Com sede no município de Montes Claros, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE foi composto, inicialmente, pela associação de 34 municípios daquele ano que foram pactuados e consorciados conforme Ata da 1º Assembleia (CODANORTE, 2013). Atualmente conta com 63 (sessenta e três) municípios pertencentes às regiões Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha (FIG 01)

Os municípios consorciados atualmente são: Augusto de Lima, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Cristália, Divisa Alegre, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Itaobim, Jaíba, Januária, Japonvar, Jequitaí, Joaquim Felício, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lassance, Lontra, Luislândia, Manga, Matias Cardoso, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Nova Porteirinha, Olhos-d`Água, Padre Carvalho, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, Ubaí, Várzea da Palma, Varzelândia e Verdelândia.

Na estrutura institucional enquanto consórcio o CODANORTE carrega como pilar o “Desenvolvimento Sustentável” e sua Missão é “Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados e viabilizar estratégias efetivas na conservação e proteção do meio ambiente”. Tem por Visão “Ser o Consórcio Intermunicipal de referência pela excelência dos serviços prestados e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável” e seus valores primam pela excelência técnica, transparência, ética, compromisso ambiental e responsabilidade social.

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), a população total assistida pelo CODANORTE alcançou um contingente de 856.831 munícipes distribuídas em sua atual cobertura de 63 cidades consorciadas. Seguindo estimativas e pesquisas estatísticas também divulgadas pelo IBGE, em 2021, houve um aumento desse contingente populacional para 1.305.481. Vale ressaltar que destas cidades consorciadas há 26,5% delas (17 cidades) que possuem população rural superior à população urbana.

Para se ter um panorama dos municípios nas microrregiões do Estado de Minas Gerais, a maior parte destes está na Macrorregião Norte. A Microrregião de Montes Claros possui 22 municípios consorciados; seguidos da Microrregião de Januária, com 13 municípios. As Microrregiões de Grão Mogol e Pirapora possuem 06 e 07 municípios respectivamente atendidos. São 11 municípios atendidos nas microrregiões de Bocaiúva, Janaúba e Salinas. Já em relação às Macrorregiões da Central Mineira e Vale do Jequitinhonha, ambas perfazem um total de 04 municípios consorciados. A Tabela 01 apresenta esse contingente populacional em cada Micro e Mesorregião e respectivos indicadores demográficos, sociais e geográficos.

Ainda na Tabela 01, nota-se que a Microrregião Norte-mineira de Montes Claros é a que abarca maior número de municípios consorciados por ser entorno da sede do consórcio. Com 22 cidades, tem uma extensão territorial total de 18.839,83 Km2 e uma população total assistida próxima dos 659 mil habitantes. Também no Norte do Estado está a Microrregião de Januária com 13 cidades consorciadas e um contingente até superior ao da Microrregião de Montes Claros perfazendo um total estimado em mais de 254 mil habitantes. As Microrregiões de Salinas e Grão Mogol apresentaram menor média de Índice de Desenvolvimento Humano com 0,576 e 0,597 respectivamente. A tabela com maiores detalhes será apresentada no Anexo A do presente documento.

A coletânea de quadros e mapas abaixo representam as cidades devidamente separadas por microrregião contendo as informações advindas dos últimos dados demográficos, censos, estimativas, indicadores sociais e extensão territorial compreendendo os municípios consorciados. A Figura 02 e a Tabela 02 apresentam detalhes da Microrregião de Montes Claros.

A Microrregião de Montes Claros localizada no Norte do Estado de Minas Gerais apresentam 22 municípios consorciados estimando uma população assistida de quase 670 mil habitantes.

As cidades mais populosas são Montes Claros (417.478), Brasília de Minas (32.460 habitantes), Coração de Jesus (26.620 habitantes), Francisco Sá (26.469) e São João da Ponte (25.033 habitantes). As menos populosas são Glaucilândia (3.177 hab.) e Campo Azul (3.830 hab.).

Os municípios de Ibiracatu, Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte são os municípios que apresentaram menores IDHM. Os próximos dados estão relacionados com a Microrregião de Januária e representados na Figura 03 e Tabela 03.

Os 13 municípios que estão localizados na Microrregião de Januária no Norte de Minas superam a marca de mais de 250 mil habitantes assistidos e tem uma média de IDHM em 0,609 (PNUD, 2013). As cidades mais populosas são Januária e São Francisco com 67.958 e 56.625 habitantes respectivamente (IBGE, 2021). A Figura 04 e a Tabela 04 apresentam dados da Microrregião de Pirapora, a seguir.

Os sete municípios consorciados que estão na Microrregião de Pirapora no Norte de Minas ultrapassam os 151 mil habitantes assistidos conforme estima o IBGE (2021). Pirapora é a cidade mais populosa e também apresenta o melhor IDHM, com índice de 0,731. Buritizeiro chamou a atenção por conta de sua extensão territorial ser de mais de 7 mil quilômetros quadrados. A Figura 05 e a Tabela 05 vão apresentar os dados da Microrregião de Grão Mogol e suas peculiaridades locais.

A Microrregião de Grão Mogol no Norte de Minas compreende seis municípios consorciados. Grão Mogol é a cidade com maior número de habitantes (15.943) de acordo com a estimativa do IBGE (2021). Três destes tem baixo IDHM com índices inferiores a 0,6. As demais informações estão relacionadas à Microrregião de Bocaiúva e apresentados na Figura 06 e Tabela 06, a seguir.

Os cinco municípios que estão localizados na Microrregião de Bocaiúva, ainda no Norte do Estado, compreendem uma população estimada de mais de 74 mil habitantes (IBGE, 2021) sendo que mais de 50 mil pertencem ao município de Bocaiúva que, por sua vez, tem o melhor IDHM da região analisada.  A Figura 07 e Tabelas 07 e 08, a seguir, apresentarão informações acerca das Microrregiões de Janaúba e Salinas simultaneamente.

As Microrregiões de Janaúba e Salinas totalizam seis municípios e, ambas, não ultrapassam 90 mil habitantes assistidos. A Figura 08 e as Tabelas 09 e 10 vão ilustras as demais regiões mineiras.

Saindo da região Norte mineira, entra-se nas mesorregiões Central Mineira e Vale do Jequitinhonha. A Central Mineira apresenta três municípios consorciados que são Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. Já o Vale do Jequitinhonha tem-se apenas o município de Itaobim assistido pelo CODANORTE.

Pular para o conteúdo