CODANORTE promove III Encontro Microrregional de Acolhimento Institucional e Rede Socioassistencial, em Buritizeiro


29 de setembro de 2022


O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) promoveu nesta quarta-feira, 28 de setembro, o “III Encontro Microrregional de Acolhimento Institucional e Rede Socioassistencial”, em Buritizeiro.

 

O evento tem o objetivo de contribuir para a elaboração do fluxo de trabalho dos profissionais dos municípios de Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Pirapora e Jequitaí. Também envolveu a participação dos Secretários de Assistência Social dos respectivos municípios,  profissionais do SUAS, Conselhos tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“O Codanorte é um Consórcio Multifinalitário, que também atua na área da assistência social. E, como parte das nossas ações, estaremos  ofertando  em Buritizeiro esse encontro com participação de palestrantes do sistema de justiça e das Psicólogas do CODANORTE, que são de extrema importância para os profissionais da rede socioassistencial e para o fortalecimento da rede. Além disso, durante as discussões, agregam conhecimento a todos”, enfatizou o presidente do CODANORTE e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo.

“A proposta do encontro é reunir os profissionais no âmbito da Assistência Social, com articulação também junto ao sistema de justiça e conselheiros de direito para poder fomentar esse espaço de discussão e aprimoramento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”,  explicou a psicóloga e analista técnica do Departamento de Assistência Social do Codanorte, Laila Souza.

As palestras foram ministradas pelas seguintes autoridades: Dra. Ana Flávia Alfonso Drumond , promotora da Comarca de Pirapora; Dr. Danniel Librelon, Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria Regional de Promotorias de Infância e Juventude - CREDCA de Montes Claros; Lucas Arruda e Aldinei Leão membros do Centro Referência dos Direitos Humanos do Norte de Minas e as Psicólogas do Departamento de Assistência Social do CODANORTE, Marilane Gonçalves, Rosivânia Nunes e Laila T. Souza.

 

“Esse momento é importante e ímpar. A gente sabe que essas oportunidades onde as equipes se unem e trocam experiências é de grande valia para os serviços executados nos municípios. O que nos resta enquanto gestor é gratidão ao Codanorte por esse evento e pedir que sempre façam esses encontros. Isso é muito importante, pois vem trazer conhecimento e capacitação para as equipes”, comentou o secretário de Assistência social de Várzea da Palma, Miguel Santos.

“O evento tende a produzir muitos frutos para a população, não só de Buritizeiro, mas para toda a região, preparando os profissionais para atuarem na prevenção e acolhimento institucional das crianças e adolescentes. O Codanorte é parceiro antigo no quesito capacitações dos profissionais e nós esperamos mais encontros como esse para fortalecer a rede do SUAS aqui na região”, observou Júnior Boas, técnico de referência da secretaria de Desenvolvimento social  de Buritizeiro.

 

Antônio Nunes Pereira, conselheiro tutelar de Lassance, também participou do Encontro e diz ter ampliado o conhecimento em relação ao acolhimento institucional. “Eu estou aqui para dizer que foi muito bom, onde a gente aprendeu mais coisas, ganhamos mais experiências para poder lidar com as nossas crianças e adolescentes. Buscando a interação junto a rede. Dialogando mais, para que nosso trabalho seja de sucesso.


Aldinei Leão, Assessor jurídico do Centro de referência em Direitos Humanos do Norte de Minas, ministrou palestra sobre o tema “Interface entre o Conselho Tutelar e a rede de atendimento”. “Foi um momento muito rico de troca de experiências. No sentido de fortalecer o trabalho em rede. Visando a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. A gente parabeniza a todos os envolvidos na organização desse evento porque atividades como essas são fundamentais para que a gente aprimore cada vez mais os instrumentos para assegurar os direitos da criança e do adolescente’, afirmou.


Tags
Assistência social Codanorte Buritizeiro Crianças e adolescentes Lassance Pirapora Jequitaí Várzea da Palma