de fazer levantamento topográfico da área onde será instalada a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC).
