CODANORTE recebe representantes de 10 municípios do Médio Vale do Jequitinhonha e acolhe demandas regionais

17 de agosto de 2022

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) irá receber nesta quarta-feira (17), representantes de 10 municípios da região do Médio Vale do Jequitinhonha.

Como explica o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, o objetivo é acolher as demandas regionais e proporcionar a troca de experiências. Além do município de Itaobim, que já é consorciado ao Codanorte, também foram convidados para o encontro os municípios de Araçuaí, Coronel Murta, Rubelita, José Gonçalves de Minas, Virgem da Lapa, Francisco Badaró, Chapada do Norte, Itinga, Jenipapo de Minas e Bentópolis de Minas.

“O Codanorte tem se tornado referência estadual no apoio à gestão pública municipal. Queremos ampliar nosso campo de atuação e fazer com que mais municípios tenham essa perspectiva de que a administração pode ser feita de forma mais eficaz na medida em que se adote soluções consorciadas, seja na área ambiental, nas ações de saúde, ou até mesmo na emissão do licenciamento ambiental”, assegurou Enilson.

Na programação, a equipe do Departamento de Saneamento e engenharia do Codanorte vai acompanhar os representantes em uma visita in loco ao Aterro Sanitário da empresa Viasolo, que recebe os resíduos sólidos de 20 municípios consorciados. Na oportunidade, a gerente do Departamento, Patrícia Mendes vai discorrer sobre os serviços executados pelo setor no que diz respeito a um dos principais gargalos enfrentados pelos municípios, que é a gestão dos resíduos sólidos.

“Diante dessa importância de troca de informações, pontuamos essas demandas, e a partir disso conseguimos trabalhar as soluções consorciadas, ou individualizadas, onde nosso objetivo é realmente promover a destinação final adequada dos resíduos sólidos”, destacou Patrícia Mendes.

A maneira como esse trabalho é desenvolvido pelo Codanorte também é pontuada pela gerente: “O Consórcio tem o papel de orientar tanto a gestão pública quanto o munícipe desde a geração até a destinação final adequada. Então, passamos por um processo que engloba geração, coleta, acondicionamento, destinação final adequada, com o objetivo de reduzir todas as lacunas dos municípios consorciados. Com isso, fundamentamos as ações em três elos: a questão ambiental, a questão social, e a questão econômica”.

Já no período da tarde, o secretário executivo, Enilson Francisco, irá fazer a explanação dos serviços executados pelo Consórcio, apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelos oito Departamentos: Saneamento Básico e Engenharia; Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental; Assistência Social; Saúde; Turismo; Agricultura familiar; Jurídico; Licitações e Compras compartilhadas.

Essa multiplicidade de funções é destacada pelo presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. “Acompanho o Consórcio tanto como presidente, como também usuário dos serviços pois estou como prefeito consorciado. Observo que ao promover essa série de orientações, acompanhamentos técnicos e consultorias possibilita que nós gestores possamos ser assertivos, fazendo nosso trabalho de acordo com a lei e seguindo as normas administrativas”, conclui Eduardo.

Codanorte Médio Vale do Jequitinhonha Municípios