CODANORTE inaugura Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) em Coração de Jesus
21 de junho de 2022
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) inaugurou nesta terça-feira, 21 de junho, uma Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos no município de Coração de Jesus.
A obra teve o investimento de R$ 250 mil com recursos da Prefeitura Municipal, e o Codanorte atuou com os projetos de engenharia, elaboração, dimensionamento da usina e acompanhamento da obra. O espaço terá 625 m², sendo 325 m² do Galpão de triagem e 300 m² do Pátio de compostagem.
"A construção dessa usina vai beneficiar toda a população do município, estimada em mais 26 mil habitantes. Isso significa que 21 toneladas/dia desses resíduos deixarão de ser jogados em local inapropriado, com isso, o lixão será desativado. Isso traz uma série de benefícios para a população. Pois descartados de forma incorreta, o resíduos sólidos poluem os mananciais e o lençol freático, atraem animais transmissores de doenças, além das condições insalubres em que são expostos aqueles que encontram nos resíduos uma fonte de renda", afirmou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
Fabrício Maurílio Ruas, secretário de meio ambiente também celebrou a inauguração. "Essa Usina de Triagem e Compostagem vai ser o local correto para receber essas 2.880 toneladas que antes eram jogados nos lixões. Agora, tudo isso vai gerar renda para os catadores. E a compostagem vai ser utilizado como fertilizante dos agricultores do município", planejou.
O prefeito de Coração de Jesus, Robson chamou atenção para que a população ajude nesse processo.
"O que tem de mudar não é só no lixo de Coração de Jesus, é a cabeça da população, adotar medidas que vai fazer com que essa unidade sobreviva e fique viável para os seus exploradores. Agradecemos todos ao Codanorte nos ajudou a realizar esse sonho. Hoje demos o ponta-pé inicial para resolver de vez esse problema", indagou.
Autoridades nacionais e estaduais também participaram da Inauguração. Lília de Castro, superintendente de Saneamento Básico do Estado, considera que a iniciativa do Codanorte é um grande avanço na busca por soluções ambientais na região.
"Acho muito importante a iniciativa do Codanorte, não só o encerramento dos lixões, mas também a implantação das Unidades de Triagem e Compostagem. Aqui, em Coração de Jesus, vamos poder fazer a segregação desses resíduos recicláveis para encaminhar ao aterro sanitário apenas os rejeitos. Então, fazemos toda a rota tecnológica desses resíduos, fazendo o reaproveitamento dessa matéria prima, evitando o aterramento desses resíduos recicláveis. Assim a gente consegue introduzir uma rota tecnológica sustentável. O Codanorte tem investido nesses sistemas, e feito um trabalho de excelência para a gente melhorar a qualidade de vida aqui no Norte de Minas, disse.
O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, elogiou as ações do Codanorte na região.
"Isso mostra que é possível com seriedade e responsabilidade encerrar o lixão e melhorar o aproveitamento dos resíduos. Parabéns ao Codanorte e ao município de Coração de Jesus. Que esse exemplo inspire muitos outros municípios do Brasil. Levando mais saúde e mais qualidade de vida para a população", comentou o secretário.
Tags