“Soluções consorciadas na gestão de resíduos sólidos" é tema de painel ministrado por gerente do Codanorte, em Goiás

07 de outubro de 2022

“Soluções consorciadas na gestão de resíduos sólidos". Esse foi o tema abordado pela gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes, em painel ministrado nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Goiânia-GO.

A gerente faz parte do grupo de mais de 100 palestrantes presentes no 8º Contecc 2022 - Congresso Técnico e Científico do Sistema Confea/Crea, em que reuniu cerca de 3.500 profissionais, estudantes e autoridades políticas durante três dias de evento, realizado entre os dias 04 e 06 de outubro. O Congresso é uma das atividades realizadas durante a 77ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. O debate teve como moderador o engenheiro elétrico Genilson Pavão, conselheiro federal.

Segundo a organização, a proposta foi divulgar trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras e nos anais do evento. A ideia foi promover uma grande agenda com debates voltados para geração de renda, qualidade de vida e soberania nacional.

“A pauta do saneamento como um todo é um eixo novo para o Brasil. O país está no auge o tema. Pensando nisso, apresentamos soluções consorciadas para esse tipo de gargalo que os municípios vêm enfrentando, principalmente no eixo dos resíduos sólidos. Foi uma oportunidade de agregar conhecimentos. Além disso, esse tipo de evento possibilita o contato com outros municípios que também estão dialogando sobre a questão do saneamento. Depois que terminei a palestra o público interagiu bastante, fazendo perguntas. É o caso de um grupo  do Nordeste que se interessou em saber mais a respeito, pois lá no estado deles eles também estão fazendo a abertura de um consórcio”, contou Patrícia Mendes.

Na apresentação, a engenheira ressaltou também a importância da participação da população nas ações que são criadas pelo consórcio e divulgado em escolas, cooperativas e eventos. “Cada município tem sua peculiaridade, mas todos têm a sua importância na participação do consórcio, seja na divulgação ou implementação. A parte mais difícil do programa é a aderência por parte da população, e se hoje temos sucesso nas ações é devido às ações junto a crianças em escolas.”

Os consórcios intermunicipais multifinalitários têm como objetivo promover a eficiência dos serviços públicos, oferecendo soluções eficazes para a Gestão Municipal e a viabilização do desenvolvimento sustentável regional, além da divisão dos custos para implementação e manutenção dos aterros sanitários. “A maioria dos municípios, principalmente os menores, não conseguem cumprir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, seja por dificuldade em contratação ou por recursos. Com a contratação do consócio, os custos são divididos de acordo com a quantidade de resíduo, facilitando o desenvolvimento sustentável e cumprindo o PNRS”, ponderou Patrícia.

Na fala de encerramento, o presidente do Conselho Federal, eng. civ. Joel Krüger, celebrou a oportunidade de realizar a SOEA de forma presencial e destacou o caráter humanitário das profissões do Sistema. “Todas as nossas profissões não pararam no momento mais crítico da pandemia. O pleno funcionamento dos sistemas de transporte, de água e saneamento, assim como a comida na mesa das pessoas, demonstra a importância das nossas profissões. Assim como os profissionais da saúde, atuamos diuturnamente durante toda a pandemia, principalmente na fase mais crítica. Contudo, perdemos muitas pessoas e muitos dos nossos amigos da SOEA de Palmas não estão aqui”, externou o presidente emocionado.

Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, comemorou a participação do Codanorte no evento. “Ficamos satisfeitos de ver o trabalho de toda a equipe rendendo tantos resultados. E é gratificante ver que o Codanorte está sendo referência para outras regiões e outros estados na pauta de desenvolvimento sustentável”, celebrou.

Sobre a SOEA

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - SOEA é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizada desde 1940, o Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, promove o evento que reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

Em 2022, a 77ª edição da SOEA foi realizada de 4 a 6 de outubro, de forma híbrida: em Goiânia/GO e por uma plataforma digital. O tema foi: Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional. Sendo uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema. Reconhecida por sua importância na contribuição para a evolução da área tecnológica nacional mais uma vez a engenharia, a agronomia e as geociências estarão comprometidas em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

TEXTO: ASCOM CODANORTE com informações da ASCOM CONFEA

FOTO: ASCOM CONFEA