Codanorte promove treinamento sobre segurança do trabalho na Usina de Triagem e Compostagem de Varzelândia
O Codanorte promoveu, nesta sexta-feira (20) um treinamento sobre segurança do trabalho na Usina de Triagem e Compostagem de Varzelândia. Participaram da capacitação colaboradores e catadores da Usina. O treinamento foi coordenado pela técnica em segurança do trabalho Rita de Cássia, com o objetivo de explicar sobre a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), itens essenciais para a prevenção de acidentes. A técnica ainda pontuou sobre o manuseio seguro de objetos perfurocortantes e a forma adequada de utilização dos equipamentos utilizados na operação da UTC. Após o treinamento, foram entregues os certificados aos participantes. “Essas capacitações são importantes para mostrar aos catadores que os EPI’s e esses cuidados básicos durante a operação são para a proteção da vida deles mesmos. Não apenas uma obrigação imposta. É uma questão de resguardar a saúde e integridade física de todos”, destacou o engenheiro ambiental do Codanorte, Pedro Coutinho. O treinamento faz parte de uma série de ações que serão feitas no Codanorte para a promoção do bem-estar e segurança do trabalhador. A capacitação também será ministrada no dia 02 de março, em Icaraí de Minas. O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou, entre 2012 e 2024, mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho no país. Investir em treinamentos contínuos, uso correto de EPIs e supervisão constante é essencial para proteger vidas. “O trabalho desenvolvido nos empreendimentos do Codanorte precisa do uso de equipamentos de proteção, por isso, é importante a conscientização desses trabalhadores para prevenir quaisquer acidentes durante a execução de suas atividades. A prevenção salva vidas”, destacou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.
Melhorias do aterro sanitário de Pirapora são discutidas em reunião de alinhamento

Empreendimento permite a destinação correta dos resíduos sólidos de cinco cidades da região O Codanorte promoveu uma reunião de alinhamento com o SAAE de Pirapora para discutir as melhorias no funcionamento do aterro sanitário pertencendo ao arranjo da cidade. O empreendimento, inaugurado em 2023, sob gestão do Codanorte, recebe cerca de 29 mil toneladas por ano, de cinco municípios: Pirapora, Várzea da Palma, Ponto Chique, Ibiaí e Jequitaí. “É sempre importante mantermos esses alinhamentos e parcerias com os municípios envolvidos para que com possamos andar em atendimento de forma adequada e legal a todos os municípios envolvidos. Unidos somos mais fortes e com toda certeza com esta união o aterro e os municípios envolvidos só tem a ganhar, pois estamos falando de destinação correta dos resíduos e adequação de todos os municípios com os encerramentos dos lixões”, Participaram da reunião, a equipe técnica do Codanorte, Vanessa Santos – Engenheira Ambiental e coordenadora do aterro sanitário, Thiago Abreu – Coordenador do aterro sanitário de Pirapora, Pedro Coutinho – Engenheiro Ambiental, Cleomar – Engenheiro Civil e coordenador do Aterro de Pedras de Maria da Cruz, e Patrick Valim, representando o SAAE. O presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, ressaltou sobre a procura constante de buscar melhorias nos empreendimentos geridos pelo Consórcio. “A equipe técnica do Codanorte promove capacitações, estudos e pesquisas para cada vez melhorar a qualidade dos serviços e projetos. E essas melhorias impactam diretamente no desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Miguel Felipe.
AÇÕES E PROJETOS PARA O ANO DE 2025 SÃO APRESENTADOS PARA OS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA DOS 65 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS AO CODANORTE

O Codanorte promoveu na manhã desta quarta-feira (05) uma reunião de alinhamento com os secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura dos 65 municípios consorciados. A proposta foi apresentar aos novos secretários da gestão 2025/2028, os serviços prestados pelo Codanorte na área ambiental e de agricultura, além de colher as principais demandas dos municípios. Durante a apresentação, foram pontuados os trabalhos de controle, fiscalização e licenciamento ambiental, executados pela equipe técnica do Consórcio. Atualmente, 45 municípios da região assumiram a competência originária do Licenciamento Ambiental Municipal via CODANORTE, ou seja, esse número representa cerca de 50% dos municípios da área do Norte de Minas. Além disso, o departamento também realiza capacitações para os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). Durante o evento também foram pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte que resultaram no encerramento de 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios. Entre eles está a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários individuais e regionais, elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGIRS), Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), além do programa Outro Norte, que promove a Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças. Já na área de desenvolvimento regional, o Codanorte está realizando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, o SIM Codanorte. Atualmente, a lei de adesão ao Sim já foi aprovada em quase 30 municípios consorciados. Entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais. Esse selo indica a segurança alimentar e assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios. O Serviço de Inspeção do Codanorte permite que o produto seja vendido em todos os municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, conduziu a reunião junto com a equipe técnica dos departamentos do Codanorte. Ele ressaltou sobre a necessidade de alinhar e acolher as demandas dos municípios. “Hoje está sendo um grande dia, onde discutimos ações para a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios consorciados, do meio ambiente, então, é um momento de troca entre os secretários, conhecer a realidade de cada município consorciado, e a partir disso, fazer um planejamento estratégico para poder ajudar os municípios nas suas necessidades” Amâncio Oliva, novo prefeito de Varzelândia aprovou a iniciativa. “Nós que caminhamos na vida pública, já conhecemos o Codanorte, que é uma referência no nosso país de políticas públicas de resíduos sólidos, de cuidado com o meio ambiente. Para nós que estamos iniciando uma nova gestão, precisamos da expertise, precisamos de capacitação. O que o Codanorte nos traz aqui é justamente entregar conhecimento em uma área tão sensível e tão essencial para que a gente possa cuidar bem da população dos nossos municípios”. Já Welson Souza, está exercendo o cargo de secretário de Meio Ambiente de São João das Missões pela segunda vez e sabe da importância de dar mais atenção à área ambiental. “Essa gestão correta dos resíduos é importante não só para São João das Missões, mas para toda a região. Essa parceria com o Codanorte tende a melhorar cada vez mais o nosso município, para ser mais limpo e mais assertivo”. A ideia é compartilhada por Pedro Coutinho, novo secretário de meio ambiente de Capitão Enéas. “O Codanorte está dando um norte realmente para os novos secretários que estão chegando agora junto à administração pública na questão ambiental. E os gestores que estão chegando agora, que não sabe muito bem por onde começar, a gente consegue ter com o Codanorte esse apoio, esse primeiro passo para desenvolver o que a gente precisa. Então, é muito interessante esse primeiro encontro, e eu espero que tenha mais, porque a gente só tá iniciando”. A procuradora jurídica do Codanorte, Rejane Souto, reafirmou o compromisso do Codanorte de levar aos municípios suporte técnico para as diversas áreas da administração pública. “Essas soluções propostas de forma consorciada aos municípios permitem uma série de vantagens como a economia de recursos, com a diminuição de custos nas demandas, promove união dos prefeitos, além de apontar soluções regionalizadas, que levam em consideração o bem coletivo”, discorreu a procuradora. Miguel Felipe, presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, destaca como essa relação entre o Consórcio e os municípios é necessária para a evolução integral dos municípios. “A região tem evoluído muito graças a essas parcerias. Todos em busca desse objetivo comum que é desenvolvimento sustentável dos municípios, integrando as áreas ambiental, social e econômica. Quando se olha para esses três pilares, os resultados em dúvidas são mais sólidos”, finalizou Enilson Francisco.
CODANORTE COMEMORA COLETA DE MAIS DE 200 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM ANO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE VARZELÂNDIA

Mais de 200 toneladas de materiais recicláveis, mais de 500 toneladas de rejeitos destinados de forma ambientalmente correta, e 25 catadores de recicláveis regularizados com salário fixo mensal. Os números impressionam! Esse é o resultado de um ano de funcionamento da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos sólidos de Varzelândia. O local recebe cerca de 33 toneladas/dia de materiais da cidade de Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte. A UTC foi inaugurada em novembro de 2023 e de lá pra cá tem se tornado modelo para a implantação de projetos desse tipo nos municípios norte-mineiros. Veja vídeo “Esses números são prova de que a união entre os municípios e o Codanorte faz a diferença na vida das pessoas! Somos especialistas em promover desenvolvimento sustentável para as cidades! Além de encerrar os lixões, também trabalhamos com uma equipe técnica especializada em projetos e construção de aterros, UTCs, e implantação da coleta seletiva. Acho q é uma sincronia de serviços prestados que resulta em números tão significativos como esses”, comentou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo. Além da UTC, o Codanorte também coordenou a criação da Associação dos Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ). Ao todo, 25 catadores de materiais recicláveis foram regularizados, com direito ao salário fixo e ainda benefícios sociais. Eles são os responsáveis por todo o processo de separação na unidade. “Após os catadores fazerem a triagem desse material, eles são vendidos e o valor arrecadado é revertido no manutenção e pagamento dos catadores, garantindo uma vida mais digna e maior seguridade trabalhista”, explicou o coordenador da UTC, Pedro Coutinho. “É com imenso prazer e satisfação que agradecemos pela melhoria na qualidade de vida e transformando vidas, como transformou a minha, que hoje recebo salário fixo como catadora”, celebrou a colaboradora da UTC, Karine Messias. A prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, também comemorou o resultado obtido durante o primeiro ano de funcionamento. “É com esse trabalho, de parceria entre prefeituras e Codanorte que a gente consegue melhorar a qualidade de vida e também gerar emprego e renda para muitas famílias do nosso município”. Um exemplo, que pode ser replicado não só na região, mas também por outras entidades municipalistas que enfrentam desafios na gestão dos resíduos sólidos. “Essa unidade é referência de sustentabilidade e geração de emprego. E temos certeza que a continuidade trará ainda mais avanços para esses municípios que se uniram e confiaram ao Codanorte a coordenação desse projeto que hoje é realidade”, considerou a gerente do departamento de saneamento, Patrícia Mendes. Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas. “Os números servem como combustível para que nossa equipe continue trabalhando arduamente para ser esse braço direito da administração pública. Com projetos, programas e ações, seguimos promovendo a sustentabilidade nesses municípios”, finalizou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.
Codanorte recebe visita técnica de acadêmicos da Funorte e apresenta projetos e programas de gestão de resíduos sólidos desenvolvidos na região

O Codanorte recebeu a visita técnica de acadêmicos dos cursos de estética e Gastronomia da Funorte. O objetivo foi apresentar aos alunos os projetos e programas de gestão dos resíduos sólidos do Codanorte desenvolvidos no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central. Na oportunidade, a gerente do Departamento de saneamento destacou os resultados alcançados a partir dos projetos e programas implantados. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil. Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A equipe técnica também é responsável pela elaboração e execução de projetos de construção de aterros sanitários individuais ou coletivos. “Eu apresentei todas as atividades que o Codanorte desenvolve na região, e o impacto dessas atividades na vida da população. Como estamos em 64 municípios, esses projetos beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. Eles gostaram demais, acharam super interessante. Pois não sabiam que nos municípios consorciados, tinha, por exemplo, os aterros, as UTCs, os programas de educação ambiental, elaboração de planos, então eles ficaram impactados de forma positiva sobre esse avanço”, comentou Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento do Codanorte. O professor da Funorte, Marco Antonio Ramos Canela, coordenador a visita ao consórcio. Ele explicou que esses momentos são importantes para que esses alunos possam aprender os conceitos de reciclagem, economia sustentável e também aplicar no negócio deles. “A matriz curricular do curso de Estética e Cosmética, e também de gastronomia, contempla a disciplina de projeto integrador de meio ambiente e sustentabilidade, porque na formação desses acadêmicos, ao final do curso, eles terão que apresentar um plano de negócios de uma empresa que vai ser o empreendimento na área de formação deles. Um dos quesitos que a gente sempre cobra é que tenha um projeto ambiental de responsabilidade socioambiental que esteja focado na eliminação das embalagens, dos resíduos. Quem lida com Estética e Cosmética sabe que produz uma quantidade muito grande em plásticos e elimina também na natureza alguns elementos químicos, produtos químicos através das Redes de esgoto. Então, a gente queria mostrar para as acadêmicas o que existe de iniciativa relacionada à coleta, manejo de resíduos, programas de educação ambiental, preservação de mananciais, enfim, o que tem sido feito em termos de política com relação ao tratamento dos resíduos urbanos, o lixo e tudo mais que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Então, além da formação geral dos acadêmicos que a gente contempla, também tem a questão específica da formação no plano de negócio”, disse o professor. Para as universidades e faculdades que desenham realizar visita técnica ao Codanorte, basta entrar em contato no número (38) 99728-8968, em horário comercial, ou pelo e-mail: codanorte@codanorte.mg.gov.br. Texto: Nátila Gomes Foto: Álvaro Vicente Imagens: Álvaro Vicente e Pedro Rodrigues
Secretário executivo do Codanorte ministra palestra sobre as ações desenvolvidas na região no maior evento sobre resíduos sólidos da América Latina

Quanto maior a cooperação entre os municípios, melhores os resultados! Foi sob essa premissa que o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, ministrou uma palestra no na West Expo Brasil., maior feira de resíduos sólidos da América Latina. O evento reuniu os maiores nomes, empresas e profissionais das áreas de Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Limpeza Pública, Saneamento Urbano e Geração de Energia através de resíduos. Enilson participou do Painel 6 do Fórum Waste Brasil, que teve como tema geral “Consórcios Regionais para Adequada Gestão dos Resíduos e Erradicação de Lixões”. Ele falou sobre como a colaboração entre os municípios pode ser a chave para resolver os desafios enfrentados na destinação adequada de resíduos e no encerramento de lixões, um problema ambiental e de saúde pública. Com o tema “O poder da cooperação – a importância dos consórcios públicos na gestão dos resíduos sólidos”. Enilson apresentou o modo como o Codanorte conseguiu encerrar 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. Mas, para quem pensa que apenas o encerramento dos lixões faz parte do processo de gestão de resíduos sólidos, se engana. Como foi pontuado por Enilson, essa fase é apenas o início de um processo de mudança nos municípios, um processo que só chega ao êxito graças a essa soma de esforços entre o poder público, a população, e as parcerias público-privadas. Os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte para se chegar a um resultado satisfatório foi um dos pontos-chave da palestra. “Entre 2017 e 2024, o Codanorte trabalhou a gestão de resíduos de forma consorciada, o que promove, entre outras vantagens, a economia, pois os valores são rateados, a união dos prefeitos, além de soluções regionalizadas”, disse. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil. Os números impressionam: Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A construção de Aterros sanitários também faz parte da lista de especialidades do Consórcio. “Por meio do consórcio, são feitos projetos e programas para que esses resíduos que antes eram descartados de forma irregular possam ser reciclados, o que gera renda às cidades e aos catadores”, finalizou.
West Expo Brasil: Secretário executivo do Codanorte vai ministrar palestra no maior evento sobre resíduos sólidos da América Latina

O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, vai ministrar palestra no maior evento de resíduos sólidos da América Latina: a West Expo Brasil. O evento vai reunir os maiores nomes, empresas e profissionais das áreas de Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Limpeza Pública, Saneamento Urbano e Geração de Energia através de resíduos. A Waste Expo Brasil acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro no Pavilhão Branco do Expo Center Norte – São Paulo. Além do conteúdo técnico de alta qualidade, o evento também vai oferecer oportunidades de networking, possibilitando que os participantes se conectem com outros profissionais e especialistas. Durante os três dias de feira, o público também poderá conhecer e ficar por dentro de tudo que é novidade no mercado. O secretário executivo do Codanorte vai integrar o Painel 6 do Fórum Waste Brasil, que tem como tema geral “Consórcios Regionais para Adequada Gestão dos Resíduos e Erradicação de Lixões”. O momento será propício para que profissionais do setor se atualizem sobre as melhores práticas e soluções inovadoras para a gestão de resíduos. O painel vai acontecer no dia 23 de outubro e vai discorrer sobre como a colaboração entre regiões pode ser a chave para resolver os desafios enfrentados na destinação adequada de resíduos e no encerramento de lixões, um problema ambiental e de saúde pública que assola o país há séculos. A temática central que será explanada por Enilson Francisco será “O poder da cooperação – a importância dos consórcios públicos na gestão dos resíduos sólidos”. Durante a apresentação, serão pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte que resultaram no encerramento de 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha. “Até 2017, o Norte de Minas estava em uma situação crítica em relação aos lixões espalhados nos municípios da região. Mas, a chave virou há sete anos, essa realidade tem mudado a partir das ações desenvolvidas pelas equipes técnicas do consórcio, em parceria com essas cidades. Conseguimos estabelecer planos e metas que possibilitaram o encerramento de mais de 40 lixões. Essa gestão de resíduos de forma consorciada permite uma série de vantagens como economia, pois os valores são rateados, união dos prefeitos, além de soluções regionalizadas, que levam em consideração o bem coletivo. Hoje, nos tornamos referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos”, comentou Enilson Francisco. O secretário ainda destaca que após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios. “Não é só encerrar o lixão e pronto. Por meio do consórcio, são feitos projetos e programas para que esses resíduos que antes eram descartados de forma irregular possam ser reciclados, o que gera renda às cidades e aos catadores. Implantamos Usinas de Triagem e Compostagem, trabalhamos com o programa Outro Norte, que promove a Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças, promovemos incentivos aos catadores, que antes eram expostas e situações perigosas na catação no lixão, e tem também os projetos de aterros sanitários tanto individuais, como regionais. Sem dúvidas, a região tem evoluído muito graças a essas parcerias público-privadas. Todos em busca desse objetivo do desenvolvimento sustentável dos municípios”, finalizou Enilson Francisco.
Codanorte implanta biodigestores em escolas de nove municípios do Norte de Minas; equipamento produz biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras

O Codanorte está implantando nas escolas de nove municípios consorciados biodigestores para a produção de biogás e biofertilizante líquido a partir da utilização de resíduos orgânicos como cascas de frutas e verduras. Nesta terça-feira (24), o primeiro município que teve a iniciativa implantada foi Josenópolis, na Escola Municipal Teodorico Fidelis Pereira, que atende alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens Adultos. Com isso, nada é desperdiçado. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda. O biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins da escola. Ao todo, 20 escolas estão recebendo os equipamentos. A previsão é que até o fim de novembro as entregas sejam finalizadas. Além de Josenópolis (1 escola), os municípios contemplados são: Ibiracatu (2 escolas), Itaobim (3 escolas), Juvenília (3 escolas), Miravânia (2 escolas), Montalvânia (escolas), Patis (2 escolas), São João do Pacuí (2 escolas) e Varzelândia (3 escolas). (Veja a lista de escolas no PDF). O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, explica que a entrega dos biodigestores foi possível graças aos Convênio 000066/22 e 000079/2022, firmados entre o Codanorte, e o Ministério de Meio Ambiente, no valor de R$ 151.000,00 cada, totalizando R$ 302.000,00. O convênio foi assinado após o Codanorte ser selecionado no Edital de Chamamento Público nº1/2022 MMA, que selecionará projetos para implantação de biodigestores em escolas públicas, por Consórcios Públicos. O Edital faz parte da iniciativa Escolas +Verdes, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria MMA nº 232, de 14 de setembro de 2022, para promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras. “Ressaltamos a importância da instalação desses equipamentos nos nove municípios que foram contemplados com o edital. Os resíduos orgânicos agora passam a ter a destinação ambientalmente correta. A gente sabe que através da decomposição desses materiais é gerado o biogás, combustível mais sustentável que os comumente utilizados atualmente e que pode ser utilizado na produção dos alimentos dos alunos. Então, é mais uma solução para os resíduos. Os municípios contemplados estão satisfeitos, porque sabem também dessa importância. E o consórcio avança cada vez mais nas soluções, buscando sempre alternativas viáveis e sustentáveis para a gestão pública”, avalia Eduardo. Na época, os municípios selecionados para participar do edital contemplado pelo Codanorte foram aqueles que apresentavam lixões que necessitavam ser encerrados até 31/12/2022, conforme Termo de Compromisso de Encerramento de Lixões e em conformidade com o Edital. Outro critério de prioridade foi a seleção dos municípios em que as escolas estejam em localidade rural conforme classificação da malha de setores censitários do IBGE (2019) preconizados no presente Chamamento Público. A medida visa incentivar a separação de lixo e o tratamento de resíduos orgânicos e contribui para a melhoria da gestão de resíduos sólidos e para a redução da emissão de gases de efeito estufa, incluindo o metano. O biodigestor ainda cumpre um papel importante para despertar a educação e cidadania ambiental, e permite a conexão com matérias como ciências, química, física, matemática e biologia. As escolas públicas que implementarem biodigestores também receberão o Selo Escola +Verde, um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e um diferencial que estimulará a sustentabilidade dentro e fora da sala de aula. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destaca os avanços relacionados a essa implantação nas escolas. “Estamos empenhados em desenvolver a nossa região e essa iniciativa é um passo importante nesse sentido. Com a implementação do biodigestor, poderemos aproveitar de forma eficiente os resíduos orgânicos gerados nas escolas, transformando-os em recursos valiosos. O biogás produzido poderá ser utilizado como fonte de energia limpa, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para a economia de recursos. Além disso, o biofertilizante líquido será um importante aliado na produção agrícola, promovendo a fertilidade do solo de forma natural. Juntos (Codanorte e municípios) estamos empenhados em desenvolver a nossa região de forma sustentável, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Com iniciativas como essa, estamos construindo um futuro melhor para todos”, disse. *Características e funções do biodigestor* O biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Entre as características principais estão: -A produção de gás é suficiente para cozinhar em um fogareiro e alimentar uma lamparina; -É off-grid, não precisa de nenhuma bomba de gás elétrica para empurrar o biogás para o fogão; -Liberação automática da pressão do gás assim que a pressão do gás estiver sobrecarregada; -Fornecimento inclui acessórios padrão necessários para realizar a instalação, produção e utilização do biogás de maneira simples e segura; -Fácil de instalar e simples de ser ativado; -Não transmite cheiro.
