Construção do Aterro Sanitário de Pequeno Porte é pauta de reunião entre o Codanorte e os prefeitos da região do arranjo de Manga, Juvenília, Miravânia e Montalvânia

08 de julho de 2022

A Construção de um Aterro Sanitário de Pequeno Porte foi pauta de reunião nesta segunda-feira (04) entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e os prefeitos da região do arranjo de Manga, Juvenília, Miravânia e Montalvânia.

A assinatura do contrato foi feita durante a II Conferência de Gestão Ambiental. Durante o encontro, foram feitos os ajustes finais relativos a questão do aterro que vai receber resíduos dos municípios do arranjo. O aterro terá a capacidade de receber 20 toneladas/dia de resíduos. Também foram feitos esclarecimentos relacionados a questão jurídica e detalhes da obra.

A gerente do Departamento de Saneamento e Engenharia do Codanorte, Patrícia Mendes, destacou que com a obra mais quatro lixões serão encerrados na região. “O aterro terá vida útil de 10 a 15 anos e é mais uma das soluções encontradas pelo Codanorte para por fim a um problema ambiental grave que são os lixões”.

Durante a reunião, o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, ressaltou a importância da parceria entre os prefeitos e o Consórcio na busca por soluções sustentáveis. “O Codanorte não faz nada sozinho, por isso é importante essa participação mútua de cada gestor municipal. Isso é o resultado de um trabalho em conjunto que vai dar uma destinação ambientalmente correta para esses resíduos gerados pelos municípios do arranjo”, disse Enilson.

O aterro será construído no distrito de Monte Rei, em Juvenília, e terá uma área total de 10 hectares. O prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro, comemorou a conquista.

“Nós, enquanto gestores municipais, precisamos dar mais atenção para essa questão ambiental. É uma urgência que o Codanorte está nos ajudando a resolver. E com essas soluções compartilhadas, os resultados são ainda mais satisfatórios”, falou o prefeito.

Participaram da reunião Dra Rejane Souto, assessora jurídica do Codanorte, Patrícia Mendes, gerente do Departamento de saneamento e engenharia do Codanorte, e Enilson Francisco, secretário executivo do Codanorte. Ainda estiveram presentes o  prefeito de Manga, Anastácio Guedes, Rômulo Carneiro, prefeito de Juvenilia, Elzio, prefeito de Miravânia, Pedro Henrique Tolentino, Coordenador de Engenharia de Manga, e o Vereador Antônio Marinho de Matos, presidente da Câmara de Juvenília.

Codanorte Juvenília Miravânia Manga Montalvânia