São Romão é oficialmente o mais novo município consorciado ao Codanorte

São Romão é o mais novo município consorciado ao Codanorte. A parceria foi firmada durante reunião na sede do consórcio. Na oportunidade, o prefeito Alan Soares e a equipe conheceram os serviços oferecidos nas diversas áreas da administração pública. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, esclareceu sobre os resultados projetos e programas exitosos promovidos na região central, Norte e Vale do Jequitinhonha. Atualmente, o Codanorte oferece vários serviços aos municípios como assessoria e capacitação nas áreas da saúde, educação, assistência social, compras compartilhadas, licitações, Desenvolvimento regional e assistência aos agricultores familiares, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), castração e saúde animal, saneamento básico, com o encerramento de lixões, programas de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, entre outros. Hoje, o Consórcio também administra o Acolhimento Institucional Lar São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz, e Lar Jardim dos Sonhos, em Buenópolis, que atende a demanda social de vários municípios consorciados, onde abriga crianças em situação de vulnerabilidade social. “Vamos resolver um problema antigo em São Romão, que é a questão do lixão. Estamos firmando essa parceria hoje para que possamos de vez essa preocupação no nosso município”, comemorou o prefeito de São Romão, Alan Soares. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, também falou sobre a nova parceria. “Nossa equipe oferece meios e técnicas para a solução de uma série de desafios enfrentados pelas cidades. E no caso de São Romão, tem essa questão ambiental que precisa ser resolvida o mais breve possível. E para isso, vamos trabalhar de forma incansável para ajudá-los em promover o desenvolvimento ambiental e entregar uma cidade mais limpa para a população”.

Saúde animal no Norte de Minas: Seminário gratuito em Montes Claros vai apresentar estratégias para o controle populacional de cães e gatos

Estão abertas as inscrições para o 1º SEMINÁRIO REGIONAL DE MANEJO ÉTICO E SUSTENTÁVEL DE CÃES E GATOS DO NORTE DE MINAS, que será realizado na próxima quarta-feira (30 de julho), no Auditório da AMAMS. O evento gratuito é uma realização do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD). O objetivo é discutir estratégias eficazes de controle populacional de cães e gatos na região, promovendo o bem-estar animal e políticas públicas sustentáveis. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online no link: https://forms.gle/Jwqwps31Zmvf3Ytu8 Sua participação e colaboração são essenciais para o sucesso deste projeto! A programação conta com palestras sobre estratégias de esterilização, microchipagem, saúde básica animal, guarda responsável, educação humanitária e fiscalização de maus-tratos, além de discussões sobre o papel dos consórcios públicos na gestão compartilhada da fauna doméstica. Entre os palestrantes estão: Patrícia Carvalho da Silva – Superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica; e Júlia Amorim Faria – Diretora de Fauna Doméstica. “A iniciativa visa promover a cooperação entre municípios consorciados, qualificar a atuação regional e ampliar o alcance das ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal”, enfatizou a coordenadora de castração e saúde animal do Codanorte, Karine Mendes. *VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:* 8h – CREDENCIAMENTO 9h10 – O papel dos consórcios públicos na gestão compartilhada da fauna doméstica – Enilson Francisco – secretário executivo do CODANORTE 09h50: TEMA: Manejo populacional de cães e gatos no Brasil: histórico, legislação e competências institucionais 10h20: TEMA: A atuação do Estado de Minas Gerais no apoio à execução de políticas de controle populacional 11h: TEMA: A importância do Registro e identificação: Programa Estadual “Conheça Seu Amigo” 11h40: PERGUNTAS 12h10: INTERVALO ALMOÇO 13h40: TEMA: Por que castrar? Fundamentos Técnicos e Estratégicos do Programa Estadual de Esterilização 14h20: TEMA: Saúde básica animal: imunização, vermifugação e cuidados essenciais nos territórios vulneráveis 15h: TEMA: Educação humanitária como estratégia de base para a guarda responsável e o bem-estar animal 15h40: TEMA: Fiscalização e maus-tratos de cães e gatos *PROGRAMA CONHEÇA SEU AMIGO* Um dos principais pontos apresentados no evento será o Programa Conheça Seu Amigo, voltado exclusivamente a consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo de fortalecer a regionalização das ações de microchipagem e manejo populacional ético de cães e gatos no estado de Minas Gerais. O Codanorte concorre ao edital de seleção, já foi aprovado em todos os quesitos, e agora espera a divulgação do resultado oficial no dia 29 de julho. Ou seja, um dia antes do evento. “O controle populacional de cães e gatos nas cidades vai além de uma pauta ambiental, mas também é uma questão de saúde pública. Uma vez contemplados nessa última fase do edital, daremos continuidade ao trabalho desenvolvido em escala regional, quando realizamos, no ano passado, a castração gratuita de mais de 2 mil animais, em 11 cidades da região, sendo castração gratuita nos municípios consorciados, sendo 1.716 cães e 481 gatos”, comentou o presidente do Codanorte, Miguel Felipe.

Codanorte participa como apoiador do 1° Fórum de Economia Criativa, em Grão Mogol

Grão Mogol sediou nesta quarta (16) e quinta (17) o 1° Fórum de Economia Criativa. O Codanorte foi apoiador do evento, que contempla as cidades com até 20 mil habitantes. Segundo a organização, o objetivo foi discutir o poder da cultura, da arte e dos negócios criativos para transformar cidades menores a partir da criatividade. A programação contou com debates, minicursos, palestras, conexões e ideias práticas para fortalecer políticas públicas e iniciativas empreendedoras no interior do estado. O Codanorte foi representado pelo coordenador Eduardo Rabelo, e a arquiteta Maria Helena. “Foi uma discussão muito rica. Para que as pessoas aprendem a ter criatividade, montar seu negócio de forma estratégica, seja o artesão, ou o músico, por exemplo. Foram mais de 50 cidades participantes, em busca de um mesmo desejo: potencializar o turismo regional, que é tão forte, mas que precisa ainda mais de incentivos tanto financeiros, como de pessoal”, disse o coordenador Eduardo Rabelo.

Equipe do Codanorte participa da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Semad, em Belo Horizonte

A equipe do Codanorte, representada pelos colaboradores Karine Mendes e Mauro Júnior, participou da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), em Belo Horizonte. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de junho e abordou temas como as estratégias de Minas Gerais e do Brasil para a agenda climática, incluindo iniciativas de descarbonização do Estado e de grandes empresas; o futuro da gestão da água e da sustentabilidade urbana; além das políticas públicas voltadas à fauna doméstica. Durante o painel sobre esse último tema, foi realizada a solenidade de lançamento do edital do Programa *Conheça Seu Amigo*, voltado exclusivamente a consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo de fortalecer a regionalização das ações de microchipagem e do manejo populacional ético de cães e gatos no estado de Minas Gerais. “Esse programa será essencial para o controle populacional de cães e gatos nas cidades da nossa região. Com ele, daremos continuidade ao trabalho que já iniciamos com a castração gratuita nos municípios consorciados. Esse projeto também vai ajudar na identificação permanente dos animais por meio da microchipagem”, explicou uma das responsáveis pela área de saúde animal do Codanorte, Karine Mendes. *Programa Patas Seguras* O Codanorte tem sido pioneiro na região com um programa específico para o controle populacional de cães e gatos: o *Patas Seguras*, que, em 2024, foi realizado em 11 cidades da região. Com o Castramóvel itinerante, foram castrados mais de 2 mil animais, sendo 1.716 cães e 481 gatos. “Nós seguimos cumprindo nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional em diversas áreas. E a saúde animal é uma dessas áreas que merece atenção do poder público, pois animais saudáveis refletem também na saúde da população como um todo. Já tivemos grandes resultados com o Castramóvel no ano passado e, agora, com esse novo programa do Governo Estadual, voltado à microchipagem, os municípios serão ainda mais beneficiados”, afirmou o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe.

Presidente e coordenador do Codanorte participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representantes do Codanorte participaram da maior mobilização municipalista do mundo em número de autoridades: XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reuniu mais de 14 mil municipalistas que se reuniram na capital federal. Pelo Codanorte, participaram o presidente Miguel Felipe, e o coordenador, Eduardo Rabelo. Segundo a CNM, o documento com as demandas e as contribuições debatidas no evento foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, José Hilário Marques, que deve repassar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, a XXVI Marcha teve importantes compromissos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em relação a pautas estruturantes dos Municípios, com destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, PEC da Sustentabilidade Fiscal, elaborada pela CNM e que traz impacto de quase R$ 700 bilhões aos Municípios. Além da Marcha, o presidente e o coordenador também cumpriram outras agendas voltadas para as articulações de melhorias dos municípios da região. “Durante a Marcha dos Prefeitos 2025, estivemos em Brasília representando com orgulho o Norte de Minas. Junto ao senador Rodrigo Pacheco, apresentamos importantes demandas do Codanorte, em busca de recursos e investimentos para fortalecer nossa região. Participamos também da Bancada Mineira, onde ouvimos o presidente da AMM, Falcão, reforçando a união dos municípios mineiros. No encontro com o deputado Marcelo Freitas, discutimos ideias e projetos voltados ao desenvolvimento do Norte de Minas. Foi uma oportunidade valiosa de reencontrar diversos prefeitos e amigos, e juntos, unimos forças em defesa das necessidades dos nossos municípios”, comentou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

Com estande montado no 40° Congresso Mineiro dos Municípios, em Belo Horizonte, Codanorte apresenta os serviços prestados na região

Captação de conhecimento, troca de experiências e articulação institucional. Foi assim a participação do Codanorte com estande no Congresso Mineiro dos Municípios, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). A 40ª edição do evento aconteceu nesta terça (06) e quarta (07), no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”, a programação discutiu sobre os desafios, e as infinitas possibilidades e soluções para o desenvolvimento dos municípios nas diferentes áreas da administração pública. Durante os dois dias de evento, a equipe técnica do Codanorte apresentou aos visitantes todos os serviços prestados pelo consórcio nas diversas áreas como assistência social, licitações e compras compartilhadas, jurídico, meio ambiente, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, Serviço de Inspeção Municipal (SIM – Codanorte), educação, saúde, turismo, Licenciamento, Controle e fiscalização ambiental, além de gestão de acolhimentos institucionais e programas de assistência aos produtores rurais. Atualmente, o Codanorte está presente em 64 municípios da região Norte, Central, e Vale do Jequitinhonha, e se destaca como consórcio referência em diversas soluções para a administração municipal. “Por aqui, promovemos o relacionamento com os prefeitos e gestores públicos, a divulgação da terceira edição do CINTECS, além da interação entre órgãos e pessoas que tem um objetivo em comum: promover o desenvolvimento das cidades! Agradeço a todos que passaram por aqui e nos prestigiaram. Também agradeço a equipe do Codanorte que não mediu esforços para que nossa participação fosse um sucesso. Esperamos todos em Montes Claros, na terceira edição do CINTECS, que em breve terá data divulgada”, disse o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe. Entre as autoridades que passaram pelo estande, está o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que também destacou o papel importante do Codanorte para a região Norte de Minas Gerais. “Aqui no estande do nosso consórcio, o Codanorte. Um consórcio que cuida da área ambiental, que trata das cidades inteligentes. Ou seja, um consórcio que pensa no futuro dos nossos municípios. Parabéns ao Codanorte por representar tão bem o Norte de Minas por todo o Brasil. Por toda Minas Gerais”, comentou o prefeito. A equipe que representou o Codanorte é composta pelo presidente Miguel Felipe, além dos colaboradores: Eduardo Rabelo, Rozenilda Oliveira, Amanda Gomes e Doralice Neves. *Sobre o Congresso Mineiro dos Municípios* O Congresso Mineiro dos Municípios está na 40ª edição, e é promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes públicos, imprensa e sociedade civil em dois dias de imersão e discussão sobre melhorias e soluções para os municípios e gestores municipais.

Inscrições gratuitas: Captação de recursos, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira, e a educação ambiental e climática serão tema de Encontro da Educação em Montes Claros

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Educação: Gestão e Financiamento da Educação no Norte de Minas – Soluções para 2025 a 2028. O evento será promovido pelo Codanorte, no dia 10 de abril, entre as 8h e 17h, e tem como objetivo discutir estratégias para a captação e gestão de recursos educacionais, além de abordar desafios emergentes que impactam a educação pública nos municípios da região. As palestras serão ministradas por especialistas, que trarão análises e soluções práticas para a gestão educacional no Norte de Minas. “Com um olhar voltado para os próximos quatro anos, o encontro busca oferecer subsídios para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis. Entre os temas debatidos, estão mecanismos de financiamento, obrigatoriedades legais para a aplicação dos recursos, questões raciais e climáticas no planejamento educacional, entre outros desafios”, comentou o prefeito de Joaquim Felício é presidente do Codanorte, Miguel Felipe. A expectativa é de receber cerca de 200 pessoas entre prefeitos, secretários, gestoras municipais, técnicos e professores. “A gente vai falar sobre gestão financeira dentro da educação para esse mandato de 2025 a 2028. Saiu novas resoluções dentro da legislação da educação sobre as obrigatoriedades, principalmente para a captação de recurso. Estamos trazendo pessoas com expertise para falar sobre os recursos financeiros e suas complementações. É muito importante que os gestores fiquem por dentro, pois quanto mais eles souberem sobre essas obrigatoriedades, maior vai ser o conhecimento deles a respeito da captação de recursos para o município. Então, vendo como funciona toda essa questão, eles conseguem entender melhor qual o caminho seguir para captar mais recursos para os seus municípios”, explicou a gerente do departamento de Educação do Codanorte, Rosivânia Nunes. Os tópicos em pauta incluem: 1. Fundeb e suas Complementações: Discutir a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), suas complementações e o impacto nas finanças municipais e na qualidade da educação. 2. ICMS Educacional: Analisar a distribuição do ICMS Educacional e suas implicações para os municípios, buscando formas de ampliar os recursos destinados à educação. 3. Prioridades e obrigações: Delinear uma agenda para a Educação municipal que atenda a legislação nacional e as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios. 4. Implementação da Lei 10.639/2003: que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, promovendo a educação étnico-racial e a valorização da diversidade cultural. 5. Implementação da Lei 14.926/2024, que trata sobre a educação ambiental e climática, visando a conscientização e formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente 6. Sistemas Municipais de Educação: Analisar a importância de constituir sistemas e de fortalecer os órgãos de controle social municipais. *PROGRAMAÇÃO COMPLETA:* *08h10* – CREDENCIAMENTO *08h30* – COFFEE BREAK E RECEPÇÃO 09H – COMPOSIÇÃO DO DISPOSITIVO E ABERTURA *10H20 ÀS 11H* *PALESTRA: NOVAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL* SÉRGIO KOBAYASHI – EX-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CAUCAIA-CE *11H ÀS 12H* *PALESTRA: LÁ VEM A EDUCAÇÃO CLIMÁTICA: UM NÓ OU UM LAÇO?* MIRELLA CAPEL *13H30 ÀS 14H20* *PALESTRA: EDUCAÇÃO 2025/2028 -AJUDANDO OS MUNICÍPIOS A VENCEREM OS DESAFIOS E INCREMENTAR RECEITAS DE FINANCIAMENTO* PROF. MANOEL BARBOSA   *14H30 ÀS 15H50* *PALESTRA: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS* PROF. EDERGÊNIO NEGREIROS *15H50 ÀS 16H30* *PALESTRA:OBRIGATORIEDADE LEGAL NA EDUCAÇÃO: PROGRAMAS E FINANCIAMENTO* SANDRO RESENDE E FRANK BONIEK   *Endereço:* Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – CROMG – AV. Major Alexandre Rodrigues, n 40, Ibituruna- Montes Claros *Inscrições no link:* https://forms.gle/aR2X1vFFpuGqQR797

Codanorte promove reunião com os Secretarios de Assistência Social para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional, para atender pessoas com deficiência de cinco municípios da região

  Foi promovida hoje, na sede do Codanorte, uma reunião com os Secretarios de Assistência Social de Bonito de minas, Conego Marinho, Itacarambi, Januária e Pedras de Maria da Cruz, vinculados à Comarca de Januária, para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional A iniciativa será gerenciada pelo CODANORTE. “É um importante passo para a região fomentando a garantia de direitos e na promoção da inclusão, um serviço de acolhimento destinado a pessoas com deficiência que não possuem suporte familiar ou se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse a gerente do Departamento de Assistência social do Codanorte, Rosivânia Nunes. A Residência Inclusiva faz parte da rede de proteção social de alta complexidade e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa iniciativa faz parte das estratégias estabelecidas pelo Codanorte para conseguir atender de forma mais assertiva, coletiva, e integral aos municípios. Por sermos um consórcio multifinalitário temos essa preocupação de atender e procurar soluções nas diversas áreas da administração pública, principalmente uma pasta tão necessária para o desenvolvimento como é a pasta de assistência social”, finalizou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

AÇÕES E PROJETOS PARA O ANO DE 2025 SÃO APRESENTADOS PARA OS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA DOS 65 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS AO CODANORTE

    O Codanorte promoveu na manhã desta quarta-feira (05) uma reunião de alinhamento com os secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura dos 65 municípios consorciados. A proposta foi apresentar aos novos secretários da gestão 2025/2028, os serviços prestados pelo Codanorte na área ambiental e de agricultura, além de colher as principais demandas dos municípios. Durante a apresentação, foram pontuados os trabalhos de controle, fiscalização e licenciamento ambiental, executados pela equipe técnica do Consórcio. Atualmente, 45 municípios da região assumiram a competência originária do Licenciamento Ambiental Municipal via CODANORTE, ou seja, esse número representa cerca de 50% dos municípios da área do Norte de Minas. Além disso, o departamento também realiza capacitações para os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). Durante o evento também foram pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte que resultaram no encerramento de 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios. Entre eles está a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários individuais e regionais, elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGIRS), Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), além do programa Outro Norte, que promove a Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças. Já na área de desenvolvimento regional, o Codanorte está realizando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, o SIM Codanorte. Atualmente, a lei de adesão ao Sim já foi aprovada em quase 30 municípios consorciados. Entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais. Esse selo indica a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios. O Serviço de Inspeção do Codanorte permite que o produto seja vendido em todos os municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, conduziu a reunião junto com a equipe técnica dos departamentos do Codanorte. Ele ressaltou sobre a necessidade de alinhar e acolher as demandas dos municípios. “Hoje está sendo um grande dia, onde discutimos ações para a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios consorciados, do meio ambiente, então, é um momento de troca entre os secretários, conhecer a realidade de cada município consorciado, e a partir disso, fazer um planejamento estratégico para poder ajudar os municípios nas suas necessidades” Amâncio Oliva, novo prefeito de Varzelândia aprovou a iniciativa. “Nós que caminhamos na vida pública, já conhecemos o Codanorte, que é uma referência no nosso país de políticas públicas de resíduos sólidos, de cuidado com o meio ambiente. Para nós que estamos iniciando uma nova gestão, precisamos da expertise, precisamos de capacitação. O que o Codanorte nos traz aqui é justamente entregar conhecimento em uma área tão sensível e tão essencial para que a gente possa cuidar bem da população dos nossos municípios”. Já Welson Souza, está exercendo o cargo de secretário de Meio Ambiente de São João das Missões pela segunda vez e sabe da importância de dar mais atenção à área ambiental. “Essa gestão correta dos resíduos é importante não só para São João das Missões, mas para toda a região. Essa parceria com o Codanorte tende a melhorar cada vez mais o nosso município, para ser mais limpo e mais assertivo”. A ideia é compartilhada por Pedro Coutinho, novo secretário de meio ambiente de Capitão Enéas. “O Codanorte está dando um norte realmente para os novos secretários que estão chegando agora junto à administração pública na questão ambiental. E os gestores que estão chegando agora, que não sabe muito bem por onde começar, a gente consegue ter com o Codanorte esse apoio, esse primeiro passo para desenvolver o que a gente precisa. Então, é muito interessante esse primeiro encontro, e eu espero que tenha mais, porque a gente só tá iniciando”. A procuradora jurídica do Codanorte, Rejane Souto, reafirmou o compromisso do Codanorte de levar aos municípios suporte técnico para as diversas áreas da administração pública. “Essas soluções propostas de forma consorciada aos municípios permitem uma série de vantagens como a economia de recursos, com a diminuição de custos nas demandas, promove união dos prefeitos, além de apontar soluções regionalizadas, que levam em consideração o bem coletivo”, discorreu a procuradora. Miguel Felipe, presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, destaca como essa relação entre o Consórcio e os municípios é necessária para a evolução integral dos municípios. “A região tem evoluído muito graças a essas parcerias. Todos em busca desse objetivo comum que é desenvolvimento sustentável dos municípios, integrando as áreas ambiental, social e econômica. Quando se olha para esses três pilares, os resultados em dúvidas são mais sólidos”, finalizou Enilson Francisco.  

Sala Verde: Codanorte recebe Certificação do Ministério do Meio Ambiente para implantar espaço socioeducativo e sustentável

  O CODANORTE recebeu a certificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para a implantação do projeto Sala Verde CODANORTE. Essa conquista marca um importante passo em nossa missão de promover o desenvolvimento ambiental sustentável na região Norte de Minas Gerais. Com este certificado, o CODANORTE ganha maior credibilidade e visibilidade, facilitando a articulação com parceiros e a realização de atividades locais de educação e cidadania ambiental. O presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, explica que o Sala Verde CODANORTE será um espaço dedicado à informação, formação e ação em prol do meio ambiente, beneficiando os 64 municípios que fazem parte do consórcio. “A aprovação desse projeto político-pedagógico pelo MMA não apenas valida nossa proposta, mas também fortalece significativamente nossa atuação na área de educação ambiental”, destacou o presidente Miguel Felipe. Para o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente é fundamental para impulsionar o engajamento de organizações e a população com a Sala Verde CODANORTE. “Isso vai nos permitir aprimorar nossas capacidades de execução e alcançar resultados ainda mais expressivos em nossas iniciativas ambientais. Esta certificação se alinha perfeitamente com nossa missão de promover práticas sustentáveis, conscientização ambiental e desenvolvimento regional”, ressaltou Enilson Francisco.