O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PIGIRS/CODANORTE é um instrumento de planejamento estratégico para a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE.
O Plano tem como objetivo a sustentabilidade nos aspectos relacionados à geração, segregação, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, e trará melhorias diretas na qualidade de vida dos habitantes da região, uma vez que trata o resíduo sólido como um bem econômico e de valor social, reutilizável e reciclável, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.
O PIGIRS é uma ferramenta importante para os municípios, propõe melhorias ao sistema de limpeza urbana, planejando a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
Sendo assim, o PIGIRS será uma nova ferramenta de gestão para os municípios, e viabilizará economicamente, através do ganho em escala, a redução de custos, a ampliação das possibilidades de negociações de melhorias e a captação de novos investimentos regionais, para um sistema integrado de manejo dos resíduos sólidos.
O PIGIRS/CODANORTE está sendo desenvolvido em duas linhas de elaboração:
Objetivo do PIGIRS: proporcionar instrumentos aos 62 municípios consorciados ao CODANORTE, para atender aos desafios inerentes à gestão eficaz e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos e rurais gerados nos municípios.
VANTAGENS DA GESTÃO CONSORCIADA DE RESÍDUOS
A gestão integrada dos resíduos sólidos através de consórcios, além de ser preconizada pela PNRS e indicada pela lei federal 14.026/2020, traz grandes vantagens como: