CINTECS

Informativo Congresso

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Formação Continuada

Formação continuada em parceria com instituição de educação credenciada pelo MEC para gestores e técnicos de todas as áreas que compõem a gestão municipal.

Supervisão dos Acolhimentos Institucionais

Supervisão dos Acolhimentos Institucionais para crianças e adolescentes de Pedra de Maria da Cruz e São João da Ponte. Esta consiste em um acompanhamento com rigor técnico para a melhoria do serviço
prestado e o enquadramento às normas jurídicas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Formação Continuada

Formação continuada em parceria com instituição de educação credenciada pelo MEC para gestores e técnicos de todas as áreas que compõem a gestão municipal.

Supervisão dos Acolhimentos Institucionais

Supervisão dos Acolhimentos Institucionais para crianças e adolescentes de Pedra de Maria da Cruz e São João da Ponte. Esta consiste em um acompanhamento com rigor técnico para a melhoria do serviço
prestado e o enquadramento às normas jurídicas.

REJANE AQUINO

Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Advogada; graduada em Letras pela UNIMONTES; atuou como assessora jurídica da AMAMS; hoje presta serviço no Consórcio CODANORTE.

ROSIVÂNIA NUNES

Graduada em Psicologia pela Universidade Integradas do Norte de Minas – FUNORTE (2017), pós-graduanda em Recursos Humanos. Atuou como psicóloga do Acolhimento Institucional Lar São Francisco (2019 – 2020) em Pedras de Maria da Cruz; foi coordenadora do Acolhimento Institucional Lar São Francisco (2021). Atualmente desempenha a função de Assistente Executiva do Codanorte.

NIÉLTON GOMES

Coordenador de Soluções Digitais do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE). Especialista em Tecnologia da informação com ênfase em gestão governamental, com atuação estratégica na implementação de projetos e produtos em políticas públicas para Estados e Municípios. Coordenou a área de tecnologia do Ministério da Educação, sendo responsável pelos principais projetos como o FIES, Prouni, SISU, Pronatec, Brasil Alfabetizado. É mestrando em Direção Estratégica de TI.

IVAN FONSECA JÚNIOR

Contador formado pela Unimontes; Advogado com atuação em Direito Eleitoral e Direito Administrativo; Sócio Administrador da Contass Contabilidade e Assessor Jurídico do Departamento de Licenciamento, Controle e Fiscalização do CODANORTE.

IVAN FONSECA DE OLIVEIRA

Pós graduado em Contabilidade e controladoria, Graduado em Ciências Contábeis pela Unimontes; Ex-professor de Contabilidade no curso de Ciências Contábeis da Unimontes, Contador de Carreira da Câmara Municipal de Montes Claros-MG por 30 anos, Diretor Presidente do Grupo CONTASS que atua nas áreas de consultoria e software de gestão pública.

IGOR AFONSO

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Santo Agostinho – FASA. Especialização em Engenharia de Software. MBA – Gestão de Projetos pela FGV (Em Andamento). Formação Superior em Contabilidade e Finanças Pública – UNIMONTES. Especialização em Controladoria Pública Municipal – UNIS. Diretor de TI na Contass Gestão e Tecnologia LTDA. Associado a Librecode (Cooperativa de  Desenvolvimento de Software no Rio de Janeiro).

Danniel Librelon Pimenta

Promotor de Justiça Coordenador da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas.

SORAYA CAVALCANTE NUNES OTTONI

Graduada em Matemática. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior. Especialista Green Belt em Estatística Descritiva e Inferencial. Educadora das áreas exatas. Exerceu de Projetos do Instituto Prisma. Foi Coordenadora de Extensão do Núcleo COEPEX, Coordenadora CPA, Coordenadora de Monitoria Acadêmico-Científica, Editora de Revista Científica das Faculdades Prisma (2012-2019). Atualmente é Coordenadora do Programa de Educação em Saúde Ambiental CODANORTE/FUNASA, Assessora do convênio CODANORTE/SEAPA e Coordenadora de Projetos e Convênios do Departamento de Desenvolvimento Regional CODANORTE.

MONIQUE PADILHA

Enfermeira, mestra em Planejamento, Políticas, Práticas e Gestão em Saúde pela Fiocruz, doutoranda em Saúde Global e Sustentabilidade na USP. Servidora do Ministério da Saúde na carreira de Tecnologista. Iniciou no Departamento de Ciência e Tecnologia apoiando a Coordenação Geral de Evidências na área de projetos, pesquisa e inovação. Atualmente no cargo de Assessora Técnica do gabinete da Secretaria Atenção Primária à Saúde. Professora de MBA em Gestão e Liderança, e em Mestrado e Graduação na área de Atenção Primária. Atuou como consultora em produtos de Saúde, Gestão e Coordenação do Cuidado utilizando o design como abordagem de pesquisa e entrega de valor. Mentora de inovação em saúde em Hackathons, Programas de Inovação e bancas de avaliação. Atuou como CPO na Startup D’Era Saúde e responsável pelo conteúdo, apoio na construção de novos produtos e elaboração de editais de fomento para startups. Atuou como especialista de Projetos voltados para Atenção Primária e Ambulatorial Especializada no Hospital Albert Einstein em São Paulo apoiando na implantação de serviços em 11 estados; Coordenadora Estadual da Atenção Primária no Espírito Santo em 2016 ajudando na implantação da Rede Cuidar, um novo modelo de Saúde Capixaba; e enquanto apoiadora regional para gestão da Atenção Primária no Rio de Janeiro qualificando a gestão de municípios para os programas do governo federal. Fez residência em Saúde da Família pela Fiocruz, atuando no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro durante dois anos, trabalhando com programas voltados para populações em ambientes complexos.

MARCELO MIRANDA

Graduação em Ciências Farmacêuticas. Especialização em Gestão Federal do SUS, Especialização em Farmacologia e Especialização em Vigilância Sanitária. Servidor público federal, na carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais. Atua no Ministério da Saúde desde 2012, sendo 09 anos na Secretaria Especial de Saúde Indígena e cerca de 1 ano e meio na Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Durante todo esse período, sempre atuou com a pauta de Sistemas de Informação em Saúde.

GIL PEREIRA

Administrador de empresas. Bacharel em Administração com especialização em Comércio Exterior, iniciou sua vida pública como vereador em Montes Claros em 1988, legislatura em que presidiu a comissão que elaborou a Lei Orgânica do município (1989/1990). Foi secretário municipal de Governo na gestão do prefeito Mário Ribeiro (1991/1992) e presidente da Câmara Municipal (1993/1994).

Exerce seu oitavo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, onde ingressou em 1995.

Em 2011, foi chamado pelo então governador Antonio Anastasia para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), no qual permaneceu até abril de 2014.

Neste oitavo mandato, dando continuidade ao trabalho iniciado como secretário de Estado e presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG (biênio 2015-2016), tem se dedicado ao desenvolvimento das energias renováveis, com destaque para a implantação de energia solar fotovoltaica no Norte de Minas, tendo voltado a presidir a Comissão de Minas e Energia.

A questão hídrica regional (construção de grandes projetos de abastecimento e hidroagrícolas, como o Projeto Jequitaí) é também prioritária na atuação parlamentar do deputado Gil Pereira. Integrou ainda a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social (Biênio 2015-2016). No biênio 2017-2018, as comissões de Minas e Energia e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Entre 2019 e 2022, presidiu a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos.

Recebeu todas as honrarias de Mérito do Estado de Minas Gerais, destacando-se as medalhas Alferes Tiradentes, da Ordem do Mérito Legislativo/Especial, da Inconfidência/Honra, de Santos Dumont/Ouro e de 500 Anos – Rio São Francisco.

ALÉXIA MALVEIRA

Engenheira Ambiental formada pela Faculdade Santo Agostinho com 12 anos de experiência na área de consultoria ambiental. Pós graduada em diversas áreas ambientais e sempre com foco em Gestão e Saneamento, mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Agência Nacional das Águas – ANA- UNIFEI. Atualmente é Diretora Técnica da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas.

LUISA CARDOSO

Luísa Cardoso Barreto é natural de Belo Horizonte/MG. Graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com pós-graduação em Gestão Estratégica pela mesma instituição. Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo de Minas Gerais, foi responsável por Programas Estruturadores, Acordos de Resultados e por contratos de operações de crédito junto a bancos e organismos de fomento nacionais e internacionais – BNDES, Banco Mundial, Banco Interamericano, dentre outros. Assessorou projetos estratégicos, tendo coordenado o Comitê Gestor Pró-Brumadinho e a Reforma Administrativa empreendida pelo governo estadual. Possui experiência em assessoria técnica na análise e elaboração de Projetos de Lei. Entre 2019 e 2020, ocupou o cargo de Secretária Adjunta de Planejamento na SEPLAG. Sua carreira de Especialista em Políticas Públicas e em Gestão Governamental, a inspirou a concorrer às eleições municipais 2020 para a Prefeitura de Belo Horizonte. Atua como professora convidada em Gestão Pública na Fundação Dom Cabral. Foi diretora presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), primeira mulher a presidir a entidade que possui 72 anos de história. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária de Estado de Planejamento e Gestão. Casada com Sílvio, é mãe do Francisco (7 anos) e da Sofia (05 anos).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA

É graduada em matemática (UNIMONTES/2000), pós- graduada em matemática e estatística pela (UFLA/2002), mestre em Estatística aplicada e experimental (UFV/2012- Linha de pesquisa: Estatística aplicada, desenvolveu aplicação em geoestatística aplicada ao planejamento e manejo de solo por rotação e consorciação de cultura no cultivo de café orgânico), fez doutorado em Biometria(UNESP/2019 – linha de pesquisa: Bioestatística, sob o eixo temático de geociências, em que estudou e desenvolveu nova metodologia para mapeamento ambiental de variáveis de solo, água, ar e quaisquer outras, de natureza contínua). Atuou como professora de matemática no ensino Fundamental e Médio de 2000 a 2007, atualmente, é professora em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de educação do Norte de Minas Gerais, atuando desde 2007, no ramo das ciências exatas e da terra, com disciplinas da matemática e estatística, em especial, Probabilidade e estatística e Planejamento de experimentos, além de desenvolver projetos de pesquisa que concatena a estatística às novas metodologias digitais. Recentemente, por meio do projeto de pesquisa financiado pela SETEC/MEC (empreendedorismo inovador), em parceria com o IFES/ES e SEBRAI, desenvolveu o software K-Split(2020-2022), em 2023 está trabalhando com algumas orientações para promover melhorias no software.

LAYLA TATIANE

Analista e Psicóloga na área da Assistência Social, com atuação em Entidades Municipalista.

JORDAN MOTTA JORDÃO

Engenheiro Ambiental e Sanitarista. Mestrando em reutilização de resíduos sólidos, consultor ambiental, vice-presidente do Codema de Itambacuri.

ITALO MENDES

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), com formação complementar na Universidade Autônoma de Madrid (Espanha) e na Universidade de Harvard (EUA). Em 2018 foi Pesquisador Visitante na Universidade de Indiana (EUA), onde estudou políticas públicas de incentivo à inovação no setor público e no setor de turismo. Possui 20 anos de experiência no setor público, atuando desde 2003 no Ministério do Turismo, onde já exerceu com destaque diversos cargos de direção e assessoramento superior. Já atuou também no setor privado, como professor universitário, e como consultor para organizações nacionais e internacionais (PNUD,UNESCO, SEBRAE, SENAC e Braztoa). Atualmente é Secretário Municipal de Turismo de Grão Mogol e Gestor do Circuito Turístico Serra do Cabral.

GUILHERME PAULUS

De espírito empreendedor, Guilherme Paulus tem 50 anos de atuação no segmento de Turismo, é o principal empresário do setor no Brasil. Fundador da CVC, uma das maiores operadoras de viagens no mundo, com mais de 1.400 lojas em todo o país, e do Grupo GJP, que controla 10 hotéis próprios no país, o empresário comanda hoje outros negócios no setor: a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR), o Iguassu Falls Golf Club, campo profissional com clube de golfe em Foz de Iguaçu (PR), e hotéis/boutique, a exemplo do Castelo Saint Andrews Membro do seleto Grupo Relais & Chateâu, em Gramado (RS),Hotel de montanha e único exclusive house do Brasil. Também é membro do Conselho Nacional do Turismo e faz parte do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

FERNANDO TOMASELLI

Diretor Executivo do CIMVI – SC; Ex prefeito do Município de Rio dos Cedros por dois mandatos (2009-2016); Bruna Cheloni Sama Produções: Mestre em Gestão de Políticas Públicas – UNIVALI – SC; Bruna Cheloni Sama Produções: Presidente da AMVE – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (2016); Presidente da AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação (2015-2016); Presidente e atual vice-presidente do Colegiado de Consórcios de SC – FECAM.

EDUARDO GADOTTI

Diretor Técnico Escola Pública Bilingue | Empresário e CEO

Eduardo Gadotti é o Diretor do grupo Escola Pública Bilingue. Formado em engenharia mecânica na Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestrado na PUC-PR em Engenharia de Produção, em seus, mais de 15 anos de carreira, atuou em diversos cargos de gestão em multinacionais e empresas nacionais. Nestes últimos 10 anos a frente do grupo, revolucionou e reinventou diversos mercados, implementando e melhorando os processos com o auxílio da tecnologia, revolucionando as áreas da Educação, Saúde, Limpeza e Movimentação. Trabalhos estes que se traduziram em publicações nacionais e internacionais e diversas patentes.

DIEGO FALQUETTO

Engenheiro formado pela Universidade Federal de Viçosa e CEO da ToGov, empresa mineira com foco em gestão pública estratégica. Começou sua carreira no setor público como analista de dados da Prefeitura de Santa Luzia – MG. Em 2021 fundou a ToGov, que hoje atende prefeituras de quatro regiões e cinco estados do Brasil, além do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem como propósito levar a gestores e gestoras informações para uma gestão pública eficiente e precisa.

BRUNO BALARINI GONÇALVES

Geógrafo com Formação em Meio Ambiente; Especialista em Docência para o Ensino Superior pela UNIPAC; Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC-MINAS; Mestre em Novas Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente pela UFVJM; Professor titular das disciplinas de Hidrologia, Saneamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Ecologia, Ciências do Ambiente, Manejo e Conservação do Solo e Água, Auditoria e Perícia em Imóveis Rurais, Planejamento urbano e rural da UNIPAC-TO; Ex-Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Teófilo Otoni; Ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente de Teófilo Otoni; Ex-Secretário Municipal de Governo de Teófilo Otoni; Ex-Controlador Interno da Prefeitura de Teófilo Otoni; Ex-Coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura de Teófilo Otoni; Ex-Vice-presidente da ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri onde tive a oportunidade de participar da Expedição Mucuri, da criação da APA Alto Mucuri e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mucuri; Idealizador e fundador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos – CIRSU VALE DO MUCURI; Colaborador Perito do Ministério Público Estadual na realização de vistorias e perícias ambientais, para Comarcas de Teófilo Otoni, Malacacheta e Nanuque; Palestrante institucional com temas ambientais como reuso da água, lixo e cidadania, novos conceitos de consumo ambiental, Renovação de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental Rural; Responsável Técnico Ambiental por empreendimento como, extração de granito e gemas, laticínios, loteamentos e propriedades rurais.

HORÁCIO CRISTO BARBOSA

Administrador Público – UNIMONTES/2021
Superintendente do Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL

Horácio Cristo Barbosa, natural de Montes Claros MG, atua como Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas desde outubro de 2016. Residente em Janaúba MG, no período de 1995 a 2000, participou como Técnico Especializado do Programa de Capacitação em Apoio ao Desenvolvimento Local, aplicando a Metodologia de Gestão Participativa para o Desenvolvimento Local – GESPAR, exercendo a coordenação de áreas no Estado de Minas Gerais, no PROJETO BANCO DO NORDESTE/PNUD – BRA 93/012, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Formado em Administração Pública pela UNIMONTES em 2001, prestou serviço no município de Janaúba, como Chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2001 a 2003, e em seguida após participar da constituição do Consorcio Privado UNIÃOGERAL, atuou com Secretário Executivo de 2003 a 2009. A partir de 2011 ingressou no Consorcio Público UNIÃO DA SERRA GERAL, exercendo o cargo de Coordenador Geral do Projeto de Construção de Cisternas de Placa e Capacitação para Convivência Sustentável com o Semiárido, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. A partir de 2017, no cargo de Superintendente do UNIÃO DA SERRA GERAL, coordenou a implantação de diversos projetos, sendo os principais: Projeto de Fortalecimento das Feiras de Base Agroecológicas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com criação de feiras da agricultura familiar em 13 municípios consorciados; Projeto de Estruturação dos serviços de Inspeção Municipais – SIM, na região da Serra Geral, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, com criação dos SIM e estruturação de Escritórios Municipais em 14 municípios consorciados; Projeto de Reestruturação do Aterro Sanitário Regional de Janaúba, com recursos próprios dos municípios consorciados, com construção da segunda célula de aterragem e estruturação de equipe e equipamentos para operação do Aterro Sanitário Regional da Serra Geral e encerramento dos lixões na região da Serra Geral.

Eraldo Nunes

-Diretor de Articulação Nordrste da RNCP
– Secretario Executivo da Federação de Consórcios Públicos de Alagoas
– Superintendente do Consorcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano
Cientista Político formado pela UNINTER

RODRIGO FRANCO

Advogado, graduado pela Universidade de Uberaba – Uniube e pós-graduado em Ciências Penais pelo IEC PUC-MG. Mestre em Direito Ambiental, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Hélder Câmara BH-MG. Doutorando em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Hélder Câmara BH-MG. Foi Superintendente-Executivo da AMM – Associação Mineira dos Municípios, além de Professor da disciplina de Direito Regulatório e Administrativo na Pós-Graduação da PUC/MG no curso de Direito Ambiental e Minerário e Professor Titular das Disciplinas de Direito Constitucional e Direitos Humanos das Faculdades Promove/BH. Atualmente sou Subsecretário de Estado de Gestão Ambiental e Saneamento de Minas Gerais.

RICARDO ANTUNES

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Estadual de Montes Claros. Advogado. Procurador-Geral do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS.

PEDRO MENDONÇA

Engenheiro formado pelo INATEL há 25 anos, mestre em meio ambiente pela UNIFEI em Itajubá e pós graduado em gestão ambiental.

Atual secretário executivo do Aterro sanitário de Itajubá Cimasas, consórcio público formado por 14 municípios da microrregião do alto sapucaí onde se destina mais de 3500ton ao mês de Resíduos Urbano. E também ocupa cadeira de conselheiro da Bacia Hidrográfica do alto sapucaí.

Em 2012, ingressou na área publica como secretário de Planejamento e meio ambiente da cidade de Itajubá e por 5 anos desenvolveu e atuou em atividades relevantes para o desenvolvimento urbano sustentável do município.

Antes de ingressar na área pública, foi gerente executivo em empresas multinacionais – como Nokia e Siemens – nos Estados de Minas gerais e São Paulo.

NÁDIA PATRÍCIA

Advogada formada pela UNIMONTES, no ano de 1989, com PÓS GRADUAÇÃO “LATO SENSU” em Controladoria Pública Municipal, pelo Centro Universitário do Sul de Minas(setembro de 2006 a fevereiro de 2008). Pós graduanda no curso de Licitações e Contratos da Escola Mineira de Direito. Atua como Procuradora do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE, desde março de 2022;

CARLOS GONÇALVES DE OLIVEIRA

Mestre em Direito do Trabalho – UBA Internacional; Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2014; Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2008; Pós-graduado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006; 3º Grau – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2005.

ARLEN SANTIAGO

Médico e advogado, foi vice-prefeito de Montes Claros (1996-1999), onde também foi Secretário Municipal de Saúde. Presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos: 1993-1994 e 1995-1996. Foi prefeito do município de Coração de Jesus (1993-1995) e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), em 1996 e 1997. Em 1998, foi eleito deputado estadual, em seu primeiro mandato. No dia 07 de março de 2022, Arlen Santiago se filiou ao partido Avante. Nas últimas eleições, em 2022, conquistou o seu sétimo mandato
consecutivo, sendo o 6º deputado estadual mais votado do estado, com 107.236 votos.

No momento, é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O resultado nas urnas é a resposta ao trabalho realizado com seriedade e comprometimento.

ALEXANDRE AMORIM

Diretor-presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa e governamental, tendo liderado, nos últimos anos, diversos projetos de Tecnologia da Informação e transformação digital na gestão pública.

É formado em Gestão Pública Municipal pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Entre o período de 2006 a 2012, trabalhou por cinco anos em projetos de planejamento estratégico, implantação e desenvolvimento de polos tecnológicos e de reestruturação administrativa no Uruguai.

De 2013 a 2015, foi diretor do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos (Ipplan). Em 2015, assumiu a Secretaria de Administração e de Governo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. No ano de 2021, atuou como secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

Em 2020 e 2021, foi diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo (Prodam), maior empresa de tecnologia para governo em âmbito municipal da América Latina. Em outubro de 2021, assumiu como diretor-presidente de Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização responsável pela tecnologia do município de Curitiba.

THIAGO BARBOSA E OLIVEIRA

Engenheiro Ambiental pelas Faculdades Santo Agostinho – FASA/FACET -2011 Perito e Assistente Técnico Judicial Ambiental pela Escola Rui Juliano Pericias – Manual de Perícias – 2011 Engenheiro de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Pitágoras de Belo Horizonte – 2013 Especialista em Projetos e Licenciamento Ambiental pelas Faculdades PROMINAS – 2023 Diretor de Departamento de Meio Ambiente do Município de Cristália-MG – 2011 Coordenador da Agência Avançada de Meio Ambiente do Instituto Estadual de Florestas – IEF de Grão Mogol-MG de 2012 a 2015 Coordenador do Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental Municipal do CODANORTE desde 2018

SUELEN SANTOS

Enfermeira, Mestre em Gestão de Saúde Pública, pela Universidade Federal de São Carlos, Especialista em Saúde do Trabalhador e em Políticas Públicas.
Atualmente é Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria e gerencia o Departamento de Saúde do Consórcio CODANORTE.
Possui experiência na área de gestão, atuando há 14 anos na Administração Pública norte mineira, a nível regional e municipal.
Atuou como professora do Programa de Educação em Saúde Ambiental FUNASA/CODANORTE e Coordenação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS/CODANORTE dos municípios nortes mineiros.

RICARDO CAMPOS

Já foi chefe de gabinete e assessor parlamentar na ALMG, onde na juventude havia atuado como adolescente trabalhador por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).

Agora, retorna ao Parlamento estadual para assumir em 2023 seu primeiro mandato como deputado estadual. Nasceu em São João da Ponte (Norte), onde morou até os 14 anos de idade.

Hoje reside em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Formou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com ênfase em Comércio Exterior, tendo sido presidente do Diretório Central dos Estudantes. Foi diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), órgão que coordena ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. Passou ainda pela diretoria de operação Norte da Copasa.

PAULO RENATO GERMINIANI RIBEIRO

ENFERMEIRO PÓS GRADUADO EM URGENCIA E EMENGÊNCIA
ATUAL PRESIDNETE DO COSECS – MG/APP E SECERTÁRIO EXECUTIVO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DIS MUNICIPIOS DA MICRORREGIÃO DO ALTO SAPUCAÍ – CISMAS. TRABALHO NA GESTÃO PÚBLICA COMO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE E COORDENADOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
ATUAL VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPLA DE SAÚDE DE ITAJUBÁ.

PATRÍCIA MENDES

Engenheira Ambiental formada pela Faculdade Santo Agostinho com mais de 10 anos de experiência na área de consultoria ambiental. É especialista em Agroecologia pela UFMG e mestranda em Sociedade, ambiente e território pela UFMG/UNIMONTES. Atualmente é Gerente do Departamento de Saneamento e Engenharia do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), sendo integrante da equipe de Coordenação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS. Atua na educação ambiental, elabora projetos e desenvolve estratégias técnicas para a destinação adequada dos resíduos.

LUCAS FAVERI

CEO Biosector E co-founder novos hábitos gestão de resíduos, Engenheiro Ambiental Sanitarista, com mais de 15 anos de atuação no desenvolvimento, operação e comercialização de Unidades de Separação Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, América Latina, África e Europa.
Vasta experiência em operação de plantas de triagem mecanizada de resíduos sólidos urbanos, implantação de novas tecnologias para reciclagem, geração de combustíveis derivados de resíduos, gestão de tecnologias para tratamento biológico da matéria orgânica para produção de composto orgânico, geração de energia proveniente da decomposição de resíduos sólidos urbanos e tratamento térmico através de Gaseificação e Pirolise. Se dedicou a aprimoração de tecnologias de separação de resíduos desenvolvidas no exterior para a realidade nacional, implantando sistemas adequados para a necessidade e realidade dos resíduos brasileiros dando viabilidade econômica ao modelo de tratamento no pais. Resultando em patentes com 85% de eficiência e custo 40% menor. Especialista no Modelo Alemão de Gestão de Resíduos (Universität Rostock/Deutschland), Specialist in Environmental Management ( Universit of San Francisco/USA). Mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela Technische Universität Braunschweig.

LEONARDO LADEIRA

É analista de sistemas, especializado em aplicações para ambientes web. Iniciou como gestor no setor em 1991, a partir de 1999 passou a atuar em soluções tecnológicas voltadas à gestão pública e, em 2003, especializou-se nas compras governamentais pela internet. Desde 2016 está à frente do portal de compras públicas, com foco especial em soluções para os municípios.

JARBAS SOARES

Natural de Montes Claros (MG), bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em julho de 1989. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tendo exercido a função de promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001, mesmo ano em que assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e de Habitação e Urbanismo (Caoma).
No MPMG, foi também diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), membro do Conselho Superior e da Câmara de Procuradores de Justiça e, por duas vezes, procurador-geral de Justiça (biênios 2005/2006 e 2007/2008).
Foi ainda membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nos biênios 2011/2013 e 2013/2015, onde presidiu a Comissão de Direitos Fundamentais do órgão; vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG); e presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa).
À frente do MPMG, se destacou com as negociações dos acordos após as tragédias de Mariana e Brumadinho.
Atualmente é procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

HAMILTON ALVES

Há 27 anos de mercado em empresas na área de tecnologia, como por exemplo, IBM e TOTVS, sempre à frente de planejamento, estratégia e gestão dos times de negócios. Especialista em gestão de projetos ágeis e soluções de Data Science e Governança de Dados para o Setor Público Há 7 anos como CEO da Fábrica de Negócio e SkyeTech, startups GOVTECHS especializadas em produtos de análise de dados para o Setor Público

GERSON RODRIGUES

>> Graduação em Matemática (1997);
>> Graduação em Ciências da Computação (2001);
>> Lato-sensu em Administração de Sistemas de Informação (2004);
>> Mestrado em Matemática e Estatística (2006);
>> Doutorado em Estatística – UFLA (2010);
>> Pós-Doutorado – Iowa State University – EUA (2014/2015).
>> Professor da Universidade Federal de Viçosa;
>> Pesquisador Colaborador – Embrapa Amazônia Ocidental;
>> Pesquisador da Rede Mineira de Pesquisas;
>> Pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável;
>> Pesquisador da Rede ProfMat do Brasil;
>> Pesquisador de Métodos Estatísticos em Estatística Aplicada;
>> Professor Visiting Scholar da Iowa State University – EUA;
>> Sócio Fundador do Grupo GeoSolutions – TecnoParq da UFV.

ENILSON FRANCISCO

Bacharel em Direito e Analista em Sistema de Informação. Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança, Direito Administrativo e em Saneamento; Especialista em Gestão de Infraestrutura e Governança-Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela Pontíficia Universidade Católica – PUC. Consultor e Assessor de relações públicas e gestão administrativa, Analista Sênior em compras públicas. Atualmente é Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento do Norte de Minas (Codanorte). Atua no cenário ambiental norte-mineiro, desenvolvendo estratégias para solucionar questões de relevância no saneamento. Promove o aprimoramento em gestão de pessoas, ressaltando as habilidades para atendimento da demanda do mercado de trabalho.

ELÓI RÖNNAU

Diretor Executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA, cuja principal atividade é a realização de compras públicas através das licitações compartilhadas. Conselheiro no Conselho de Consumidores da CELESC – CONCCEL, representando o Setor Público. Com 30 anos de experiência na área pública, já atuou como Contador, Controlador Interno, Secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em municípios catarinenses. Foi Presidente do Colegiado de Consórcios Públicos Intermunicipais do Estado de Santa Catarina – CCPSC; e ministrou aulas no curso de Pós-graduação em Gestão Pública. É Bacharel em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade Pública pela UNOESC.

DINILTON PEREIRA

Bacharel em Direito pela FAVAG; Bacharel em Teologia; Pós-graduado em Direito Processual – FAVAG; Mestrando em Gestão de Recurso Hídricos e Regulação Pela Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira-UNIFEI; MBA em Direito Tributário Fundação Getúlio Vargas – FGV; Pós-graduado em Ciências da Religião FASI; Pós graduado em Direito Ambiental, Pós Graduado Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Projetos em Educação Ambiental (FAVENI); MBA em Regulação (cursando); Pesquisador das Disciplinas Pedagogia dos Movimentos Sociais; Direito e Desenvolvimento Social do Curso de Mestrado da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Especialista em Humanização Hospitalar, Especialista em Elaboração de Propostas e Planos de Trabalho no Sistema de Convênios – Plataforma Brasil; Especialista em Terceiro Setor, Especialização em Gestão Pública Municipal para Resultados. Procurador Jurídico e Fundador do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE, Consultor Jurídico do Consórcio Alto Rio Pardo – COMAR; Diretor Jurídico da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – ADENOR, DIRETOR GERAL DA AGENCIA DE REGULAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO DO NORTE DE MINAS – ARSAN

BRUNO ARAÚJO OLIVEIRA

Pós-graduado com MBA em Marketing pela USP, em Gestão de Qualidade pela Estácio de Sá, e em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Formado em Administração de Empresas pela FACECA CNEC e em Gestão em Segurança Privada pela Universidade FUMEC.

Possui ainda programa executivo em inovação e estratégia na University of Akron nos Estados Unidos.

Bruno Araújo é o atual Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais e Sócio Diretor Comercial da Odisseia Consultoria.

Suas principais áreas de trabalho são em gestão, estratégia, planejamento e direção, atuando em todas as áreas da administração.

BRÁULIO FIGUEIREDO

Doutor em Sociologia e professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador sênior do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública – CRISP / UFMG, visiting scholar no Crímina / UMH em 2022. Seus interesses se centram na Teoria Criminológica Aplicada, Políticas Públicas de Prevenção, Análise Criminal, CiberCriminalidade, Avaliação de Projetos e Programas Sociais. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Profissional da Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

AURÉLIOMARKS MATOS

Engenheiro Civil
Pós Graduado em Gestão Pública
– Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario do Baixo Jequitinhonha – CIMBAJE.
– Secretário do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais/Agência de Políticas Públicas. – Cosecs MG/APP

ANTÔNIO EDUARDO

CEO Health Tech WebBula (BRASIL/ISRAEL).Profissional de Saúde, MBA em Gestão Empresarial, Fundador pioneiro do primeiro portal na América Latina (abril/2002) em EAD na saúde/60 mil alunos médicos/dentistas com apoio da FGV, MEC e MS. Reconhecido como Líder Disruptivo Global em Negócios Sustentáveis pela Globant Awards.

Luiz Gonzaga Alves Pereira

Luiz Gonzaga Alves Pereira, engenheiro civil com especialização em Transportes e Meio Ambiente. Atuação em Equipamentos Pesados, Procurement, Suprimentos, Administração e Finanças, Desenvolvimento de negócios, Engenharia de Negócios, Óleo e Gás e Meio Ambiente. Dirigente de associação do setor de resíduos e efluentes. Executivo de empresas no Brasil e no exterior. 49 anos de experiência sendo 36 no setor de meio ambiente.

Adriana dos Reis Monteiro

Engenheira Florestal (UFRRJ) com sólida experiência em Gerenciamento de Projetos, Mudança Climática e Análise de Riscos. Possui Mestrado em Engenharia de Transportes (IME), Doutorado em andamento em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (UFF), Especialização (nível Doutorado) em Engenharia de Defesa na área de Monitoramento, Controle e Prevenção de Desastres Ambientais IME). É Engenheira do corpo de auditores da Bureau Veritas na Gerência de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da PETROBRAS, atuando no Licenciamento Ambiental para o descomissionamento de instalações submarinas. É Perito Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e integra o corpo de Engenheiros do Projeto Morte Zero do Ministério Público na Rede de Resiliência da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Atuação no segmento de Transporte, Perícia Ambiental, Recursos Hídricos, Diagnóstico ambiental da poluição difusa no meio ambiente, Petróleo, Gás e energia, tendo alcançado resultados bem sucedidos em projetos de Gerenciamento de Riscos, Desenvolvimento Sustentável, Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, Perícia e ESG. Possui dez (10) anos de experiência no treinamento e desenvolvimento em disciplinas de Pós-Graduação e MBA em Direito Ambiental, Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Projetos, Supply Chain, Engenharia de Transportes e Perícia Ambiental, com foco no desenvolvimento técnico de colaboradores em diversos níveis organizacionais.

CLÉSIO CÂNDIDO AMARAL

Formado pelo CEFET MG como técnico em química
Formado pelo Izabela hendrix em gestão ambiental e saneamento urbano
MBA em auditoria e perícia ambiental pela Universidade de São Carlos MBA em mercado de carbono e projetos sustentáveis pela Universidade Federal do Paraná Auditor líder em auditoria em plataforma de petróleo. Funcionário público da prefeitura municipal de Betim desde 1993 na secretaria de Meio Ambiente do município nas áreas de licenciamento e fiscalização. Superintendente estadual de meio ambiente do norte de Minas-supram NM de 2016 a 2021, atualmente na área de fiscalização ambiental da secretaria municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da prefeitura de Betim. Especialista em ruído ambiental e valoração de danos ambientais.

Maria de Souza Neves Dominguez

10 anos de experiência com gerenciamento de projetos. 6 anos de experiência organizando e facilitando processos complexos de inovação multistakeholder para empresas privadas, governos e municípios.
7 anos de experiência em gerenciamento de projetos internacionais na liderança de projetos financiados por órgãos de financiamento privados, filantrópicos, nacionais, regionais e europeus.
3 anos de experiência com facilitação de workshops usando metodologias de design thinking.
2 anos de experiência gerenciando e facilitando processos de colaboração em inovação em plataformas virtuais (plataforma Solved). Liderando projetos de economia circular para o Governo Português e a Agência Portuguesa do Ambiente, bem como na Argentina para apoiar a transição verde das PME
locais. Trabalho no departamento internacional da CLEAN, com enfoque na América Latina, a gestão de relacionamentos com parceiros-chave, a identificação de necessidades locais para estabelecer colaborações com promissores provedores de soluções europeias. Liderança em workshops de co-criação de soluções inovadoras, realizando adaptações tecnológicas quando necessário. Também tenho a responsabilidade de coordenar delegações internacionais e elaborar solicitações de financiamento para oportunidades de chamadas internacionais.

PEDRO ALVES DUARTE

Consultor ambiental com 15 anos de atuação, formado em Engenharia Ambiental e especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos.

Elaborou planos estaduais de resíduos sólidos, de regiões metropolitanas e intermunicipais, bem como atuou em projetos básicos e executivos de unidades para tratamento e disposição final de resíduos, pelo Governo Federal (Codevasf).

Trabalhou na indústria de geossintéticos e foi analista técnico em saneamento na Confederação Nacional de Municípios, além de ter prestado consultoria para consórcios públicos intermunicipais, governos estaduais e municipais, indústrias e empresas do setor de saneamento.

Atualmente integra a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Distrito Federal (ABES-DF), coordenando a Câmara Temática de Resíduos Sólidos do DF.

RICARDO DOS SANTOS SOARES

Engenheiro com formação em Engenharia civil, Engenharia ambiental e Engenharia de segurança do trabalho. Vice- Presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – SENGE-MG. Presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Minas Gerais – AEST-MG. Conselheiro no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte- COMAM. Experiência em acompanhamento, fiscalização e medição de obras, licenciamento ambiental, aplicação de normas de segurança do trabalho para proteção coletiva e individual, acompanhamento de projeto de combate a incêndio e AVCB junto ao Corpo de Bombeiros. Regularização, fiscalização, controle e avaliação da execução da Política Municipal de Saneamento. Recuperação e monitoramento de áreas degradadas em APP (área de proteção permanente) causado pelo cultivo eucaliptos, licenciamento ambiental, acompanhamento de pequenas obras civis como, reforma de escolas, construção de bueiros, estradas e passagens molhada. Monitoramento da conservação e uso do entorno do lago Bico da Pedra em Janaúba, parte integrante do PACUERA, (PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DE RESERVATÓRIO ARTIFICIAL), junto ao NIEIA (Núcleo interinstitucional de estudos ambientais do Norte de Minas Gerais.

THIAGO DOS SANTOS XAVIER

Economista e mestre em administração de empresas pela UFBA. Especialista
em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia, trabalhando
atualmente como Coordenador Executivo de Planejamento Territorial e
Articulação para Consórcios Públicos da Secretaria do Planejamento

SAMUEL BARBI

Economista (UFMG) e mestre em gestão e regulação de saneamento (Fiocruz). É Diretor da Arsae-MG e coordenador do grupo de indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR). Com experiência de 12 anos no setor de saneamento, é idealizador da metodologia ACERTAR, foi gerente responsável pela concepção e desenvolvimento do SIR (Sistema de Informações Regulatórias da Arsae-MG) e do ProSun (Projeto de Regulação por Exposição). É Host do PodCast Regulação em Foco, professor e palestrante. Atua como educador financeiro e colunista na Rede 98 (Rádio e TV).

ROBERTO ROCHA

Catador de materiais recicláveis há mais de 30 anos, Roberto
Rocha é membro fundador de uma das primeiras
organizações de catadores do Brasil, a Cooperativa de
Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA),
inaugurada em 1999, no município de Poá-SP. Hoje está
cursando administração na faculdade Anhanguera.
Esteve à frente das mobilizações e articulações que resultaram na
aprovação da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de
Resíduos Sólidos, em 2010. Participou da construção do Comitê
Nacional de Inclusão Socioeconômica dos Catadores de Materiais
Recicláveis do Governo Federal (CIISC) (2011) e foi membro do
Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) (2014). Colaborou
para a organização do Acordo Setorial de Embalagens, assinado
em 2015.
Desde 2016 é presidente da ANCAT, entidade sem fins lucrativos

REGINALDO CARVALHO

Formação em Computação pela Universidade Mackenzie, especialização em Análise de Sistemas pela FAAP, e MBA em Gestão estratégica pela FGV. +20 de experiência atuando em TI e Telecomunicações em empresas dos segmentos de tecnologia, indústria de transformação, e trading. Atualmente é Head de Informática na empresa Qualcomm, desenvolvendo negócios para computadores conectados para educação pública e projetos de comunicação sem fio 5G.

RAUM BATISTA

Psicólogo, Especialização em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais – PUC/MG, Especialização em Gestão de Projetos da Engenharia de Produção – UERJ, Curso de Formação em Terapia Narrativa e Práticas Comunitárias (Reciclando Mentes/Dolwich Centre Foundation) Membro da Associação de Terapia de Família / RJ, Membro do Grupo Gestor do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, Assessor do Instituto Reciclando Mentes, e Assessor de Coordenação da Associação Brasileira Terra dos Homens, Coordenador Técnico do Serviço Social Internancial – Brasil.

MARILIA MELO

Graduada em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é a Secretária Estadual de Meio Ambiente. Foi Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do rio Verde.

MARIANA MAIA

Advogada. Pós-graduada em direito ambiental pela UER e em Gestão Ambiental pela UFRJ. Mestranda em Políticas Públicas pela Universidad de Barcelona. Mestranda em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC/RJ. Já foi assessora jurídica e diretora de licenciamento ambiental na Prefeitura de Angra dos Reis. Atuou como analista no atendimento às indústrias do Estado do Rio de Janeiro por mais de 7 anos. Foi diretora de Desenvolvimento Sustentável e também diretora de Clima no MMA. Atualmente é Superintendente de Resíduos e Economia Circular do Estado do Rio de Janeiro.

ISABELLE COLARES

Graduada em Ciências Econômicas e Administração Pública. Pós graduada em Projetos Sociais, Gestão Pública e Gestão do Serviço Social. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no governo de Minas desde 2014 e desde 2019 ocupa o cargo de Diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade na Subsecretaria de Assistência Social / Sedese.

HELIANA KÁTIA

Engenheira civil e sanitarista e mestre em Desenvolvimento Sustentável. Foi idealizadora do Fórum Nacional Lixo e Cidadania e da Campanha Criança no Lixo Nunca Mais pelo UNICEF. Foi consultora do MMA do BID e instituições multilaterais. Dirigiu os Serviços de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e do Distrito Federal quando liderou o encerramento do Lixão de Brasília. Ministrou diversos cursos e palestras na área de resíduos sólidos urbanos no Brasil e no Exterior. Atualmente é diretora da ABES DF.

FRANSERGIO VIEIRA

Engenheiro de Computação pela UFSCAR com MBA em negócios, com carreira desenvolvida na área de telecomunicações e semicondutores, atuando em empresas multinacionais de grande porte, tais como Nortel Networks, Alcatel-Lucent e Nokia. Atualmente é gerente sênior de desenvolvimento de novos negócios na Qualcomm, atuando em projetos de cidades inteligentes, redes de comunicação sem fio 5G, internet das coisas e inteligência artificial.   Formação em Computação pela Universidade Mackenzie, especialização em Análise de Sistemas pela FAAP, e MBA em Gestão estratégica pela FGV. +20 de experiência atuando em TI e Telecomunicações em empresas dos segmentos de tecnologia, indústria de transformação, e trading. Atualmente é Head de Informática na empresa Qualcomm, desenvolvendo negócios para computadores conectados para educação pública e projetos de comunicação sem fio 5G.

FLÁVIA MOURÃO

Engenheira Civil e Sanitarista, integrante do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde já exerceu as funções de Secretária Municipal Adjunta de Atividades Urbanas, Secretária Municipal de Meio Ambiente, Secretária de Administração Regional Venda Nova e Diretora de Planejamento da Superintendência de Limpeza Urbana. Exerceu, também, as funções de Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Presidente do Conselho Administrativo da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Minas Gerais – ABES-MG.

FÁTIMA PROCÓPIO

Advogada, formada em Direito pela Unimontes, atuou com Projetos Sociais de inclusão social no período de 2002 a 2008, em parcerias com empresas e governo do Estado de MG. Passou a advogar em 2009, até 2021, com direitos autorais em cerca de 120 comarcas desde RMBH aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Norte de Minas. Atua como voluntária em meio ambiente desde a adolescente, sendo hoje a Diretora Executiva do Instituto Grande Sertão de M. Claros e a Diretora Técnica da Brigada 1 de Combate Voluntário a Incêndios Florestais, de MG, organizações que contam com mais de 20 anos de atuação na proteção e conservação ambiental em parcerias com MPMG, IEF, WWF, AMDA. Conselheira nos Conselhos do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Parna Peruaçu – MONA Brejo do Amparo e PELG, é também formada em Gestão de Meio Ambiente desde 2022, atualmente assessora no Codanorte na integração de Catadores, elaboração de PMSB e PMGIRS como mobilizadora social e referência para legislação e aspectos legais da política pública de saneamento básico.

FABRICIO SOLER

Advogado especialista em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos e ESG;

Consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos;

Indicado por prestigiosas publicações internacionais (Chambers and Partners, Leaders League, Latin Lawyer, The Legal 500 e Who’s Who Legal), e pela Revista Análise Advocacia como advogado admirado na área de Direito Ambiental;

Coordenador do curso Gestão e Direito dos Resíduos e professor de cursos de pós-graduação da PUC/SP, PUC/RS, IBMEC entre outros;

Participante da segunda sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação da ONU (UNEP) para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, inclusive no ambiente marinho;

Conselheiro independente de Comitês de Sustentabilidade e ESG, Diretor da Divisão de Saneamento Básico da FIESP e Coordenador de Saneamento da OAB/SP;

Notória atuação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei de Saneamento Básico e Direito Ambiental;

DIMY KARTER

Administrador com experiência na coordenação e na gestão da política de assistência social. Analista de sucesso do cliente no GESUAS responsável pelo acompanhamento, treinamento e orientação de dezenas de municípios.

BRUNO GEMUS

Engenheiro Eletricista com MBA pela FGV em gestão empresarial e finanças corporativas com carreira desenvolvida há mais de 15 anos na Gestão Administrativa das áreas da Engenharia e desenvolvimento de projetos, atuando em empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte dos segmentos de prestação de serviços, industrial e governamental, tais como Mabel, Data Traffic e Construtora Artec. Há 7 anos é CEO da Juganu no Brasil, participando ativamente da revolução de cidades inteligentes no Brasil e no mundo através da iluminação pública inteligente gerando conectividade e segurança para as cidades.

BEATRIZ COELHO MORAIS

Advogada, Mestre em Ciências Sociais, Natural de Salinas – MG. Formada em Direito pela UNIMONTES – Advogada habilitada desde 2003, com experiência nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional, Eleitoral e Municipal; Professora de Políticas Públicas, Ciências Sociais e Direito Público; 20 anos de experiência profissional nas áreas do Direito Público e Eleitoral, Gestão Pública, Ciência Política, Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Relações Governamentais, Associativismo e Cooperativismo; Subsecretária de Estado de Desenvolvimento Regional – SEDRU no Governo do Estado de Minas Gerais (abril de 2011 a janeiro de 2015); Assessora Jurídica e Secretária Executiva da AMAMS (janeiro de 2003 a abril de 2011); Mestrado em Ciências Sociais – Strito Sensu – PUC/MG; Membro Efetivo do IHGMG – Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – cadeira 67; Membro Efetivo do IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

ANA MARIA JANSEN

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984). Aposentada desde 2012 como servidora pública municipal após mais de 25 anos atuando na gestão da saúde do município de Joinville/SC (na atenção básica, especializada e hospitalar). Desde 2013 é empregado público no Consorcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de SC no cargo de diretora executiva. Foi consultora na área da gestão de saúde pela Holos Treinamento e Desenvolvimento Ltda ME de 2005 a 2019. Sócia proprietária da empresa Mais Saúde – MEI CNPJ: 31.408.433/0001-04, na área de gestão hospitalar e organizações sociais. Atualmente é presidente do Colegiado de Consórcios Públicos da FECAM. Membro da ACISSC – Associação de Consórcios de Saúde de SC e da RNCP – Rede Nacional de Consórcios Públicos.

VIVIANE MAFISSONI

Especialista em Direito Público; Membra do Instituto Nacional da Contratação Pública; Analista de Políticas Públicas e Projetos do Poder Executivo do Estado do Estado do Rio Grande do Sul desde 2010, atuando como pregoeira, coordenadora da equipe de aplicação de penalidades a licitantes, diretora responsável pelo planejamento de compras por registro de preços e gestão de atas, cadastro de fornecedores e penalidades e subsecretária substituta da Central de Licitações do RS; Estudou sobre Mecanismos de Controle e Combate à Corrupção na Contratação Pública (Portugal – 2019); Atualmente em exercício no Governo Federal como Chefe do Serviço de Compras Centralizadas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, vinculada ao Ministério da Educação. Experiência na direção de equipes, no desenvolvimento de fluxos de trabalho e normativas, na produção de pareceres e notas técnicas. Conhecimento em gestão de riscos e participação nos processos decisórios governamentais. Colaboradora na elaboração de planejamento estratégico e cronograma de compras públicas. Experiência em estruturação de ações para agilidade e sucesso no procedimento de aquisições e contratações. Hábil em modelos de gestão direcionados a efetividade e eficiência na prestação do serviço público, buscando atender o interesse público com eficiência, moralidade e sustentabilidade. Liderança de equipes e ativa na capacitação de servidores. Professora de pós-graduação da Escola Mineira de Direito. Colunista do Portal Sollicita e do Observatório da Nova Lei de Licitações. Pesquisadora, escritora e palestrante sobre temas que envolvem a nova lei de licitações e o direito administrativo sancionador de licitantes e contratados.

SILVIA KARLA AZEVEDO

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Pós doutora em Administração e Planejamento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz. Pesquisadora responsável pela Pesquisa Nacional de Consórcios Públicos de Saúde da Fiocruz pelo Programa de Inovação – INOVA Fiocruz.

RUBIANE KREUZ

Formada em Jornalismo e Direito, pós-graduada em Direito Público e Comunicação Pública. Servidora pública do TRE-PR há 16 anos. Desde 2019 é coordenadora de Comunicação Social, responsável pela criação, gestão e supervisão das campanhas e redes sociais. Criadora do Tiktok do TRE-PR, rede social com maior engajamento entre os órgãos públicos do país. Atua com capacitação e treinamentos em mídia training para gestores e servidores públicos, liderança, imagem profissional e comunicação eficaz nas instituições. É palestrante e co-autora no livro “A Comunicação Pública Na Prática”. É diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) no Paraná.

RODRIGO GAETE

Coordenador-Geral de Projetos e Inovação na APS (SAPS/MS). Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP (2020). Graduação e Mestrado em Ciência da Computação. Atualmente é colaborador da Universidade de São Paulo no Grupo de Altos Estudos de Avaliação de processos e práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem – GAAPS/EERP/USP. Tem experiência em Informática em Saúde, atuando registro eletrônico de saúde, interoperabilidade semântica, prontuário eletrônico, vigilância em saúde e atenção primária à saúde.

OTO BUREGIO

Formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com especialização em Gestão de Informação pela mesma universidade tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação com conhecimentos sólidos em gestão estratégica de TI, transformação digital, qualidade de serviços e gestão de projetos. Hoje atua como Coordenador-Geral Projetos Estratégicos públicos e Diretor Substituto da Secretária de Governo Digital conduzindo o projeto Startup Gov.br e a temática de qualidade de serviços públicos digitais. Na iniciativa privada, atuou em grandes empresas multinacionais desenvolvendo projetos de TI e liderando grandes equipes além de exercer a docência em temas como desenvolvimento de software e gestão estratégica de TI. Atuação: Gestão e Monitoramento de 30 startups com mais de 220 servidores Liderança de equipe Definição de diretrizes de qualidade Transformação Digital Design de serviços Gestão Ágil.

MURILO JACOBY

Advogado, Professor e Consultor; Diretor Jurídico da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados; Diretor Presidente do Instituto Protege; membro fundador do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP); coordenador da pós-graduação de Licitações e Contratos do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS). Especialista em Direito Público, com atuação em processos licitatórios e contratos públicos, processos administrativos perante os Tribunais de contas e processos judiciais, bem como na elaboração de regulamentos de licitação e contratos. Autor de vários artigos, com participação em obras coletivas.

MARILENE MATOS

Doutoranda e Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Advogada – Direito Constitucional e Administrativo. Sócia-Fundadora da Master Infra Consultoria em Infraestrutura; Professora da Graduação e Pós-graduação do IDP; Coordenadora da Pós-graduação em Direito Regulatório da Verbo Jurídico. Diretora de Comunicação da Alumni Direito Unb.

LUIZ GUSTAVO VILELA

Geólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado em Ciências Geológicas e Ambientais pela USP. Entre 1996 e 2008, atuou em grandes obras de engenharia, tais como o Metrô de São Paulo e usinas hidrelétricas, e no gerenciamento e recuperação de áreas contaminadas. Entre 2009 e 2016 esteve à frente da pasta ambiental do município de Votuporanga/SP. Entre 2019 e fevereiro de 2022 ocupou o cargo de Diretor Nacional de Gestão de Resíduos e Qualidade do Solo do Ministério do Meio Ambiente, com atuação principal na implantação da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, tendo como principais ações a implantação do SINIR+ (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos), a implantação de sistemas de Logística Reversa, tais como Eletroeletrônicos e Medicamentos, e a publicação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), onde foi Coordenador Técnico. Atualmente, é Superintendente da autarquia municipal de saneamento de Votuporanga/SP (SAEV Ambiental) e consultor sênior em gestão de resíduos sólidos, energias renováveis e gerenciamento de áreas contaminadas, com desenvolvimento de estudos e projetos em todas as regiões do Brasil.

LEONEL RODRIGUES

Leonel Rodrigues formado em Ciências Biológicas, especialista em conservação ambiental atuou por mais de 6 anos em projetos de sustentabilidade. É co-fundador da Prime Shopper, mentor e palestrante além de Diretor de Relações Governamental da FACIAP Jovem. Já participou na organização de diversos eventos de empreendedorismo e inovação.

Atualmente é analista de negócios e inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), atuando nos programas de inovação aberta e no desenvolvimento do Programa Vila A Inteligente primeiro Sandbox para cidades inteligentes do Brasil.

LEANDRO FROTA

Advogado e cientista político.
Mestre em ciência política e relações internacionais pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Especialista em meio ambiente, Agronegócio e Relações Institucionais e Governamentais. Foi Diretor da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Palestrante e Articulista.

JULIANO HEINEN

Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor e pós-doutor em direito administrativo pela UFRGS. Conselheiro de Administração da Companhia de Saneamento do Rio Grande do Sul. Autor de obras em direitos administrativos e licitações públicas.

JP DO WHATSAPP

Dedica-se ao estudo da comunicação pelo WhatsApp desde 2016, publicou oito artigos com reflexões sobre o tema no Portal Comunique-se, prestou consultoria e mentoria para implantação de mais de 25 canais empresariais, de órgãos públicos, institucionais, de veículos de comunicação e de figuras políticas para distribuição de informações pelo mensageiro. JP do Whats como é conhecido é jornalista, por formação, especialista em Ciência Política, com 16 anos de experiência em assessoria de comunicação política, institucional e empresarial. Atuou em Brasília, na Câmara dos Deputados, entre 2007-2011 e há 12 anos trabalha em Florianópolis – Santa Catarina. Entre 2019 e 2023, fez mais se 50 palestras (presenciais e on-line) sobre o uso estratégico do WhatsApp pelo Brasil.

HERBERT ALCÂNTARA

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros. Único sócio do escritório de advocacia Herbert Alcântara-Sociedade Individual de Advocacia. Advogado militante, Pós – Graduado em Direito Ecônomico pela Universidade Estadual de Montes Claros, Pós-Graduado em Direito Eleitoral pela Universidade Estadual de Montes Claros, MBA pela FGV em Direito Tributário, Mestre pela UFVJM, Doutor pela UFSC, Professor Efetivo na Universidade Estadual de Montes Claros. Presidente da 11ª subseção da OAB/MG 2022/2024.

HENRIQUE TONDINELI

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Atualmente é sócio do escritório de advocacia Racine Ribeiro – Consultores e Advogados Associados, com atuação em Montes Claros (MG) e região. Advogado atuante nas áreas de Direito Administrativo, Civil, Consumidor, Eleitoral, Empresarial, Família, Processual, Tributário e Municipal. Diretor Tesoureiro da 11ª Subseção da OAB/MG – Montes Claros (MG). Professor Universitário de Direito Civil e Direito Processual Civil. Assessor Jurídico do Município de Bocaiúva (MG).

HELOISA HELENA

Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Mestre em Administração Pública, Políticas Públicas e Gestão Governamental (IDP). Diretora Institucional do IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Diretora Financeira do IDAG – Instituto de Direito Administrativo de Goiás. Diretora de Controle Externo da AUDICON – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas. Professora convidada de cursos de pós-graduação (ESA/UFG, IGD, Rede Juris, Uni-Anhanguera, IDH/BID, CERS/Estácio, Proordem, Ed. Forum Cursos). Instrutora em Escolas de Governo (Escola Superior da Magistratura, Escolas do Ministério Público, Escolas de Contas dos Tribunais de Contas). Instrutora do Instituto Rui Barbosa – IRB. Editora Executiva e Presidente do Conselho Editorial da Revista Controle Externo do TCE-GO/Ed. Fórum. Publica artigos em obras coletivas, revistas e sites. Coordenadora de obras coletivas editadas pela Fórum. Palestrante.

GERMANO VIEIRA

Mestre em Direito Público e Internacional pela Universidade Católica Portuguesa, Porto/Portugal. Pós-graduado em Educação Ambiental e Advogado. Consultor especializado nas áreas e meio ambiente e sustentabilidade. Professor universitário. Atuou como servidor público efetivo na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quando exerceu os cargos de Secretário de Estado e de Secretário Adjunto entre 2016 e 2020. Co-CEO da Alger Consultoria Socioambiental.

GABRIEL SOUSA

Advogado, especialista em Direito Eleitoral pela PUC/MG, Diretor da Procuradoria do Município de Montes Claros, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da 11ª Subseção da OAB/MG – Montes Claros e Membro Colaborador da Comissão Permanente de Direito Eleitoral da OAB Seção Minas.

FERNANDO ANDRÉ COELHO

Graduado em Engenharia Elétrica, Fernando é especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissional em Gestão da Inovação pela Escola de Negócios e Inovação alemã Steinbeis, com experiência nas áreas de transformação digital, estratégia, inovação, tecnologias da informação e comunicação (TIC), gestão de projetos, governança, liderança e docência.

Atualmente, é Superintendente de Tecnologia da Informação (CIO) da Agência Nacional de Aviação Civil e professor convidado de Gestão da Inovação e Transformação Digital da Faculdade Mackenzie Brasília. Foi Secretário de Governo Digital quando o Brasil alcançou a vice-liderança mundial em maturidade nessa temática. Além disso, foi conselheiro de Administração da empresas estatais de tecnologia SERPRO e Dataprev; Foi também Subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação do Ministério da Infraestrutura; conselheiro das companhias Docas do Ceará e da Bahia; Coordenador Geral de Gestão, Inovação e Indicadores do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC); coordenador de Indicadores e Informação do Ministério das Comunicações;

No setor privado, atuou nos segmentos elétrico, telecom e consultoria, tendo sido gerente de Planejamento de Marketing, gerente executivo de Vendas, coordenador de Inovação de Produtos, Consultor e líder de projetos.

DEMETRIUS GONZALES

Arquiteto e Urbanista, especialista em Direito Urbano e Ambiental, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutorando em Planejamento Urbano e Ambiental. Atualmente exerce a função de Diretor Geral na Agesan, sendo membro de conselhos de meio ambiente, comitê de bacias Hidrográficas e associações profissionais.

ANA CLAÚDIA MENDONÇA

Assessora de Governança de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE, tendo ocupado cargos de liderança na área de pessoas no TSE, TST, STF, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e MPF.

Diretora da ABRH-DF, Membra do Comitê de Governança de Pessoas da RGB (Rede de Governança Brasiol), Mentora do Brazil Lab e Professora convidada do IBMEC, da Escola Nacional da Magistratura – Enamat, da Enfam, da Escola Superior do Ministério Público, da ENAP e de diversos órgãos públicos, nas disciplinas relativas à gestão da mudança organizacional, liderança, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, teletrabalho e trabalho híbrido.

Autora dos cursos da ENAP – gestão de equipes em trabalho remoto e gestão de equipes em trabalho híbrido. Co-autora da cartilha de Governança em Pessoas, pela RGB – Rede de Governança Brasil.

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Positiva, Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Consultora certificada em Transformação Cultural por Valores do Centro Richard Barret, Facilitadora certificada na metodologia Design Thinking para Educadores, LEGO® SERIOUS PLAY®, Management 3.0 e Felicidade Interna Bruta – FIB e Agile People e Agile HR.

ANA PAULA MEGIOLARO

Estrategista e mentora, fascinada por desvendar o poder da comunicação inovadora. Estuda o impacto da Inteligência Artificial na comunicação pública e privada. Como sócia-diretora da Roedel Intl Advisor, lidera um escritório pioneiro, que nasceu da fusão visionária entre a comunicação e as relações internacionais. Cria estratégias comunicacionais para governos, tanto no cenário internacional quanto doméstico. É gestora de crises de organizações públicas e privadas. Tem mestrado em Comunicação pela PUCRS, mais de 20 anos de experiência na área, regularmente é consultada pela Mídia, onde compartilha insights sobre as últimas tendências em comunicação estratégica.

ANDRÉ FRANÇA

Engenheiro Químico, iniciou sua trajetória no Instituto Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro em 2009, ascendendo através de várias posições de liderança, culminando como Secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, de 2019 a 2022, quando implantou diversas políticas públicas nacionais voltadas para a melhoria da qualidade ambiental urbana. É mestre e doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ, além de especialista em gerenciamento de projetos pela FGV e em liderança e gestão pública pelo CLP. Atualmente, é CEO da Resolux Estratégias Setoriais e Corporativas, onde desenvolve e implementa soluções estratégicas inovadoras de criação de valor e prosperidade para setores, empresas e governos.

CAIO TEIXEIRA

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. É professor da rede pública de ensino médio na cidade de Volta Redonda. Foi chefe de gabinete e diretor do Departamento de Concursos da FEVRE-Fundação Educacional de Volta Redonda. Atuou também como Subsecretário de Gestão, Transparência e Modernização da prefeitura. Atualmente é o diretor-presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda, cargo que assumiu em 2022.

CEZAR ROEDEL

Consultor internacional e Sócio da Roedel International Advisor.
Criou método inovador para a Internacionalização de Municípios.
Atua há mais de 15 anos em projetos internacionais.

Concede entrevistas para a imprensa, semanalmente, sobre temas internacionais – desde 2013.
Colunista internacional. Criador da primeira coluna de Conjuntura Internacional em jornais do Estado do RS, de grande circulação (mais de 150 colunas).

Atuou na American Chamber of Commerce for Brazil.

Colaborou com o projeto Doing Business do Banco Mundial.
Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB-RS.
Possui certificado pelo Instituto Internacional de Lideranças pela Friedrich Naumann Foundation (Gummersbach – Alemanha).

– Doutor em Filosofia (summa cum laude) pela PUCRS, com pesquisa financiada pela Humboldt Stiftung na Rheinische Friedrich-Wilhelms Universität Bonn (Alemanha). A sua tese abordou a aplicação da justiça na terminação de Conflitos Internacionais.

– Mestre em Relações Internacionais pela UFRGS. Professor [Relações Internacionais e Ciência Política]. A sua dissertação de mestrado é amplamente citada no Brasil, sendo um dos primeiros trabalhos no Brasil a antecipar a escalada de tensões no Mar do Sul da China.

CORINTO

Funcionário da empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social DATAPREV, foi assessor da Presidência do Serpro, da Dataprev, e diretor de sistemas da informação do Ministério do Planejamento. Atua em projetos relacionados à governança de TI, software livre, dados abertos e cidades digitais. Formado em ciências contábeis, publicou cinco livros, um sobre o tema Democracia nas cidades, além de diversos artigos científicos e textos em portais na internet. Coordenou diversos projetos do governo federal, dentre eles: Guas técnicos para Governança de TI; Portal do Software Público Brasileiro (softwarepublico.gov.br), e dados abertos (dados.gov.br).Neste último, foi responsável pela coordenação e implantação do projeto e representou o Ministério do Planejamento no OGP (Open Government Partnership) e na criação da Lei de Acesso à Informação do Brasil. Atualmente é gerente de Responsabilidade Socioambiental na Dataprev.

FELIPE DALENOGARE

Pós-doutorando em Direito pela Università di Bologna. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, em Licitações e Contratos, em Direito Público e em Direito Militar da Escola Mineira de Direito – EMD. Professor no Curso preparatório para o Exame de Ordem (OAB 2ª Fase – Direito Administrativo) no Gran Cursos. Professor em Cursos de Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes; em Direito Administrativo pela Faculdade Dom Alberto; em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria; em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande; e em Direito Militar pela Faculdade Futura. MBA Executivo em Coaching. Bacharel em Direito e em Ciência Política.

ALEXANDRE BURMANN

Advogado e Professor. Doutorando em Direito Ambiental Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais. Especialista em Direito Ambiental. Presidente da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA. Coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental na Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Autor e organizador de várias obras em Direito Ambiental, especialmente do livro: Fiscalização Ambiental: Teoria e Prática do processo administrativo para a apuração das infrações ambientais”. (Editora Thoth, 2022).