Presidente do Codanorte participa de cerimônia de assinatura do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual que visa facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde

O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, participou nesta terça-feira (26) da solenidade de assinatura do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual que regulamenta a transposição e transferência de saldos constantes e financeiros provenientes de repasses, parcerias e convênios firmados com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) até o dia 9 de maio de 2023. A solenidade foi promovida no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Segundo o Governo estadual, o Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual vem para facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde, permitindo, por exemplo, o remanejamento de recursos que antes só poderiam ser gastos com um fim específico, predeterminado.  

Agora, municípios que tenham saldo do Acordo no Fundo Municipal de Saúde – seja por eficiência nos gastos ou, por exemplo, ausência de objeto, quando um valor é destinado para algo que não é mais necessário – poderão realocar estes recursos para outras áreas da saúde municipal, conforme a demanda da própria cidade. “Dessa forma, serão amenizadas as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos para executar recursos provenientes de convênios antigos e, ainda, dá mais autonomia aos gestores municipais para as decisões relacionadas”, pontuou o governo estadual por meio de nota. O encontro contou com a presença do governador Romeu Zema, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, do prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro. A comitiva também teve a participação de prefeitos consorciados ao Codanorte e secretários de saúde da região. O Termo Aditivo do Fundo Estadual teve origem no Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/23, que é de autoria coletiva de 40 parlamentares e tem como primeiro signatário o deputado estadual Tadeu Martins Leite, presidente da ALMG. O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, comemorou a assinatura. “Ficamos felizes em ver que essa iniciativa da Assembleia vem aliviar os municípios em relação aos recursos que estavam parados e agora poderão ser usados de acordo com a lei. Agora, cada prefeito, que conhece melhor a realidade do seu município, saberá onde aplicar os recursos na área da Saúde. Isso faz com que façamos uma melhor gestão baseada na necessidade local”, afirmou Eduardo. Texto: Nátila Gomes Assessora de comunicação do CODANORTE

Diretoria e prefeitos consorciados ao Codanorte participam do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do Rio São Francisco

A diretoria e prefeitos consorciados ao Codanorte participaram na manhã desta quarta-feira (13) do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do Rio São Francisco, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A frente vai atuar na unificação de forças para ações de revitalização e conservação da bacia do Rio São Francisco. “O Velho Chico, como carinhosamente é chamado por nós, gera energia, produz riquezas, mata a sede e sacia a fome. Nós, prefeitos e diretorias de entidades municipalistas estamos juntos nessa luta em prol da vida desse rio que é essencial para a sobrevivência dos municípios banhados por ele”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Conhecido como Rio da Integração Nacional, o São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Ele passa por 5 estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas; e abrange 521 municípios. Tem aproximadamente 641 mil km² de extensão e ocupa 8% do território nacional. Contribui para o abastecimento de água nas regiões Nordeste e Sudeste. Representa desenvolvimento econômico, social, cultural das áreas que abrange. Possibilita com suas águas a fruticultura que abastece o mercado interno e externo, agricultura, pecuária, a produção, os cultivos que garantem a sobrevivência das comunidades ribeirinhas. O rio ainda assegura o funcionamento de 6 usinas hidrelétricas existentes em seu curso. “O rio São Francisco está doente e precisa de tratamento urgente, para que continue levando vida e desenvolvimento por onde passa. É necessário implantar ações de preservação e uso racional de seus recursos, projetos para o aumento da vazão e a melhoria da qualidade da água. É preciso ações de combate ao desmatamento desordenado, programas de saneamento básico que ponham fim à poluição e esgotamento sanitário, criação de áreas de conservação e de corredores ecológicos, compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica”, enfatizou o deputado Paulo Guedes, autor da emenda de criação da frente. O Velho Chico é patrimônio natural, e revitalizar o “Rio da Integração Nacional” é um projeto grandioso, que pode levar décadas, mas que para o bem de todo o povo brasileiro, precisa ser feito. Minas Gerais precisa reviver essa proposta de resgatar o rio São Francisco. A implantação dessa frente parlamentar solidifica ações como a reivindicação de recursos para retomada da hidrovia, melhoria dos portos, investimentos no turismo e efetivação de políticas públicas para as comunidades ribeirinhas. Além do presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, também representaram o Consórcio o secretário executivo, Enilson Francisco, e a prefeita de Itacarambi e diretora administrativa operacional do Codanorte, Nívia Maria Oliveira.

Cerca de 2 mil pessoas participam do 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), promovido pelo CODANORTE

Cerca de 2 mil pessoas de várias partes do país participaram do 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), promovido entre os dias 29 e 30 de agosto, em Montes Claros. O número bateu 30% a mais do público esperado e superou as expectativas da organização. Como o próprio nome já diz, o CINTECS apresentou vasta programação, dividida entre cinco painéis temáticos simultâneos, voltada para o desenvolvimento tecnológico e sustentável dos municípios, oferecendo soluções inovadoras para que eles se tornem mais inteligentes. Ao todo, foram mais de 100 palestrantes que subiram nos palcos Mandacaru, Flor de pequi, Flamboyam, sempre-viva e Ypê amarelo. Entre os palestrantes que participaram estão: o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares, o empresário Geraldo Rufino, a secretária de meio ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, e a jornalista Giuliana Morrone. A proposta busca atender a uma mobilização global em prol da modernidade na administração pública focada na eficiência, agilidade e transparência. Foi destinado a representantes dos órgãos e entidades das esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal, presidentes e secretários executivos de Consórcios, sociedade civil, comunidade estudantil e empreendedores. “Foram dois dias de muito conhecimento, troca de experiências e contato com todos aqueles que desejam conhecer o que há de melhor para o avanço das nossas cidades. Ficamos felizes em trazer um evento inovador, que não deixou a desejar em nada comparado aqueles congressos feitos nos grandes centros do país. Sem dúvidas, o Codanorte fez história e trouxe o melhor da tecnologia para promover boas experiências ao público presente”, ressaltou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Uma das novidades do evento, foi o fato de os participantes poderem sintonizar qual palestra desejava escutar, pois as palestras foram apresentadas via rádio e fone de ouvido, o que permitiu que um palco não atrapalhasse o outro. O destaque também foi o crachá sustentável com semente, onde o participante poderá picotá-lo após o evento e plantá-lo. O espaço também foi propício para as empresas e instituições apresentarem suas marcas, na Feira de Negócios de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade – FINTECS 2023, espaço para networking e apresentações de casos de sucesso em diversas áreas do mercado. O espaço reuniu empresas e serviços de educação, tecnologia, gestão de resíduos, saúde e muito mais. “Foi surpreendente para nós a organização e o tanto que esse evento está representando para a nossa empresa. Então, foi um ganho e excelente experiência estar do CINTECS”, destacou o diretor da Exata Group, empresa que veio de Contagem para expor no evento. A Cedro agronegócios, que possui filiais em Minas Gerais, também instalou estande no CINTECS. “Gostaria de parabenizar o Codanorte pelo evento promovido, que agregou muito valor econômico e ambiental para o nosso setor”, comentou a analista Renata de Jesus. O CINTECS também foi um momento de integração com um grupo fundamental na busca pela sustentabilidade do planeta. Catadores de materiais recicláveis participaram da “1ª Roda de escuta e conversa com os catadores de materiais recicláveis”, promovida na manhã desta quarta-feira (31), no estande do Codanorte. A advogada assessora técnica do Codanorte, Fátima Procópio, responsável pela mobilização dos catadores, conta que durante um ano de trabalho, a equipe pode visitar os lixões, galpões e conhecer a realidade destes profissionais em Januária, Manga, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Buritizeiro, Brasília de Minas e São Francisco, entre outros. “Pudemos constatar o quanto estamos distantes de uma inclusão adequada nos processos de gestão. É um desafio sensibilizar os gestores, é um desafio planejar conjuntamente a transição necessária diante da necessidade de encerrar os lixões. Faltam recursos, mas especialmente conhecimento, envolvimento e visão de um futuro possível. Nosso papel nesta Roda é primeiro escutar… e então trazer uma luz de possibilidades para os próximos anos, com os aportes possíveis dos governos em todos os níveis, dos órgãos públicos e principalmente da sociedade e seus profissionais. Obrigada por virem escutar e levar a voz dos Catadores”. Voltada para a promoção do conhecimento, a IV Mostra Científica do Codanorte abordou seis eixos temáticos: Políticas públicas; Meio ambiente e saneamento; Licenciamento ambiental; Saúde Pública; Desenvolvimento regional; e Turismo. Cerca de 20 acadêmicos e pesquisadores apresentaram os trabalhos na tarde desta quarta-feira (30). A coordenadora da Mostra Científica, Suelen Santos, explica que o objetivo foi “englobar diversas discussões a respeito de impactantes temas da gestão pública e seus desafios na atualidade, além de cuidar das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente com ênfase na sustentabilidade. O evento de abrangência regional propicia, mediante programação diversificada e de qualidade, a atualização dos participantes, além de fortalecer o papel do CODANORTE como gerador e divulgador de conhecimento científico”. Os três melhores trabalhos ganharam o Certificado de Honra ao Mérito, e todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do congresso. Cultura A valorização da cultura e dos artistas também não faltou no CINTECS. Durante os dois dias de evento, público pôde prestigiar a apresentação do grupo Catopês de Montes Claros, da cantora norte-mineira Juliana Gorayeb e do cantor gaúcho Ratto. Solidariedade O CINTECS foi um evento gratuito, com a entrada de 1kg de alimento não perecível. A ação arrecadou quase uma tonelada de alimentos que serão destinados às instituições filantrópicas da região.

Codanorte acolhe demandas dos secretários municipais de saúde da região durante encontro em Montes Claros

O Codanorte promoveu nesta quinta-feira (26) uma reunião para tratar sobre os sistemas utilizados na gestão de saúde dos municípios. Na oportunidade, foi apresentada as atualizações Sistema Informatizado do E-sus, Credenciamento de Consultas e Exames. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destacou a necessidade de unificação de sistemas para a melhor assertividade nos processos de atendimento dos pacientes e conseguir atingir os indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. “Levar desenvolvimento e diminuir os custos para os municípios, aliada a qualidade. A ideia de um servidor único e multi é ideal para que os profissionais consigam atender os usuários de forma mais global, tendo melhor ciência dos indicadores, melhor controle de estoque e transporte, além de conseguir acompanhar o quadro clínico dos pacientes com mais clareza“, ressaltou o secretário executivo. Entre as necessidades apresentadas pelos secretários de saúde e representantes da pasta estão na unificação de sistema e vincular apenas um método identificador do usuário, análise mais simplificado de dados, geração de relatórios mais fidedignos. “Essa ferramenta é muito importante para alcançarmos os objetivos que nós temos em comum, que é a melhor fluidez nos atendimentos aos pacientes”, destacou o Secretário Municipal de Saúde Cônego Marinho, Leonildo Corrêa. “A reunião foi muito importante para apontarmos os desafios enfrentados por nós na gestão da saúde municipal. A informatização do sistema é de grande relevância para levar aos nossos servidores, pois são eles que conhecem todas as nossas dificuldades que enfrentamos ao longo do dia a dia. Esperamos que logo colocaremos esse projeto em ação para melhorar a qualidade de vida tanto dos nossos colaboradores, como dos nossos pacientes”, comentou a Secretária de saúde de Itacambira, Edilene Teotônio. O encontro também tratou da realização do Processo Seletivo de Agentes Comunitários de Edemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de forma consorciada, acolheu demandas de itens para serem incluídos em processo licitatório compartilhado e destacou a necessidade da universalização do sistema de saúde de modo que os municípios tenham maior proximidade com os hospitais referências de Montes Claros. Ficou definido, ainda, a data para uma reunião com representantes do Ministério da saúde, prevista para acontecer nos dias 21 e 22 de novembro. Será o momento em que os secretários municipais vão apresentar as demandas, desafios e dúvidas referentes a esse processo de informatização dos sistemas de gestão de saúde dos municípios.