Estão abertas as inscrições gratuitas para oficina de capacitação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)

 

 

Você é agricultor, técnico agrícola, gestor municipal na pasta da agricultura ou atua na área de agricultura no Norte de Minas?

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE está com inscrições gratuitas para quem deseja participar da Oficina do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para Qualificação do Cadastro Sisbi e Adequação Sanitária das Agroindústrias.

A oficina vai acontecer no auditório da AMAMS, no dia 26 de novembro, e será realizada em conjunto com os consórcios classificados na Primeira Turma do Projeto ConSIM3, e têm o objetivo de capacitar os participantes sobre as exigências sanitárias e fortalecer a integração regional por meio do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM Consorciado), promovendo o desenvolvimento e a ampliação do mercado para as agroindústrias familiares da região.

O evento será uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento regional ao integrar a cadeia produtiva dos municípios consorciados. A participação das agroindústrias familiares no SIM Consorciado abre caminho para a circulação de produtos no mercado local e, futuramente, em nível nacional. Essa expansão proporciona novos canais de comercialização e incentiva o crescimento econômico dos municípios envolvidos.

“O Projeto CONSIM3 tem como objetivo orientar tecnicamente o CODANORTE, que busca desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional, gerando autossutentabilidade e desenvolvimento regional”, destacou a gerente do departamento de Desenvolvimento Regional do Codanorte, Deiviane Muniz.

Desde o início do ano, o Codanorte vem implantando na região o Serviço de Inspeção Municipal (Sim Consorciado). O médico veterinário do Codanorte, Henrique Lopes explica sobre as vantagens do serviço.

“O serviço de inspeção municipal visa trazer mais qualidade de alimentos e certificar os produtos para que a gente ofereça para a nossa população produtos com segurança alimentar, apoiar o mercado dos produtores para uma população de mais de 1 milhão de pessoas”, enfatizou.

Para o Serviço de Inspeção Consorciado ser implantado nos municípios, é preciso que a Lei de implantação seja aprovado na câmara de Vereadores. Até o momento, a lei já foi aprovada em 21 municípios:

Montalvânia
Cônego Marinho
São João da Lagoa
Ibiracatu
Bonito de Minas
Pedras de Maria da Cruz
São João do Pacui
Botumirim
São joão da ponte
Miravânia
Japonvar
Campo Azul
São Francisco
Olhos D´Agua
Icaraí de Minas
Itacarambi
Bocaiuva
Pintópolis
Engenheiro Navarro
Varzelândia
Francisco Dumont

O presidente do Codanorte, e prefeito de Francisco Dumont, também ressaltou o avanço que as cidades vão ter a partir da implantação do SIM Consorciado.

“Essa é mais uma das ações que o Codanorte tem feito para promover o desenvolvimento dos nossos municípios. Expandir o mercado significa geração de mais renda, aquecimento da economia e maior escoamento da produção”, finalizou Eduardo.

*Iniciativa do Ministério de Agricultura e pecuária (Mapa)*

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reailiza, a 3ª edição do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) que visa aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

Esta será a maior edição de todas, com ciclos de oportunidades para a participação dos consórcios públicos municipais atualmente cadastrados no Sistema e-Sisbi e que ainda não obtiveram a integração ao Sisbi-POA.
O Mapa tem estimulado a integração ao Sisbi-POA via consórcios intermunicipais por meio do projeto ConSIM. O resultado é maior oferta de produtos de origem animal (carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados) com regularidade sanitária, ou seja, mais alimentos seguro para a população brasileira; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização de seus produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos; e desenvolvimento regional.

 

*Veja a Programação da Oficina*

08:00h – Recepção e Inscrições

09:00h – Abertura

09:30h – Apresentação Ministério da Agricultura e Pecuária – Qualificação do Cadastro SISBI

Público alvo: Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de Inspeção

11:30h – Espaço para Perguntas

12:00h as 13:30h – Intervalo de almoço

13:30h – Apresentação Consultores – Adequação Sanitária das Agroindústrias

Público alvo: Representantes das Agroindústrias, Médicos Veterinários Responsáveis Técnicos, Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de Inspeção

17:00h – Espaço para Perguntas

17:30h – Encerramento

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0UMFViwq2xgZZilU2BTDywxAqvMHvlXz0DATkzmpHyoXGYQ/viewform

 

 

Pular para o conteúdo