Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, Codanorte e Parque Estadual da Lapa Grande promovem Encontro de Secretários e Técnicos de Meio Ambiente e Agricultura do Norte de Minas

  O Codanorte, em parceria com o Parque Estadual da Lapa Grande, promoverá, nesta terça-feira, 02 de junho, o Encontro de Secretários e Técnicos de Meio Ambiente e Agricultura do Norte de Minas, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O evento será um importante momento de integração, troca de experiências e fortalecimento das ações ambientais desenvolvidas na região, reunindo representantes municipais, técnicos e gestores para debater sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento regional sustentável. A programação contará com palestra temática, apresentação institucional, trilha ecológica e ação de plantio de mudas, promovendo reflexão, aprendizado e conexão com o meio ambiente. “Este evento representa um importante momento de integração entre os municípios e fortalecimento das ações ambientais em nossa região. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para ampliar a conscientização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e reforçar o compromisso coletivo com a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados”, destacou a gerente do Departamento de Saneamento, Maria Helenna Almeida. Para garantir a segurança dos participantes, recomenda-se o uso de calçados fechados e confortáveis, além de calça, proporcionando melhor aproveitamento das atividades no parque. PROGRAMAÇÃO 7h30 – Coffee break de recepção; 8h00 – Abertura oficial; 8h30 – Apresentação institucional do PELG; 9h00 – Palestra: “A importância e o papel dos secretários municipais de meio ambiente no desenvolvimento do município e na promoção de ações ambientais”; 9h30 – Trilha ecológica no parque; 11h00 – Ação de plantio de mudas. Sobre o Codanorte Em 13 anos de atuação, 42 cidades tiveram seus lixões desativados por intermédio do Codanorte, entre os anos de 2017 e 2025. O Consórcio também atuou na construção de oito Usinas de Triagem e Compostagem (UTCs): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; além da implantação do Programa Outro Norte nas escolas, por meio da Gincana de Recicláveis, que promove a conscientização ambiental entre os alunos. Já na área de desenvolvimento regional e agricultura, o Codanorte atua no suporte técnico para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM Codanorte). O certificado garante a segurança alimentar e tem como principal objetivo atestar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios produzidos nos municípios consorciados e que chegam à mesa do consumidor. Ao todo, 27 municípios já aderiram ao SIM Codanorte. Atualmente, 15 municípios possuem contratos de programa ativos, com o serviço em pleno funcionamento, e três municípios estão com legislações em fase de tramitação nas Câmaras Municipais para aprovação. Com o selo, os produtores ficam aptos a comercializar seus produtos nos mais de 60 municípios consorciados, garantindo ampliação de mercado.      

Codanorte participa do 9º Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas, em Natal (RN)

    A equipe do Codanorte participou do 9º Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Representaram o consórcio o presidente Miguel Felipe, o coordenador Eduardo Rabelo e as integrantes do Departamento de Licitações, July France e Adriana Costa. Considerado o maior encontro nacional sobre governança, inovação e tecnologia nas compras públicas, o evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais de diversas regiões do país. Foram dois dias de conteúdo estratégico, debates qualificados e troca de experiências sobre os desafios e avanços das contratações públicas. A programação contou com palestras, aulas temáticas e mesas-redondas conduzidas por autoridades nacionais e regionais. Entre os palestrantes estiveram o ministro Benjamin Zymler, Jacoby Fernandes, Ana Priscila Queiroz, Ronny Charles, Carmen Carneiro, Murilo Jacoby e Jorge Lobo. Os participantes acompanharam debates estratégicos sobre a Nova Lei de Licitações, além de conteúdos práticos voltados à governança, planejamento e gestão de riscos. O encontro também promoveu networking entre gestores públicos, autoridades e profissionais da área, além de trilhas de capacitação destinadas à administração pública, empresas e licitantes. A Constituição Federal estabelece, no inciso XXI do artigo 37, o dever de licitar para a contratação de compras e serviços. Trata-se de um processo que exige planejamento, estrutura e servidores capacitados. O modelo de compras compartilhadas adotado pelo Codanorte permite que municípios realizem aquisições conjuntas de produtos e serviços, reduzindo custos e fortalecendo a eficiência administrativa. A atuação do consórcio também oferece suporte técnico aos municípios em todas as etapas dos processos licitatórios. “Licitar é um processo complexo, que demanda recursos e equipes capacitadas. Muitos órgãos e prefeituras enfrentam dificuldades para desenvolver esse trabalho de forma eficiente. Por isso, as compras compartilhadas se tornam uma alternativa importante. O compartilhamento entre instituições e municípios pode garantir mais eficiência, transparência e melhores práticas de gestão. Além disso, as licitações compartilhadas contribuem diretamente para a economia dos municípios”, destacou o presidente do Codanorte, Miguel Felipe.   Nátila Gomes Assessora de Comunicação do Codanorte 38984210042  

Codanorte presente na XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O Codanorte participou da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 18 e 21 de maio. Representaram o Codanorte o presidente do consórcio e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, além de outros prefeitos consorciados. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 15 mil gestores participaram do evento em busca de conhecimento. Eles receberam atualizações sobre boas práticas, orientações, esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões em uma interação fundamental para o fortalecimento da administração municipal. Com o tema “O Brasil que dá certo nasce nos Municípios”, a programação incluiu debates sobre ideias e temas da gestão pública, abordados nas mais de 30 arenas temáticas realizadas na programação paralela do evento. A sustentabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos nos municípios brasileiros foi um dos temas debatidos na XXVII Marcha. Os desafios enfrentados, principalmente pelos municípios de pequeno porte, para cumprir as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e da legislação federal do saneamento básico foram o foco da discussão. Durante a apresentação, foi destacado que a coleta seletiva e a compostagem são alternativas importantes para diminuir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários. Isso porque, quanto menor a quantidade destinada aos aterros, menores serão os custos com transporte e disposição final dos materiais. Entre as soluções apresentadas, destacou-se a formação de consórcios intermunicipais. O modelo permite que diferentes municípios compartilhem estruturas como aterros sanitários e sistemas de destinação de resíduos, reduzindo despesas operacionais e viabilizando soluções regionais para cidades de pequeno porte. Em muitos casos, manter individualmente um aterro sanitário próprio torna-se financeiramente inviável. Fundado em 2013, o Codanorte já promoveu a implantação e a gestão de sistemas como aterros sanitários e usinas de triagem e compostagem, organizados por meio de arranjos regionais, como o Arranjo Manga, Arranjo Pedras de Maria da Cruz, Arranjo Pirapora, Arranjo Varzelândia e Arranjo Icaraí de Minas, promovendo soluções consorciadas e mais eficientes para os municípios. “Esse é um tema que nos interessa, pois sabemos o quanto essas soluções compartilhadas são fundamentais para os municípios menores. Hoje, nos tornamos referência em gestão consorciada, encerramos mais de 40 lixões e temos uma série de projetos e programas, individuais e coletivos, para ajudar essas cidades a enfrentarem esse desafio imposto pelo Marco do Saneamento”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.   Nátila Gomes Assessora de Comunicação do Codanorte 38984210042        

Codanorte anuncia Leilão de caminhonetes com lance inicial a partir R$ 10 mil

  O Codanorte vai promover na próxima sexta-feira (22 de maio), a partir das 10h, um leilão online com três caminhonetes disponíveis. A visitação será aberta ao público, entre os dias 14 e 22 de maio, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h, na Rua Olinda Maria, nº 255, bairro Edgar Pereira, em Montes Claros/MG. O leilão será realizado pelo site: www.pwleiloes.com.br, mesmo endereço eletrônico onde já estão sendo recebidos os lances. CONFIRA OS VEÍCULOS DISPONÍVEIS Item 1: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H7EA020155, RENAVAM: 01007053744 Avaliação: R$ 10.000,00 Licenciado 2023 Débitos aproximados: R$ 2.636,00 Item 2: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H5EA020090, RENAVAM: 01007194461 Avaliação: R$ 15.000,00 Licenciado 2022 Débitos aproximados: R$ 418,13 Item 3: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H7EA020205, RENAVAM: 01007054333 Avaliação: R$ 15.000,00 Licenciado 2026   Vale ressaltar que os bens serão vendidos no estado em que se encontram. Todas as informações, condições e possíveis débitos constam no edital oficial, também no site www.pwleiloes.com.br   Nátila Gomes Assessora de Comunicação do Codanorte 38984210042

Codanorte apresenta serviços prestados na região em estande no 41º Congresso da AMM

O Codanorte está presente com estande no 41º Congresso da AMM, em Belo Horizonte. Promovido pela Associação Mineira dos Municípios, o evento tem a expectativa de reunir mais de 11 mil participantes entre os dias cinco e seis de maio, no Expominas. Autoridades, agentes municipais e líderes políticos debatem perspectivas e soluções para as administrações públicas municipais. Neste ano, o tema é “Minas Gerais no centro das decisões: municípios unidos por um Brasil forte!”, destacando o protagonismo do estado mineiro no desenvolvimento nacional. Dentro do Congresso, acontece a 39ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que, em 2026, conta com mais de 400 expositores de diferentes áreas da administração pública municipal, incluindo o Codanorte. No local, estão reunidas instituições, empresas e prestadores de serviços, um espaço ideal para troca de informações, intercâmbio de experiências, contatos com potenciais investidores e interação entre os participantes dos setores que integram a administração pública. Os números apresentados durante a feira são animadores: ao todo, o Codanorte já encerrou mais de 40 lixões; construiu 10 usinas de triagem e compostagem, duas usinas de triagem semimecanizadas e cinco aterros sanitários; além de fazer a gestão de dois acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes. Além disso, 27 municípios já aderiram ao Serviço de Inspeção Municipal do Codanorte, que garante expansão de negócios para os produtores da região. Outros 47 municípios aderiram ao processo de licenciamento via Codanorte, número que representa cerca de 50% dos municípios do Norte de Minas. Já na saúde animal, mais de 2.500 animais foram castrados. “A gente reconhece a grandiosidade do evento, são mais de 11 mil participantes, dentre eles muitos agentes públicos. Aqui, vamos mostrar o que o Codanorte tem feito na região, principalmente em relação às demandas atendidas nos municípios”, destacou o prefeito de Francisco Dumont, e presidente do Codanorte, Miguel Felipe.   Nátila Gomes Assessora de Comunicação do Codanorte 38 984210042

Codanorte abre inscrições para Processo Seltivo de médicos veterinários

Estão abertas as inscrições para o Processo seletivo Simplificado para o preenchimento de três vagas temporárias de médicos veterinários, que vão atuar no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). As vagas temporárias são destinadas a atuação junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM CODANORTE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://codanorte.mg.gov.br/processos-seletivos/ O Processo Seletivo Simplificado será desenvolvido em duas etapas: análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório; e entrevista, de caráter classificatório. A nota final do candidato será obtida por meio da soma das notas obtidas nas duas etapas; correspondendo a entrevista em 30% e a análise curricular a 70% da pontuação total. A carga horária prevista será de oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais, com remuneração de R$ 4 mil. O tempo de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado. Das três vagas disponíveis, uma é imediata e a outra é para o cadastro de reserva. Resultado: O resultado preliminar da 1ª etapa (análise curricular) está previsto para ser divulgado no dia 24 de abril. A convocação para entrevista será no dia 04 de maio, a entrevista será no dia 07 de maio, e no dia oito de maio será divulgado o resultado da 2ª etapa. O resultado final do processo será divulgado no dia 15 de maio. Para mais informações, acesse o link Processos Seletivos

Corpo de Bombeiros promove treinamento para colaboradores do Acolhimento Institucional de Pedras de Maria da Cruz

O Corpo de Bombeiros ministrou, na última sexta-feira (13), um treinamento de primeiros socorros para colaboradores e prestadores de serviço do Acolhimento Institucional Lar São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz. Administrado pelo Codanorte, o local atende à demanda social de vários municípios consorciados, abrigando crianças e adolescentes de até 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O curso foi ministrado pelos militares cabo Luiz Cláudio da Silva Fróes e cabo Marden Lelis Coutinho. Ao final, a equipe técnica, cuidadores e auxiliares de cuidadores da instituição receberam certificado. “A atividade representou um momento importante de aprendizado e capacitação, proporcionando orientações práticas para que os profissionais possam agir com mais segurança e agilidade em situações de emergência. A iniciativa contribui para fortalecer o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes acolhidos, garantindo um atendimento cada vez mais preparado e responsável”, destacou a gerente do Departamento de Assistência Social do Codanorte, Marisa Alves. Durante as instruções, os participantes adquiriram conhecimentos sobre avaliação de vítimas, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilização de fraturas, abordagem a queimaduras e outras habilidades essenciais de primeiros socorros. “No curso, eu aprendi que primeiro é preciso manter a calma, para ter uma melhor percepção da situação. Aprendemos a lidar com casos de engasgo, queimaduras, cortes, convulsões… como agir. E, enquanto eu estiver prestando os primeiros socorros, é importante solicitar ajuda imediatamente. Aprendi como posso ajudar a salvar uma vida até a chegada dos bombeiros ou da equipe do SAMU. Então, foi de extrema importância para nós, principalmente porque lidamos com crianças no dia a dia. Eu, pelo menos, não tinha muita noção. A gente já viu em algum lugar, mas aprender na prática é muito necessário. Aprendi que, mantendo a calma e tendo esses conhecimentos básicos, é possível salvar uma vida”, avaliou a auxiliar de cuidadora Liliany Patrocínio. Segundo o Ministério da Saúde, as crianças estão mais suscetíveis a acidentes domésticos, o que reforça a necessidade de profissionais aprenderem noções básicas de primeiros socorros. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) indicam que, de 2023 a 2024, houve 1.548 óbitos infantis, ligados principalmente à sufocação, afogamento e quedas, situações que poderiam, em alguns casos, ter sido revertidas ou amenizadas com técnicas de primeiros socorros. PRIMEIROS SOCORROS Sancionada em 2018, a Lei 13.722, popularmente denominada Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e de espaços de recreação infantil. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, após se engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião, não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e evitar a tragédia.    

RECICLA ICARAÍ – OUTRO NORTE”: CODANORTE e prefeitura de Icaraí de Minas inauguram programa de Educação Ambiental e Coleta seletiva nas escolas

O CODANORTE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icaraí de Minas, vai iniciar o Programa de Educação Ambiental Recicla Icaraí – Outro Norte. As atividades começam na próxima terça-feira (17), em duas escolas do município: CEMEI Pingo de Gente e Escola Odília Oliveira de Almeida. A iniciativa tem como objetivo ensinar as crianças, desde cedo, sobre a importância da separação correta dos resíduos e da coleta seletiva, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Durante o programa, os alunos poderão levar para a escola materiais recicláveis como plástico, metal e papel/papelão. Esses materiais serão contabilizados e somarão pontos para participação em sorteios de prêmios, incentivando ainda mais a participação dos estudantes e de suas famílias. O projeto também conta com os mascotes: o Reco, que representa uma bag, onde os recicláveis costumam ser colocados; Petinho, que representa o plástico; a Latinha, que representa os metais; e a Caixinha, que representa o papel e o papelão. “Além da consciência ambiental, e da reciclagem, os alunos também ajudam a reduzir a quantidade de resíduos enviados a aterro e também contribui para o aumento dos materiais recicláveis destinados à Usina de Resíduos do município”, comentou um dos coordenadores do programa no Codanorte, Pedro Coutinho. Atualmente, além de Icaraí, o aterro local recebe resíduos das cidades de Luislândia, Ubaí, Campo Azul e Brasília de Minas. A cidade também abriga uma usina de Triagem de Resíduos Sólidos, que recebe os recicláveis enviados dessas cidades. Para o presidente do Codanorte, Miguel Felipe, o início do programa representa um passo importante no desenvolvimento sustentável do município. “A gente mobiliza, capacita as equipes locais, incentiva a instalação do programa nas cidade, mas quando a gente vê a ideia sair do papel, é motivo de muito orgulho saber que mais uma cidade está criando consciência ambiental”, comentou.

Codanorte promove treinamento sobre segurança do trabalho na Usina de Triagem e Compostagem de Varzelândia

O Codanorte promoveu, nesta sexta-feira (20) um treinamento sobre segurança do trabalho na Usina de Triagem e Compostagem de Varzelândia. Participaram da capacitação colaboradores e catadores da Usina. O treinamento foi coordenado pela técnica em segurança do trabalho Rita de Cássia, com o objetivo de explicar sobre a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), itens essenciais para a prevenção de acidentes. A técnica ainda pontuou sobre o manuseio seguro de objetos perfurocortantes e a forma adequada de utilização dos equipamentos utilizados na operação da UTC. Após o treinamento, foram entregues os certificados aos participantes. “Essas capacitações são importantes para mostrar aos catadores que os EPI’s e esses cuidados básicos durante a operação são para a proteção da vida deles mesmos. Não apenas uma obrigação imposta. É uma questão de resguardar a saúde e integridade física de todos”, destacou o engenheiro ambiental do Codanorte, Pedro Coutinho. O treinamento faz parte de uma série de ações que serão feitas no Codanorte para a promoção do bem-estar e segurança do trabalhador. A capacitação também será ministrada no dia 02 de março, em Icaraí de Minas. O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou, entre 2012 e 2024, mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho no país. Investir em treinamentos contínuos, uso correto de EPIs e supervisão constante é essencial para proteger vidas. “O trabalho desenvolvido nos empreendimentos do Codanorte precisa do uso de equipamentos de proteção, por isso, é importante a conscientização desses trabalhadores para prevenir quaisquer acidentes durante a execução de suas atividades. A prevenção salva vidas”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

Padre Paraíso é a 26ª cidade a aderir ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM Codanorte)

O Codanorte promoveu o Seminário de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos animais e vegetais no município de Padre Paraíso. A lei que regulamenta a implantação do SIM Consorciado já foi aprovada na Câmara Municipal, agora, está na fase de capacitação dos agricultores. Após esse processo, é dado segmento às outras etapas até a conquista do selo. “Durante conversas com os municípios, verificamos essa necessidade de existir um órgão de fiscalização e controle dos produtos gerados pelos agricultores. A implantação do SIM representa, entre outros fatores, economia em escala, melhoria na qualidade de produtos, e expansão de território comprador, ou seja, o selo viabiliza o escoamento dos produtos para mais lugares, podendo ser comercializado em todos os 64 municípios consorciados”, afirmou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco. Ao todo, 26 municípios já aderiram ao SIM Consorciado. Para a gerente do Departamento de Desenvolvimento regional, Deiviane Muniz, os agricultores familiares são um dos principais beneficiados nesse processo. “A agricultura familiar desempenha papel relevante na economia dos municípios do Norte de Minas Gerais. Sua economia se torna ameaçada diante dos entraves enfrentados por essa parcela social. A dificuldade de acesso à assistência técnica e orientação direcionada à legalização de produtos, e, consequentemente, a falta de agregação de valor e geração de renda, têm desestimulado a permanência dos agricultores familiares no campo. Frente a essa problemática, propomos a criação de órgão de inspeção municipal através de consórcio público com princípios de inclusão social e produtiva para uma maior adesão de agricultores familiares à legalização”. Sobre o SIM Consorciado O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo atestar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos nos municípios consorciados ao Codanorte e que chegam até a mesa do consumidor. O presidente do Codanorte, Miguel Felipe, ressalta que entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais. “Esse programa vem para elencar a agricultura de forma expansiva, onde os produtores poderão comercializar nos 64 municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. Quando o serviço de inspeção municipal é isolado, ou seja, executado apenas pelo poder municipal, os produtos só podem ser comercializados dentro daquele município. Essa é uma das principais vantagens do SIM”.