Codanorte, SAAE e Prefeitura de Pirapora implantam programa educação ambiental e coleta seletiva nas escolas


20 de outubro de 2022


Mais um município inaugurou o Programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva nas escolas! Nesta terça-feira, 18 de outubro, foi realizado em Pirapora o “Dia D”, que marca o início da Gincana de Recicláveis no município. A iniciativa é coordenada pelo Codanorte, em parceria com o SAAE e a Prefeitura Municipal.

Intitulado “Separe, não pare”, o programa municipal faz parte do Programa Outro Norte, que tem  como uma das principais ações incentivar os alunos a coletar e destinar de forma correta os resíduos gerados em casa. Pirapora faz parte das mais de 30 cidades que já aderiram ao projeto. Sendo que até o momento 18 cidades já estão com a Gincana de recicláveis em andamento: Buenópolis, Francisco Dumont, Capitão Enéas, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Jequitaí, Joaquim Felício, Josenópolis, Lagoa dos Patos, Lontra, Manga, Montalvânia, Ponto Chique e Ubaí. A previsão é que mais 12 municípios comecem as atividades nas escolas até o fim do mês de outubro.

Pedro Bicalho, engenheiro ambiental do Codanorte e coordenador do programa destacou que o projeto pode mudar a realidade da gestão de resíduos sólidos da região norte-mineira. “Hoje mais de trinta cidades estão integradas nesse programa e temos certeza que outras virão diante dos resultados positivos que muitos municípios em breve vão apresentar com a coleta e destinação correta dos materiais”, disse.

Como incentivo as boas práticas os alunos que participarem do programa vão concorrer a prêmios por meio de sorteio, “a premiação é uma forma de incentivar que os alunos participem do processo e compartilhem com os seus familiares sobre a importância de ter atitudes ambientais sustentáveis no dia a dia”, destacou o prefeito Alex Cesar.

Pirapora produz atualmente cerca de 32 toneladas de lixo domiciliar por dia, e estima-se que pelo menos 30% desse montante seja economicamente viável para o reaproveitamento através da reciclagem. Segundo a prefeitura municipal, a partir desta semana, todas unidades municipais de ensino vão receber os containers para armazenamento do material coletado, que semanalmente será encaminhado às cooperativas de catadores que mantém convênios com a administração.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, comemorou a boa adesão dos municípios. “Os resultados tem nos surpreendido positivamente. É lindo de se ver tantas crianças empolgadas, participando e ajudando o meio ambiente. Que essa ideia se multiplique para cada vez mais cidades”, desejou Eduardo, que também é prefeito de Francisco Dumont, cidade na qual também participa do Programa.







Tags
Codanorte Pirapora Outro Norte