Codanorte anuncia Leilão de caminhonetes com lance inicial a partir R$ 10 mil

  O Codanorte vai promover na próxima sexta-feira (22 de maio), a partir das 10h, um leilão online com três caminhonetes disponíveis. A visitação será aberta ao público, entre os dias 14 e 22 de maio, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h, na Rua Olinda Maria, nº 255, bairro Edgar Pereira, em Montes Claros/MG. O leilão será realizado pelo site: www.pwleiloes.com.br, mesmo endereço eletrônico onde já estão sendo recebidos os lances. CONFIRA OS VEÍCULOS DISPONÍVEIS Item 1: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H7EA020155, RENAVAM: 01007053744 Avaliação: R$ 10.000,00 Licenciado 2023 Débitos aproximados: R$ 2.636,00 Item 2: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H5EA020090, RENAVAM: 01007194461 Avaliação: R$ 15.000,00 Licenciado 2022 Débitos aproximados: R$ 418,13 Item 3: CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 S, DIESEL, BRANCA, 2013/2014, CHASSI: WV1DD42H7EA020205, RENAVAM: 01007054333 Avaliação: R$ 15.000,00 Licenciado 2026   Vale ressaltar que os bens serão vendidos no estado em que se encontram. Todas as informações, condições e possíveis débitos constam no edital oficial, também no site www.pwleiloes.com.br   Nátila Gomes Assessora de Comunicação do Codanorte 38984210042

Corpo de Bombeiros promove treinamento para colaboradores do Acolhimento Institucional de Pedras de Maria da Cruz

O Corpo de Bombeiros ministrou, na última sexta-feira (13), um treinamento de primeiros socorros para colaboradores e prestadores de serviço do Acolhimento Institucional Lar São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz. Administrado pelo Codanorte, o local atende à demanda social de vários municípios consorciados, abrigando crianças e adolescentes de até 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O curso foi ministrado pelos militares cabo Luiz Cláudio da Silva Fróes e cabo Marden Lelis Coutinho. Ao final, a equipe técnica, cuidadores e auxiliares de cuidadores da instituição receberam certificado. “A atividade representou um momento importante de aprendizado e capacitação, proporcionando orientações práticas para que os profissionais possam agir com mais segurança e agilidade em situações de emergência. A iniciativa contribui para fortalecer o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes acolhidos, garantindo um atendimento cada vez mais preparado e responsável”, destacou a gerente do Departamento de Assistência Social do Codanorte, Marisa Alves. Durante as instruções, os participantes adquiriram conhecimentos sobre avaliação de vítimas, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilização de fraturas, abordagem a queimaduras e outras habilidades essenciais de primeiros socorros. “No curso, eu aprendi que primeiro é preciso manter a calma, para ter uma melhor percepção da situação. Aprendemos a lidar com casos de engasgo, queimaduras, cortes, convulsões… como agir. E, enquanto eu estiver prestando os primeiros socorros, é importante solicitar ajuda imediatamente. Aprendi como posso ajudar a salvar uma vida até a chegada dos bombeiros ou da equipe do SAMU. Então, foi de extrema importância para nós, principalmente porque lidamos com crianças no dia a dia. Eu, pelo menos, não tinha muita noção. A gente já viu em algum lugar, mas aprender na prática é muito necessário. Aprendi que, mantendo a calma e tendo esses conhecimentos básicos, é possível salvar uma vida”, avaliou a auxiliar de cuidadora Liliany Patrocínio. Segundo o Ministério da Saúde, as crianças estão mais suscetíveis a acidentes domésticos, o que reforça a necessidade de profissionais aprenderem noções básicas de primeiros socorros. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) indicam que, de 2023 a 2024, houve 1.548 óbitos infantis, ligados principalmente à sufocação, afogamento e quedas, situações que poderiam, em alguns casos, ter sido revertidas ou amenizadas com técnicas de primeiros socorros. PRIMEIROS SOCORROS Sancionada em 2018, a Lei 13.722, popularmente denominada Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e de espaços de recreação infantil. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, após se engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião, não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e evitar a tragédia.    

Codanorte promove reunião com os Secretarios de Assistência Social para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional, para atender pessoas com deficiência de cinco municípios da região

  Foi promovida hoje, na sede do Codanorte, uma reunião com os Secretarios de Assistência Social de Bonito de minas, Conego Marinho, Itacarambi, Januária e Pedras de Maria da Cruz, vinculados à Comarca de Januária, para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional A iniciativa será gerenciada pelo CODANORTE. “É um importante passo para a região fomentando a garantia de direitos e na promoção da inclusão, um serviço de acolhimento destinado a pessoas com deficiência que não possuem suporte familiar ou se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse a gerente do Departamento de Assistência social do Codanorte, Rosivânia Nunes. A Residência Inclusiva faz parte da rede de proteção social de alta complexidade e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa iniciativa faz parte das estratégias estabelecidas pelo Codanorte para conseguir atender de forma mais assertiva, coletiva, e integral aos municípios. Por sermos um consórcio multifinalitário temos essa preocupação de atender e procurar soluções nas diversas áreas da administração pública, principalmente uma pasta tão necessária para o desenvolvimento como é a pasta de assistência social”, finalizou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

29ª Fenics: Codanorte terá estande com apresentação dos serviços prestados nos 64 municípios consorciados

Boa tarde!   O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), vai participar da 29ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), que acontece entre quinta (12) e domingo (15). Promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), a Fenics é um dos mais importantes eventos do Norte de Minas. A expectativa, segundo a organização, é que sejam gerados cerca de 100 milhões de reais em negócios durante os quatro dias de evento. Serão cerca de 250 estandes distribuídos em um espaço de 10 mil m². E um desses estandes será o do Codanorte. No espaço, serão apresentados os diversos serviços prestados pelo Codanorte nos 64 municípios da região Norte, Central, e Vale do Jequitinhonha. “Nós entendemos e reconhecemos que de fato a Fenics se tornou uma vitrine de negócios e oportunidades. Por isso, o Codanorte estreia na feira e temos boas expectativas para mostrar todas as nossas ações voltadas para a administração pública e desenvolvimento dos municípios. Hoje, atuamos nas áreas de gestão de resíduos sólidos, saneamento, licenciamento ambiental, assistência social, licitações, agricultura familiar… enfim, são muitos serviços importantes para a população e que precisamos mostrar para todos. Hoje somos referência em gestão consorciada e temos muito orgulho de promover tantas melhorias para esses 64 municípios “, comentou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo. “Pensamos em um evento que oferecesse mais que negócios, mas que proporcionasse uma experiência única para todos. Teremos um ambiente mais agradável e estandes de grandes empresas, com o apoio de parceiros institucionais que fazem a diferença na realização da FENICS.  Novo layout, expositores que estão estreando a participação na feira, shows e uma praça de alimentação a altura do público da FENICS. Tudo converge para altas expectativas para esta edição, que está sendo preparada com muita dedicação pela diretoria e equipe da ACI”, disse a presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, em release divulgado à imprensa. Além de poder conhecer os diversos serviços prestados pelo Codanorte nos 64 municípios da região, o público também será contemplado com brindes e atividades de interação.

Codanorte implanta biodigestores em escolas de nove municípios do Norte de Minas; equipamento produz biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras

O Codanorte está implantando nas escolas de nove municípios consorciados biodigestores para a produção de biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras. Nesta terça-feira (24), o primeiro município que teve a iniciativa implantada foi Josenópolis, na Escola Municipal Teodorico Fidelis Pereira, que atende alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens Adultos. Com isso, nada é desperdiçado. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda. O biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins da escola. Ao todo, 20 escolas estão recebendo os equipamentos. A previsão é que até o fim de novembro as entregas sejam finalizadas. Além de Josenópolis (1 escola), os municípios contemplados são: Ibiracatu (2 escolas), Itaobim (3 escolas), Juvenília (3 escolas), Miravânia (2 escolas), Montalvânia (escolas), Patis (2 escolas), São João do Pacuí (2 escolas) e Varzelândia (3 escolas). (Veja a lista de escolas no PDF). O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, explica que a entrega dos biodigestores foi possível graças aos Convênio 000066/22 e 000079/2022, firmados entre o Codanorte, e o Ministério de Meio Ambiente, no valor de R$ 151.000,00 cada, totalizando R$ 302.000,00. O convênio foi assinado após o Codanorte ser selecionado no Edital de Chamamento Público nº1/2022 MMA, que selecionará projetos para implantação de biodigestores em escolas públicas, por Consórcios Públicos. O Edital faz parte da iniciativa Escolas +Verdes, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria MMA nº 232, de 14 de setembro de 2022, para promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras. “Ressaltamos a importância da instalação desses equipamentos nos nove municípios que foram contemplados com o edital. Os resíduos orgânicos agora passam a ter a destinação ambientalmente correta. A gente sabe que através da decomposição desses materiais é gerado o biogás, combustível mais sustentável que os comumente utilizados atualmente e que pode ser utilizado na produção dos alimentos dos alunos. Então, é mais uma solução para os resíduos. Os municípios contemplados estão satisfeitos, porque sabem também dessa importância. E o consórcio avança cada vez mais nas soluções, buscando sempre alternativas viáveis e sustentáveis para a gestão pública”, avalia Eduardo. Na época, os municípios selecionados para participar do edital contemplado pelo Codanorte foram aqueles que apresentavam lixões que necessitavam ser encerrados até 31/12/2022, conforme Termo de Compromisso de Encerramento de Lixões e em conformidade com o Edital. Outro critério de prioridade foi a seleção dos municípios em que as escolas estejam em localidade rural conforme classificação da malha de setores censitários do IBGE (2019) preconizados no presente Chamamento Público. A medida visa incentivar a separação de lixo e o tratamento de resíduos orgânicos e contribui para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e para a redução da emissão de gases de efeito estufa, incluindo o metano. O biodigestor ainda cumpre um papel importante para despertar a educação e cidadania ambiental, e permite a conexão com matérias como ciências, química, física, matemática e biologia. As escolas públicas que implementarem biodigestores também receberão o Selo Escola +Verde, um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e um diferencial que estimulará a sustentabilidade dentro e fora da sala de aula. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destaca os avanços relacionados a essa implantação nas escolas. “Estamos empenhados em desenvolver a nossa região e essa iniciativa é um passo importante nesse sentido. Com a implementação do biodigestor, poderemos aproveitar de forma eficiente os resíduos orgânicos gerados nas escolas, transformando-os em recursos valiosos. O biogás produzido poderá ser utilizado como fonte de energia limpa, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para a economia de recursos. Além disso, o biofertilizante líquido será um importante aliado na produção agrícola, promovendo a fertilidade do solo de forma natural. Juntos (Codanorte e municípios) estamos empenhados em desenvolver a nossa região de forma sustentável, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Com iniciativas como essa, estamos construindo um futuro melhor para todos”, disse. *Características e funções do biodigestor* O biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Entre as características principais estão: -A produção de gás é suficiente para cozinhar em um fogareiro e alimentar uma lamparina; -É off-grid, não precisa de nenhuma bomba de gás elétrica para empurrar o biogás para o fogão; -Liberação automática da pressão do gás assim que a pressão do gás estiver sobrecarregada; -Fornecimento inclui acessórios padrão necessários para realizar a instalação, produção e utilização do biogás de maneira simples e segura; -Fácil de instalar e simples de ser ativado; -Não transmite cheiro.