West Expo Brasil: Secretário executivo do Codanorte vai ministrar palestra no maior evento sobre resíduos sólidos da América Latina

O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, vai ministrar palestra no maior evento de resíduos sólidos da América Latina: a West Expo Brasil. O evento vai reunir os maiores nomes, empresas e profissionais das áreas de Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Limpeza Pública, Saneamento Urbano e Geração de Energia através de resíduos.

A Waste Expo Brasil acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro no Pavilhão Branco do Expo Center Norte – São Paulo. Além do conteúdo técnico de alta qualidade, o evento também vai oferecer oportunidades de networking, possibilitando que os participantes se conectem com outros profissionais e especialistas. Durante os três dias de feira, o público também poderá conhecer e ficar por dentro de tudo que é novidade no mercado.

O secretário executivo do Codanorte vai integrar o Painel 6 do Fórum Waste Brasil, que tem como tema geral “Consórcios Regionais para Adequada Gestão dos Resíduos e Erradicação de Lixões”. O momento será propício para que profissionais do setor se atualizem sobre as melhores práticas e soluções inovadoras para a gestão de resíduos. O painel vai acontecer no dia 23 de outubro e vai discorrer sobre como a colaboração entre regiões pode ser a chave para resolver os desafios enfrentados na destinação adequada de resíduos e no encerramento de lixões, um problema ambiental e de saúde pública que assola o país há séculos. A temática central que será explanada por Enilson Francisco será “O poder   da cooperação – a importância dos consórcios públicos na gestão dos resíduos sólidos”. Durante a apresentação, serão pontuados os caminhos, estratégias e ações promovidas pelo Codanorte que resultaram no encerramento de 42 lixões na região Norte de Minas, Central, e Vale do Jequitinhonha.

“Até 2017, o Norte de Minas estava em uma situação crítica em relação aos lixões espalhados nos municípios da região. Mas, a chave virou há sete anos, essa realidade tem mudado a partir das ações desenvolvidas pelas equipes técnicas do consórcio, em parceria com essas cidades. Conseguimos estabelecer planos e metas que possibilitaram o encerramento de mais de 40 lixões. Essa gestão de resíduos de forma consorciada permite uma série de vantagens como economia, pois os valores são rateados, união dos prefeitos, além de soluções regionalizadas, que levam em consideração o bem coletivo. Hoje, nos tornamos referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos”, comentou Enilson Francisco.

O secretário ainda destaca que após fechar as áreas de lixões, também são implantados projetos para que os resíduos sejam reciclados e voltem para a cadeia produtiva, o que impacta positivamente em várias áreas nos municípios.

“Não é só encerrar o lixão e pronto. Por meio do consórcio, são feitos projetos e programas para que esses resíduos que antes eram descartados de forma irregular possam ser reciclados, o que gera renda às cidades e aos catadores. Implantamos Usinas de Triagem e Compostagem, trabalhamos com o programa Outro Norte, que promove a Gincana de recicláveis nas escolas e trabalha a conscientização ambiental das crianças, promovemos incentivos aos catadores, que antes eram expostas e situações perigosas na catação no lixão, e tem também os projetos de aterros sanitários tanto individuais, como regionais. Sem dúvidas, a região tem evoluído muito graças a essas parcerias público-privadas. Todos em busca desse objetivo do desenvolvimento sustentável dos municípios”, finalizou Enilson Francisco.

Pular para o conteúdo