II Encontro Microrregional de Acolhimento Institucional e Rede Socioassistencial reúne profissionais de cinco municípios da Comarca de Bocaiuva


26 de agosto de 2022


O Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) promoveu na última quarta-feira, 24 de agosto, o II Encontro Microrregional de Acolhimento Institucional e Rede Socioassistencial, na cidade de Bocaiuva.

O momento reuniu profissionais da rede socioassistencial dos municípios de Bocaiuva, Olhos D´Água, Francisco Dumont, Guaraciama, Engenheiro Navarro, tais como os Prefeitos e Secretários das Secretárias Municipais de Assistência Social dos respectivos municípios. “O encontro teve como objetivo contribuir na elaboração do fluxo de trabalho entre o acolhimento institucional e a rede socioassistencial desses municípios”, comentou o coordenador de Planejamento do Codanorte, João Ribeiro.

A coordenadora do Departamento de Assistência Social, Marilane Gonçalves, disse que o encontro também promoveu a interação entre as variadas esferas da rede socioassistencial. “Isso aproximou os entes judiciais dos profissionais que diariamente se compromete para a consolidação dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, o encontro teve o intuito de colaborar com a união dos municípios pertencentes a comarca, bem como favorecer o avanço das políticas públicas amenizando o quantitativo das violações de direitos dos assistidos”, ressaltou.

Ao todo, foram ministrados cinco painéis de discussão, sendo apresentados pela promotora de justiça, Dra. Andréia da comarca de Bocaiuva, o Dr. Danniel Librelon - Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria Regional de Promotorias de Infância e Juventude - CREDCA de Montes Claros; Lucas Arruda e Aldinei Leão, representantes do Centro Referência dos Direitos Humanos do Norte de Minas.

A psicóloga Rosivania Nunes fez a apresentação sobre o aspecto de Atuação relacionada Proteção Social Especial de Alta Complexidade – PSE. “Aqui no Norte de Minas, temos uma grande dificuldade de encontrar eventos onde esses profissionais que atuam dentro do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente se sintam acolhidos e que oferte um espaço dinâmico e refletivo que contribua para nossa atuação e o CODANORTE está sendo pioneiro em trazer esses debates de forma ampliada não só para a comarca de Bocaiuva, mas para os 63 municípios consorciados que contempla o Acolhimento Institucional”, disse.

 

“O Consórcio, através do Departamento de Assistência social, tem realizado várias ações para a garantia de direitos das crianças e adolescentes e esse evento é um dos momentos que os municípios têm para entender mais sobre a Rede socioassistencial, trocar experiências e unir a favor da proteção infantil”, ressaltou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.

 

Temas dos painéis de debate:

Painel 1- Crianças e adolescentes: de objetos a sujeitos de direitos (Promotora de Justiça Dra. Andréia Nunes Durães e Dra. Vivian Lopes Pereira Figueiredo / Juíza da Comarca) - Comarca Bocaiuva.

Painel 2- Interface junto ao Sistema de Justiça e atuação junto à rede socioassistencial- Danniel Librelon - Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria Regional de Promotorias de Infância e Juventude – CREDCA.

Painel 3- Apresentação sobre o aspecto de Atuação relacionada Proteção Social Especial de Alta Complexidade - PSE – Psicólogas Rosivania Nunes e Marilane Gonçalves.

Painel 4 - Interface entre o Conselho Tutelar e a rede de atendimento – Lucas Arruda e Aldinei Leão- CRDH Norte Minas

Painel 4- A importância do Trabalho Intersetorial relacionado a atuação dos profissionais; Laila Souza – Supervisora Técnica Dep. Assistência Social Codanorte.

 

 

 


Tags
Codanorte Rede socioassistencial Sistema de garantia de direitos Acolhimento institucional Alta complexidade SUAS Assistência social Conselho tutelar