+55 (38) 3215-3644
Página Inicial » O Consórcio

O Consórcio

O Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas – CODANORTE foi composto, inicialmente, conforme consta em sua Ata da 1º Assembleia em setembro de 2013, pela associação dos diversos municípios daquele ano que foram pactuados e consorciados (Ata da 1º Assembleia, CODANORTE, 2013). Atualmente conta com 60 (sessenta) municípios consorciados demonstrados na Figura 01 estendendo as regiões do Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha.

FIGURA 01

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DAS MESORREGIÕES CODANORTE

Fonte: CODANORTE, 2020 (adaptado).

Os municípios consorciados atualmente são: Augusto de Lima, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Cristália, Divisa Alegre, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Itaobim, Jaíba, Januária, Japonvar, Jequitaí, Joaquim Felício, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lontra, Luislândia, Manga, Matias Cardoso, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Olhos-d`Água, Padre Carvalho, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, Ubaí, Várzea da Palma e Varzelândia.

FIGURA 02

MAPA DOS MUNICÍPIOS NAS MESORREGIÕES DE MINAS GERAIS

Fonte: CODANORTE, 2020 (adaptado).

 

Para se ter um panorama dos municípios nas microrregiões do Estado de Minas Gerais, a maior parte destes está na Macrorregião Norte. A Microrregião de Montes Claros possui 21 municípios consorciados; seguidos da Microrregião de Januária, com 13 municípios. As Microrregiões de Grão Mogol e Pirapora, ambas possuem 06 municípios atendidos. São 10 municípios atendidos nas microrregiões de Bocaiúva, Janaúba e Salinas. Já em relação às Macrorregiões da Central Mineira e Vale do Jequitinhonha, ambas perfazem um total de 04 municípios consorciados.

FIGURA 03

MAPA DOS MUNICÍPIOS NAS MICRORREGIÕES DE MINAS GERAIS

Fonte: CODANORTE, 2020 (adaptado).

O CODANORTE Constitui uma ferramenta imprescindível de vários municípios na busca de soluções eficientes e eficazes da Administração Pública Regional, trazendo economia e qualidade de vida para a população, valorizando o ser humano e o Meio Ambiente.