Professores de mais 13 cidades são capacitados por Programa de Educação ambiental do Codanorte


11 de julho de 2022


O Departamento de Saneamento e Engenharia do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) realizou durante a última semana Capacitações do Programa de Educação Ambiental Outro Norte para professores da Rede Municipal de Ensino de mais 13 cidades.

Participaram das capacitações as engenheiras civis Lara Malheiros e Luisa Prates, o engenheiro ambiental Pedro Bicalho, e a arquiteta e urbanista, Maria Helenna Almeida.

A equipe percorreu os municípios de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, Guaraciama, Varzelândia, São João do Pacuí, Juvenília, Ponto Chique, Ibiaí, Miravânia, Montalvânia, Manga, Itacarambi e Francisco Dumont. Nessa etapa do Programa existe a proposta de promover atividades dentro das escolas, com os alunos e colaboradores, tanto na teoria, como na prática.

“Uma das intervenções que serão feitas junto aos alunos é a Gincana de recicláveis, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e será feita durante todo o 2⁰ semestre desse ano. A cada dez embalagens entregues na escola no dia estipulado para o recebimento dos materiais, o aluno recebe um cupom para participar do sorteio que tem, entre outros prêmios, computadores, notebooks e bicicletas. Assim, quanto mais embalagens recicláveis a criança levar, mais chances ela terá de ganhar prêmios. O resultado será divulgado em dezembro”, explicou o engenheiro ambiental Pedro Bicalho.

Algo que tem sido observado nas cidades é o engajamento dos professores. É o que comenta a engenheira civil Lara Malheiros. “Percebemos que eles gostaram muito da ideia do projeto, foram receptivos e curiosos quando expomos todas as etapas e ações que serão desenvolvidas junto aos alunos. O feedback foi muito positivo. Esperamos que os resultados sejam os melhores possíveis”, disse a engenheira.

O programa de educação ambiental tem um público direto e indireto, o direto são os alunos. Até o momento já foram cadastradas 70 escolas, com um total de 25 mil alunos que serão  capacitados. Além disso, existe o público indireto de aproximadamente 400 mil habitantes. As expectativas são as melhores: “Além da gincana de recicláveis, na qual planejamos recolher mais de 5 milhões de embalagens, também vamos realizar o plantio simultâneo de 60 mil mudas de árvores. Isso vai impactar diretamente no desenvolvimento sustentável da nossa região”, planejou Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont e presidente do Codanorte.

 

As visitas continuam esta semana nos municípios de Olhos d’Água, Buenópolis, Joaquim Felício e Jequitaí. 


Tags
Outro Norte Codanorte Coleta Seletiva Educação Ambiental Capacitação dos Professores