Codanorte inaugura Reforma das Usinas de Triagem e Compostagem de resíduos (UTC’s) nas cidades de Varzelândia e Lontra


09 de dezembro de 2022


O Codanorte inaugurou no último mês as reformas das Unidades de Triagem e Compostagem (UTC’s) das cidades de Lontra e Varzelândia. Os dois empreendimentos foram executados pelo Consórcio.

A UTC de Varzelândia vai tratar os resíduos das cidades de Varzelândia, São João da Ponte e Ibiracatu. Os três municípios geram aproximadamente 34 ton/dia de resíduos sólidos. Com a construção da UTC esses materiais vão poder ter a disposição final adequada.

“Com a implantação da UTC além de gerar renda pro município através da venda dos materiais recicláveis, contamos ainda com a Coleta seletiva que juntamente com a triagem, evitaremos que aquele tipo de material seja descartado de forma irregular, podendo ser reaproveitado ou reciclado, tendo assim um novo destino”, celebrou a prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso.


Já o município de Lontra gera cerca de 7,81 toneladas. “A gente vê o Codanorte como parceiro que precisava ter dado esse pontapé inicial lá atrás. E graças a essa nova gestão, a gente vê o pessoal engajado. A gente precisa do Consórcio para nos assessorar. A gente só tem a ganhar e agradecer essa parceria. Ás vezes os municípios tem vontade de fazer, mas não sabem nem por onde começar, como a questão dos licenciamentos ambientais, os encerramentos de lixões... o Codanorte é esse parceiro que tem toda uma assessoria técnica para nos ajudar”, considerou o prefeito de Lontra, Dernival Mendes.

A gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes, destacou como essas obras contribuem para o desenvolvimento da região.

“De forma ampla, esses projetos vão beneficiar positivamente o meio ambiente, promover a sustentabilidade, contribuir na geração de empregos, e fazer com que os municípios façam a destinação adequada dos resíduos, cumprindo assim as leis e normas ambientais”, enfatizou Patrícia.

O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, comemorou a construção das das UTC’s. “É um sonho que se torna realidade. Aos poucos vamos eliminando cada vez mais lixões, incentivando a educação ambiental e coleta seletiva e contribuindo para que apenas o que não tem valor agregado seja aterrado”, constatou.

 

Ao todo, mais de 30 cidades já tiveram seus lixões desativados por intermediação do Codanorte entre os anos de 2017 e 2022, o que resultou em mais de 150 ton/dia de resíduos com destinação final adequada.

“O Norte de Minas tem vivido uma nova história! Durante a nossa gestão, temos conquistado resultados satisfatórios em prol da melhoria e proteção do meio ambiente, foram desativados sete lixões. A expectativa é que o número de municípios que adotem a responsabilidade ambiental na administração cresça há cada dia. O Consórcio trabalha incansavelmente para que essa realidade seja ainda mais frequente”, planejou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo.

 

 


Tags
Unidade de Triagem e Compostagem Lontra Varzelândia Resíduos Sólidos Codanorte Norte de Minas