Assessora técnica do Codanorte ministra palestra 1ª Feira de Resíduos de Minas Gerais, em Belo Horizonte


27 de setembro de 2022


A assessora técnica do Codanorte, Soraya Otoni, vai ministrar palestra sobre o tema “Do lixo ao luxo” durante a 1ª Feira de Resíduos de Minas Gerais, no dia sete de outubro, em Belo Horizonte.

O evento é uma realização do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (SINDILURB), com o apoio das entidades SINDEAC, SEBRAE e FETHEMG, que representam os trabalhadores da limpeza urbana, dentre outras categorias. A Feira tem a estimativa de reunir cerca de 2 mil pessoas, no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI CIT FIEMG, na capital mineira, entre os dias 6 e 7 de outubro.

“Mais uma vez o SINDEAC e a FETHEMG estão dando lugar ao protagonismo das cooperativas e associações de catadores com oportunidade de discutir o descarte correto, os benefícios ambientais e econômicos que estes resíduos oferecem e, inclusive, proporcionar oportunidades de reutilizar e reaproveitar peças descartadas e transformá-las em artesanato ofertando alternativas sustentáveis de renda extra aos catadores e afins”, discorreu Soraya.

Segundo a organização, o evento vai reunir todos os elos da indústria de resíduos, com o objetivo de fomentar projetos e promover tecnologias com foco na Economia Circular e na valorização de resíduos, além de debater temas importantes para o desenvolvimento do setor.

Para o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, o Consórcio tem atuado na perspectiva de promover a sustentabilidade no processo econômico. “Desde quando foi fundado em 2013, a proteção do meio ambiente norteia as ações no Codanorte. A busca pela economia circular, por exemplo, é uma das nossas principais bandeiras, pois incentivamos a associação do desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável”.


Tags
Codanorte Palestra Belo Horizonte