Corpo de Bombeiros promove treinamento para colaboradores do Acolhimento Institucional de Pedras de Maria da Cruz

O Corpo de Bombeiros ministrou, na última sexta-feira (13), um treinamento de primeiros socorros para colaboradores e prestadores de serviço do Acolhimento Institucional Lar São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz. Administrado pelo Codanorte, o local atende à demanda social de vários municípios consorciados, abrigando crianças e adolescentes de até 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O curso foi ministrado pelos militares cabo Luiz Cláudio da Silva Fróes e cabo Marden Lelis Coutinho. Ao final, a equipe técnica, cuidadores e auxiliares de cuidadores da instituição receberam certificado. “A atividade representou um momento importante de aprendizado e capacitação, proporcionando orientações práticas para que os profissionais possam agir com mais segurança e agilidade em situações de emergência. A iniciativa contribui para fortalecer o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes acolhidos, garantindo um atendimento cada vez mais preparado e responsável”, destacou a gerente do Departamento de Assistência Social do Codanorte, Marisa Alves. Durante as instruções, os participantes adquiriram conhecimentos sobre avaliação de vítimas, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilização de fraturas, abordagem a queimaduras e outras habilidades essenciais de primeiros socorros. “No curso, eu aprendi que primeiro é preciso manter a calma, para ter uma melhor percepção da situação. Aprendemos a lidar com casos de engasgo, queimaduras, cortes, convulsões… como agir. E, enquanto eu estiver prestando os primeiros socorros, é importante solicitar ajuda imediatamente. Aprendi como posso ajudar a salvar uma vida até a chegada dos bombeiros ou da equipe do SAMU. Então, foi de extrema importância para nós, principalmente porque lidamos com crianças no dia a dia. Eu, pelo menos, não tinha muita noção. A gente já viu em algum lugar, mas aprender na prática é muito necessário. Aprendi que, mantendo a calma e tendo esses conhecimentos básicos, é possível salvar uma vida”, avaliou a auxiliar de cuidadora Liliany Patrocínio. Segundo o Ministério da Saúde, as crianças estão mais suscetíveis a acidentes domésticos, o que reforça a necessidade de profissionais aprenderem noções básicas de primeiros socorros. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) indicam que, de 2023 a 2024, houve 1.548 óbitos infantis, ligados principalmente à sufocação, afogamento e quedas, situações que poderiam, em alguns casos, ter sido revertidas ou amenizadas com técnicas de primeiros socorros. PRIMEIROS SOCORROS Sancionada em 2018, a Lei 13.722, popularmente denominada Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e de espaços de recreação infantil. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, após se engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião, não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e evitar a tragédia.    

Codanorte promove reunião com os Secretarios de Assistência Social para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional, para atender pessoas com deficiência de cinco municípios da região

  Foi promovida hoje, na sede do Codanorte, uma reunião com os Secretarios de Assistência Social de Bonito de minas, Conego Marinho, Itacarambi, Januária e Pedras de Maria da Cruz, vinculados à Comarca de Januária, para apresentação das possibilidades de implantação do serviço de Acolhimento de Residência Inclusiva Regional A iniciativa será gerenciada pelo CODANORTE. “É um importante passo para a região fomentando a garantia de direitos e na promoção da inclusão, um serviço de acolhimento destinado a pessoas com deficiência que não possuem suporte familiar ou se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse a gerente do Departamento de Assistência social do Codanorte, Rosivânia Nunes. A Residência Inclusiva faz parte da rede de proteção social de alta complexidade e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa iniciativa faz parte das estratégias estabelecidas pelo Codanorte para conseguir atender de forma mais assertiva, coletiva, e integral aos municípios. Por sermos um consórcio multifinalitário temos essa preocupação de atender e procurar soluções nas diversas áreas da administração pública, principalmente uma pasta tão necessária para o desenvolvimento como é a pasta de assistência social”, finalizou o presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe.

Presidente do Codanorte, Miguel Felipe, protocola Ofício junto ao vice-governador solicitando adiamento das aulas por causa das chuvas

O prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte, Miguel Felipe, se reuniu com o vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, para entregar um ofício solicitando o adiamento do início do ano letivo, especialmente nas cidades da região que foram atingidas pelas chuvas. Segundo o Boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, 134 cidades estão em situação de anormalidade por causa do período chuvoso. Destas, pelo menos 20 são da nossa região. “Muitos municípios ainda estão contabilizando os prejuízos, tem comunidades isoladas, pontes caídas, escolas estragadas pelas chuvas, estradas intransitáveis. Agora é hora de fazer os reparos e ter mais tempo para que essas crianças e adolescentes tenham condições de retornar às aulas com segurança”, defendeu Miguel. Conforme a conversa com o vice-governador, ele pontuou que o pedido será analisado de acordo com a situação dos municípios. “Em resposta, ele destacou que não será possível atender à solicitação para todo o estado, devido às exigências dos conselhos que também farão cobranças nesse sentido. No entanto, ele ressaltou que para os municípios que já decretaram estado de calamidade pública, o processo será mais viável e poderá ter um encaminhamento mais rápido. Seguimos acompanhando a situação e buscando alternativas para minimizar os impactos em nossas cidades.”, completou Miguel Felipe.  

Codanorte recebe visita técnica de acadêmicos da Funorte e apresenta projetos e programas de gestão de resíduos sólidos desenvolvidos na região

O Codanorte recebeu a visita técnica de acadêmicos dos cursos de estética e Gastronomia da Funorte. O objetivo foi apresentar aos alunos os projetos e programas de gestão dos resíduos sólidos do Codanorte desenvolvidos no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central. Na oportunidade, a gerente do Departamento de saneamento destacou os resultados alcançados a partir dos projetos e programas implantados. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil. Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A equipe técnica também é responsável pela elaboração e execução de projetos de construção de aterros sanitários individuais ou coletivos. “Eu apresentei todas as atividades que o Codanorte desenvolve na região, e o impacto dessas atividades na vida da população. Como estamos em 64 municípios, esses projetos beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. Eles gostaram demais, acharam super interessante. Pois não sabiam que nos municípios consorciados, tinha, por exemplo, os aterros, as UTCs, os programas de educação ambiental, elaboração de planos, então eles ficaram impactados de forma positiva sobre esse avanço”, comentou Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento do Codanorte. O professor da Funorte, Marco Antonio Ramos Canela, coordenador a visita ao consórcio. Ele explicou que esses momentos são importantes para que esses alunos possam aprender os conceitos de reciclagem, economia sustentável e também aplicar no negócio deles. “A matriz curricular do curso de Estética e Cosmética, e também de gastronomia, contempla a disciplina de projeto integrador de meio ambiente e sustentabilidade, porque na formação desses acadêmicos, ao final do curso, eles terão que apresentar um plano de negócios de uma empresa que vai ser o empreendimento na área de formação deles. Um dos quesitos que a gente sempre cobra é que tenha um projeto ambiental de responsabilidade socioambiental que esteja focado na eliminação das embalagens, dos resíduos. Quem lida com Estética e Cosmética sabe que produz uma quantidade muito grande em plásticos e elimina também na natureza alguns elementos químicos, produtos químicos através das Redes de esgoto. Então, a gente queria mostrar para as acadêmicas o que existe de iniciativa relacionada à coleta, manejo de resíduos, programas de educação ambiental, preservação de mananciais, enfim, o que tem sido feito em termos de política com relação ao tratamento dos resíduos urbanos, o lixo e tudo mais que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Então, além da formação geral dos acadêmicos que a gente contempla, também tem a questão específica da formação no plano de negócio”, disse o professor. Para as universidades e faculdades que desenham realizar visita técnica ao Codanorte, basta entrar em contato no número (38) 99728-8968, em horário comercial, ou pelo e-mail: codanorte@codanorte.mg.gov.br. Texto: Nátila Gomes Foto: Álvaro Vicente Imagens: Álvaro Vicente e Pedro Rodrigues

Codanorte promove 2º Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação do Norte de Minas

O Codanorte vai promover na próxima terça-feira (07 de novembro), em Montes Claros, o 2º Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação do Norte de Minas. O evento tem como tema “Os municípios atuantes no processo de desenvolvimento educacional e africanidades”. A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem das atividades gratuitas, que estão previstas para acontecerem entre às 8h e 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, localizado na Av. Dr. Sidney Chaves, 447 – Edgar Pereira. Como explica o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, o objetivo é desconstruir o imaginário sobre a História da África, além de discutir temas como a educação socioemocional, e o equilíbrio entre a qualidade pedagógica e o financiamento da educação. “Esse encontro proporcionará aos profissionais da educação pública novos conhecimentos de forma a serem extensivos aos educandos, na perspectiva de colaborar com a implantação das diretrizes nacionais, no processo de educação das relações étnico-raciais nas escolas municipais”. A gerente do Departamento de Desenvolvimento Regional, que inclui o eixo educação, destaca que “a temática fundamentada nas raízes da africanidades oferecerá ao público a edificação de conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, ressaltando a contribuição dessa nação para o desenvolvimento econômico, social e cultural da atualidade, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para um participante ativo e importante na evolução da sociedade”. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://www.hbatools.com.br/ii-encontro-de-secretarios-municipais-e-profissionais-da-educacao__1490.