DATA: 19 E 20 DE JUNHO DE 2024

Dia 19/06 - a partir das 17h até as 22h // 20/06 – a partir as 08h até as 22h

Inscrição evento

Imersão

Edital - Boas Práticas

Dias
Horas
Minutos
Sobre o Evento

CINTECS

Esse ano de 2024, o II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública – CINTECS, visa estimular a inovação e a modernização na gestão pública, por meio da apresentação de novas tecnologias e ferramentas que possam otimizar os processos administrativos e melhorar a prestação de serviços à população. além de apresentar e disseminar boas práticas de gestão pública que possam ser replicadas em diferentes contextos e realidades.

METODOLOGIA

A programação do II CINTECS – Congresso de Inovação, Tecnologias e Sustentabilidade para Gestão Pública será nos dias 19 e 20 de Junho de 2024, no espaço de eventos Lilia Buffet, em Montes Claros/MG.

Durante os dois dias de duração do Congresso CINTECS serão desenvolvidos 16 painéis temáticos distribuídos em quatro palcos simultâneos, contando com a participação de mais de 60 palestrantes renomados.

Será realizada ainda a “V Mostra Científica” do CODANORTE que tem como objetivo promover trabalhos científicos (ou de iniciação científica) desenvolvidos nas diversas organizações e/ou instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais e que contemplem o desenvolvimento socioambiental sustentável, como incentivo à produção científico-tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão, através da apresentação e debates com a comunidade.

show de abertura com os ilusionistas

inscrição evento

2º LOTE

Congressista - R$250,00

Integral

R$ 125

(meia) estudantes

Palco Mandacaru

Imersão na nova lei de licitação​

Certificado de formação

R$ 400

+ Brinde (Livro)

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:30 Eduardo Grossi Governança das contratações
09:00 Felipe Dalenogare Aspectos relevantes dos artefatos da fase preparatória: O DFD e o ETP
09:40 Victor Amorim Documentos de habilitação: aspectos relevantes para o planejamento da licitação
10:30 Prof. Luana Carvalho Como comprar com qualidade: Análise do ciclo de vida útil do objeto na fase preparatória das contratações
11:10 Fabrício Mareco Gerenciando o risco nas contratações públicas; Matriz de Risco e Mapa de Risco
11:50 Prof. Luciano Reis A inovação na nova lei de licitações e contratos
12:30 INTERVALO - ALMOÇO INTERVALO - ALMOÇO
13:30 Benjamin Zymler O Controle na fase preparatória das contratações Públicas
14:10 Profª. Maria Sylvia Di Pietro Sustentabilidade nas licitações públicas
14:50 Marilene Matos A Regulamentação na NLLC
15:40 Leando Matsumota Agentes Públicos encarregados das contratações - funções e suas adaptações
16:15 Jamil Manasfi Como contratar de forma eficaz e eficiente
16:50 Juliano Heinen O Credenciamento como tendência nas Contratações Públicas
17:30 Dr. Claudio Terrão NLL e o Sistema de Registro de Preços. "Caronas" entre os entes governamentais.

Palco Flamboyant

Sebrae / Cidades Inteligentes e Sustentáveis

O Sebrae Minas atua em três grandes esferas de negócios: Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.

O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar agentes públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas vai atuar em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico dos territórios: Liberdade Econômica, Marco Legal da Inovação, Atração de Investimento e Regularização Fundiária.

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:00 Juliano Cornelio Atração de Investimentos - SEBRAE
09:30 Bruno Portela Marco Legal da Inovação - SEBRAE
11:00 Vitor Oliveira Regularização Fundiária (REURB) - SEBRAE
Intervalo de Almoço Intervalo de Almoço Intervalo de Almoço
13:30 Fernando Coelho Mitkiewicz Cidadania Digital e Inovação: conquistando a satisfação da população com a transformação digital dos serviços públicos municipais
13:30 Pedro Emboava
13:30 Daniel Córdoba
14:40 Elói Rönnau Perspectivas das cidades inteligentes do futuro e melhores práticas para a gestão pública.
14:40 Gilsoni Lunardi Albino
14:40 Ana Maria Groff Jansen
17:00 Christoff Freitas Reforma Tributária e os impactos na arrecadação dos municípios.
17:00 Otavio Rocha
17:00 Ivan Oliveira

Palco Ipê Amarelo

Ministério Publico / Eleições para o 2024

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:30 Dr. Leonardo Castro Maia Universalização do Saneamento e Ligação às Redes de Água e Esgoto
09:20 Dr. Jarbas Soares Júnior - Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de MG Avanços tecnológicos no Ministério Público
10:00 Dr. Marcelo Azevedo Maffra 20 anos de Atuação da Coordenadoria de Patrimonio Cultural
10:55 Dra. Luciana Imaculada de Paula Estratégias de manejo de animais em áreas urbanas sob a perspectiva da Saúde Única
11:45 Tenente Coronel. Ivan Neto Estrategias de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Unidades de Conservação Estaduais
Intervalo de almoço Intervalo de almoço
13:30 Edilene Lôbo Voto Eletrônico e Transparência: Vedações para as eleições 2024 - Entenda o que PODE E O QUE NÃO PODE! Fechamento de Mandato e Prestação de Contas
13:30 Dr. Herbert Alcântara Ferreira
13:30 Ivan Oliveira
13:30 Fabiano Lopes
13:30 Dr. João Adilson
15:20 Emerson Saraiva Eleição não se ganha. Eleição se vence! Pergunte - me como!
16:10 Cezar Cauduro Roedel Formação Política Essencial para as Eleições
16:50 Rubiane kreuz Quem não se comunica não se ELEGE: O poder da comunicação assertiva
16:50 Ana Paula Megiolaro

Palco Flor de Pequi

SANEAMENTO - EDUCAÇÃO

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:00 Coronel Waldir Mudanças Climáticas
08:00 Mirella Capel
08:00 Demetrius Jung Gonzalez
09:50 Paulo Cesar Brizola Café Soares Transição Energética - REC
09:50 Alan Badin Lisboa
09:50 Paulo Braga
09:50 Deputado Marcelo Freitas
09:50 Lucas Antônio Martinez de Faveri
11:30 Luis César Freire Versiani Elucidações e acordos sobre as demandas dos processos de licenciamento ambiental
11:30 Leonardo Rodrigues
11:30 Dr. Carlos Eduardo
Intervalo de Almoço Intervalo de Almoço
13:30 Prof. Natanel dos Santos Conectando Culturas: Como os Africanos estão moldando a tecnologia no Brasil
15:00 Prof. Oswaldo Freire Impactos da Saúde Mental e as tecnologia Assistivas na Educação
15:00 Danillo Lisboa
15:00 Rosivânia Nunes
16:10 Helder Colleco A era da inovação: Como utilizar a tecnologia na aprendizagem
16:10 Gersy Assumpção Neto
17:20 Pacelli Henrique Silva Lopes O papel do professor na era digital: como os educadores estão se adaptando às novas tecnologias e incorporando-as em suas práticas pedagógicas
17:20 Ana Paula Braz

Palco Sempre Viva

Consórcios Públicos

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:30 Deputado Estadual Arlen Santiago Avanços tecnológicos e inovações para aprimorar os serviços de saúde no Norte de Minas
08:30 Helder Leone Alves de Carvalho
08:30 Wagner Leite
08:30 Danilo Velloso
10:00 Horácio Barbosa Diálogo entre o Ministério Público e Consórcios Públicos: Ações realizadas no eixo de Resíduos Sólidos
10:00 Tamires Batista de Sousa
10:00 João Manoel Ribeiro
10:00 Promotor Dr. Franklin Reginato Pereira Mendes
11:30 Aurélio Marques Desafios das práticas dos consórcios nos municípios: como essa relaçãopode ser construida
11:30 Carolina Queiroz
11:30 Kassiana Arantes
Intervalo de Almoço Intervalo de Almoço
13:30 Luiz Gonzaga Alves Pereira Como a economia circular pode contribuir na melhoria dos municípios?
13:30 Luiz Gustavo Gallo Vilela
13:30 Mariana Miranda Maia Lopes
13:30 André França
15:30 Dr. Carlos Eduardo ESG: o desafio corporativo para atender à demanda global de sustentabilidade
15:30 Fernando Tomaselli
15:30 Enilson Francisco dos Santos
15:30 Patricia Mendes
15:30 Vinícius Versiani
16:50 Millene Francine Lourenço Martins Convênios e Captação de Recursos
16:50 Soraya Ottoni
16:50 Danilo Oliveira
16:50 Paulo Renato
16:50 Dra. Anália Oliveira Meireles

PALCO IPÊ DO CERRADO

Turismo e Assistência Social

INÍCIO PALESTRANTE PALESTRA
08:00 Italo Mendes Introdução sobre o turismo Local
08:50 Fernando Tomaselli Promovendo o turismo sustentável e saudável para conhecer o mundo.
08:50 Vanessa Leal
08:50 Poliana das Dores Soares
08:50 João Batista
10:20 Igor Araújo Diniz Descubra o mundo de maneira única e inovadora com o Turismo Digital.
10:20 Farley Alves - Hotel Dubai
10:20 Juliana Gourmeco
10:20 Italo Mendes
11:30 Eduardo Rabelo - Presidente Codanorte Boas Práticas para um Ecoturismo Sustentável
11:30 Miguel Felipe - Prefeito de Joaquim Felicio
Intervalo de Almoço Intervalo de Almoço
13:30 Geanne Lopes Santos e Braga Como a economia circular pode contribuir na melhoria dos municípios?
13:30 Giselle Aparecida Vieira Sá
13:30 Elane Tiago Viana
13:30 Andressa Cavalcante
15:30 Leni Maria Inovação na Política de Assistência Social: Enfretando os desafios demográficos e Econômicos
15:30 Roberto Nascimento
15:30 Rodrigo Costa
15:30 Sandro de Resende Cardoso
15:30 Tamires Nunes
Edital
BOAS PRÁTICAS MUNICIPAIS

O CODANORTE e o Ministério Público de Minas Gerais torna pública a chamada ao recebimento de iniciativas relacionados ao “Boas Práticas Municipais 2024”. As práticas destacadas em consonância com os eixos da programação do evento poderão fazer da entrega de certificações durante o II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública – CINTECS 2024.

INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA

V MOSTRA CIENTÍFICA

Você está convidado(a) a embarcar em uma jornada emocionante rumo ao mundo da ciência e da tecnologia na nossa V Mostra Científica. Venha explorar descobertas inovadoras, experimentos fascinantes e projetos surpreendentes que estão moldando o futuro da sociedade.

Seja você um amante das áreas do conhecimento, esta será uma oportunidade única para vivenciar o poder da criatividade, da dedicação e da curiosidade humana.

Junte-se a nós, participe das palestras, workshops e exposições interativas que irão desafiar a sua mente e inspirar novas ideias. Conecte-se com pesquisadores, professores e estudantes que compartilham a paixão pela ciência e estão em busca de soluções para os desafios do nosso tempo.

Não perca esta chance de expandir os horizontes do seu conhecimento e de se encantar com as maravilhas da ciência. Esperamos por você na V Mostra Científica – CINTECS, onde a imaginação não tem limites e o futuro é construído a cada descoberta!

📅 Data: 20/06/2024 🕒 Horário: 13:00 às 17:00 📍 Local: Lília Buffet (Avenida Francisco Gaetani, nº 2521, Major Prates) Contamos com a sua presença! Juntos, vamos desbravar o universo fascinante da ciência e inovação. A ciência é para todos!

Aprovados
Editais

Palestrante

SAMER AGI

PALESTRA DIA 20/06

Samer Agi

Tornou-se Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aos 25 anos. Antes disso, foi Delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, concurso para o qual foi aprovado aos 20 anos, ainda no sétimo período de faculdade. Professor de Direito Penal e Sentença Criminal do CP IURIS. O autor Samer Agi ganhou notoriedade nacional através das crônicas semanais que publica em sua página pessoal na internet. Autor dos livros: focanatoga, focanatoga2, focanatoga3, Momentos, Paixão pela Vitória e, agora, Os dois monges e a estrada da vida.
+ 0
Palestrantes

4 palcos simultâneos

+ 0
Congressistas rotativos
+ 0
Apresentações

NA MOSTRA CIENTIFICA

+ 0
Expositores

Local do Evento

Lilia Buffet

Av. Francisco Gaetani, 2521 - Maj. Prates, Montes Claros - MG, 39403-202

Dúvidas Frequentes

DATA: 19 E 20 DE JUNHO DE 2024

O evento será realizado no Lilia Buffet – Av. Francisco Gaetani, 2521 – Maj. Prates, localizado na cidade de Montes Claro, estado de Minas Gerais, Brasil.
VICTOR AMORIM

VICTOR AMORIM é Doutor em Constituição, Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É professor do Programa de Mestrado em Administração Pública do IDP. Foi Pregoeiro por mais de treze anos, atuando no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2007-2010) e no Senado Federal (2013-2020). Foi Assessor Técnico da Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações, constituída pelo Ato do Presidente do Senado Federal nº 19/2013, responsável pela elaboração do PLS nº 559/2013 (2013-2016), que deu origem à Lei nº 14.133/2021. Com o advento da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, por indicação do Presidente do Congresso Nacional, é nomeado membro do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, responsável pela gestão do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). É, ainda, membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), advogado atuante em Direito Administrativo Concorrencial (Serur Advogados) e autor das obras ‘Licitações e Contratos Administrativos: Teoria e Jurisprudência’ (Editora do Senado Federal), ‘Pregão Eletrônico: comentários ao Decreto Federal nº 10.024/2019’ (Editora Fórum) e ‘Licitações e Contratos Administrativos: inovações da Lei nº 14.133/2021’ (Editora Forense).

MINISTRO BENJAMIN ZYMLER

Ministro do Tribunal de Contas da União

Benjamim Zymler é Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. É Mestre em Direito e Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

MARILENE MATOS

Marilene Matos: Advogada; Mestre e Doutoranda em Direito Público; Professora de Licitações e Contratos do IDP; autora de livros na área de licitações e Contratos; Diretora de Comunicação da Alumni Direito UnB.

MARIA SYLVIA DI PIETRO

Em breve mais informações…

LUCIANO REIS

Advogado e Parecerista.

Doutor e Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Doutor em Direito Administrativo pela Universitat Rovira i Virgili.
Professor de Direito Administrativo da Escola Paranaense de Direito.
Presidente do Instituto Nacional de Contratação Pública
Diretor do Instituto Paranaense de Direito Administrativo.
Ex-Presidente da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (2013-2018).
Coautor de livros e autor de artigos.

LUANA CARVALHO

⦁ Professora Universitária: Direito Penal, Comercial, Civil, Tributário e Administrativo;

⦁ Professora do curso de Pós-graduação em Licitações e Contratos pelo IDP;

⦁ Servidora Pública de carreira do Conselho da Justiça Federal, atuando como Subsecretária de Compras Licitações e Contratos, como Assessora Jurídica, Assessora Socioambiental, Assessora Técnica da Secretaria de Administração, Auditoria Interna na área de Licitações e Contratos e na Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência – TNU. Realizou inspeções pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal;

⦁ Instrutora, ministrando curso na área de Licitações e Contratos para toda da administração pública, em especial aos órgãos superiores; pelo Centro de Estudos Judiciários – CEJ/JF e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM – Educa ENFAM);

⦁ Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança – CBG.

⦁ Membro do Comitê Gestor da Política de Governança das contratações do Judiciário– CNJ;

⦁ Membro do então Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário;

⦁ Fundadora do projeto “de bombeiro a pregoeiro” (Governança).

⦁ Fundadora do projeto Day-DY(namics), que impulsiona a retenção de talentos nas áreas administrativas dos órgãos da administração pública, com análise de perfil comportamental e habilidades;

⦁ Coordenadora Científica e idealizadora do Simpósio sobre licitações e contratos da Justiça Federal, com a edição de enunciados que servem de base doutrinária para auxílio às atividades desenvolvidas por servidores que atuam no macroprocesso de contratações.

⦁ Consultora técnica em licitações, contratos e conta-depósito vinculada; Autora de artigos, notas técnicas, minutas de normativos, etc.

⦁ Auditora: por 08 anos (iniciativa privada). Graduação: Direito; Pós-Graduação: Direito Público-Tributário; MBA: Gestão Pública; Mestrando no curso de Estudos Jurídicos, com ênfase em direito internacional, pela MUST university – Florida – EUA

LEANDRO MATSUMOTA

Advogado e professor de direito

· Especialista e Mestre;
· Professor Universitário em Direito Administrativo na Universidade São Judas;
· Professor de Pós-graduação em Direito Administrativo no Damásio e EBRADI;
· Coordenador da Pós-graduação em Direito Público com ênfase em licitações e contratos administrativos na UNISANTA/SP;
· Professor de Direito Administrativo no Proordem-Curso para OAB;
· Professor convidado pela Universidade de Lisboa, 2018.
· Autor do Livro Manual de Direito Administrativo, Ed. Matrioska.
· Ex-Advogado Geral do Município do Guarujá/SP;
· Ex-Secretário Municipal de Governo de Guarujá/SP;
· Ex-Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de São Vicente/SP;

JULIANO HEINEN

Doutor em Direito Pela UFRGS e Procurador do Estado do Rio

Doutor e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nos temas de licitações e contratos; Professor de graduação e de pós-graduação em diversas universidades e instituições. Autor da obra “Comentários à Lei de Licitações e Contratos”

JAMIL MANASFI DA CRUZ

Advogado, ex-pregoeiro, autor e Professor na área de licitações e contratos

Atua a mais de 16 anos na Administração Pública

Bacharel em Direito e Administração Pública com MBA em Licitações e Contratos e outro em Gestão Pública. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atuo como professor dos MBAs em Licitações e Contratos em diversas instituições de renome, tais como Faculdade Polis Civitas-PR, Pós-Graduação NAVIGARI-MA, Gran Cursos Faculdade, Faculdade Baiana de Direito e Centro Universitário São Lucas-RO. Além disso servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Porto Velho e Pregoeiro e Agente de Contratação do CRA-RO. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola Corporativa da FIOCRUZ. Membro especial da Ordem dos Pregoeiros e Agentes de Contratações da Paraíba, da Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipe de Apoio (ANPPME) e da Rede Governança Brasil.

FELIPE DALENOGARE

Pós-doutorando em Direito pela Università di Bologna. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, em Licitações e Contratos, em Direito Público e em Direito Militar da Escola Mineira de Direito – EMD. Professor no Curso preparatório para o Exame de Ordem (OAB 2ª Fase – Direito Administrativo) no Gran Cursos. Professor em Cursos de Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes; em Direito Administrativo pela Faculdade Dom Alberto; em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria; em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande; e em Direito Militar pela Faculdade Futura. MBA Executivo em Coaching. Bacharel em Direito e em Ciência Política.

FABRÍCIO HELDER MARECO MAGALHÃES

Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU)

Fabrício Helder Mareco Magalhães é Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) com lotação na Auditoria Especializada em Contratações – AudContratações. Possui mais de 17 anos de experiência fiscalizando e instruindo processos relacionados a contratações públicas. É palestrante e instrutor de diversas empresas relacionadas a cursos de licitações e contratos. Atualmente, está participando da auditoria do TCU para o acompanhamento para implementação da Lei 14.133/21 pelos órgãos e entidades municipais, estaduais e federais e coordena a elaboração da Orientação Técnica sobre Reequilíbrio Econômico-Financeiro de contratos de Obras e Serviços de Engenharia do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – Ibraop. Como formação, possui duplo diploma em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Engenharia Generalista pela École Centrale de Lyon na França (ECL). É Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

EDUARDO GROSSI

Procurador do Estado de Minas Gerais.
Mestre em Direito e Administração Pública pela UFMG.
Professor da Pós-graduação (MBA) da PUC Minas em Infraestrutura, Concessões e PPP’s.
Pós-Graduado, em grau de especialização, em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal  – FESMPDFT.
Especialista em Advocacia Pública pelo IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático/MG.
Autor de livros e artigos jurídicos, com destaque para os livros “70 grandes erros em licitações e contratos” e “Centralização de Compras Públicas no Brasil”.
Advogado.
Palestrante.
Procurador-Chefe da Subsecretaria de Compras Públicas da Seplag-MG

CLÁUDIO TERRÃO

Em breve mais informações…

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